Surf Solidário

Théo Fresia é destaque

0

Vencedor nas categorias Open e Junior, Théo Fresia liderou o time de Búzios, que também teve Sunny Pires como número um na categoria Iniciantes e Gabriela Teixeira no Feminino. Se na água a disputa foi acirrada, na areia a garotada fez a festa no slackline e na clinica de surfe.

 

Contra partida de um projeto incentivado, o Surf Solidário, que aconteceu nesse último fim de semana, em Geribá (Búzios), foi um evento piloto que contou com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. O evento abriu espaço para os competidores da nova geração do surfe no estado e ao mesmo tempo integrou as crianças, promovendo uma experiência com o esporte.

 

Depois de dois dias de disputa, na tarde desse último domingo (17/07), aconteceram as decisões nas seis categorias em jogo no Surf Solidário. Foi então hora de encerrar as atividades extras e se concentrar nos confrontos.

 

A primeira final a entrar na água foi a Feminina. Local de Búzios e ex-surfista profissional, Gabriela Teixeira dominou as ações, marcando mais que o dobro de pontos da segunda colocada: 10,50 a 4,50 pontos de Bruna Silva. Completaram a final Andreza Ramos, terceira colocada e Índia Catalano, a quarta.

 

Na sequencia foi à vez dos iniciantes e, mais uma vez, o título ficou em Búzios. Na verdade, nessa categoria uma briga particular entre os locais Kalany Ratto e Sunny Pires, que acabou levando a melhor. Também participaram dessa decisão Carlos Guilherme, o terceiro, e Lucas Dias, o quarto classificado.

 

Apenas duas categorias não tiveram vitória de surfistas de Búzios. A primeira foi a Mirim, dominada pelo local do Arpoador, Anderson Picachu, que pela primeira vez visitava Búzios. Nessa, o segundo colocado foi Bernardo Ribeiro, seguido de Gabriel Vilar e Lucas Montenegro, que ficou em quarto lugar.

 

Picachu vai guardar boas lembranças de Geribá. Além da Mirim chegou a final também na Junior, mas nessa não passou do quarto lugar. O título ficou entre o local Théo Fresia e João Quintanilha, de Arraial do Cabo. No final, por uma diferença de 1,05 pontos Théo fez a festa dos “buzianos”. Nessa final o terceiro colocado foi Kalany Ratto, mais um atleta a chegar em mais de uma decisão.

 

Depois entraram na água os surfistas mais experientes. Na categoria, Master, acima de 35 anos, o vencedor foi o agora local de Barra de São João, Lee Neves, que travou um duelo acirrado com o macaense Cristiano Silva, que terminou com a segunda colocação. Nesse confronto Duda Tedesco terminou em terceiro, com Renato Carbonele em quarto.

 

E fechando a disputa, na categoria Open, os locais voltaram a comemorar na segunda conquista de Théo Fresia. E mais uma vez o confronto foi com um atleta também local, Giuliano Arreyes. Giuliano até tentou a virada na última onda, mas terminou 0,35 pontos atrás de Théo. Realmente era o dia dele. Completaram a decisão Cristiano Silva, em sua segunda final, na terceira colocação e o cabo-friense Paulo Pequeno em quarto.

 

O evento Surf Solidário Búzios 2016 foi apresentado pela Osklen Surfing, com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro. O apoio foi da Prefeitura de Búzios, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Surf Profissional. Apoios de alimentação: Chez Michou, Noi e Enu. Apoio de Hospedagem: Brisas, Casa Colina, Gravatás e Jardim de Geribá. A realização foi da Associação de Surf de Búzios.

 

Resultados

 

Feminino

1 Gabriela Teixeira

2 Bruna Silva

3 Andreza Ramos

4 India Catalano

 

Iniciantes

1 Sunny Pires

2 Kalany Ratto

3 Carlos Guilherme

4 Lucas Dias

 

Mirim

1 Anderson Picachu

2 Bernardo Ribeiro

3 Gabriel Villar

4 Lucas Montenegro

 

Junior

1 Théo Fresia

2 João Quintanilha

3 Kalany Ratto

4 Anderson Picachu

 

Master

1 Lee Neves

2 Cristiano Silva

3 Duda Tedesco

4 Renato Carbonele

 

Open

1 Théo Fresia

2 Giuliano Arreyes

3 Cristiano Silva
Paulo Pequeno