Desafio no Arpoador

Teco Padaratz fatura etapa no Rio

0

Surfando pela primeira vez no Arpoador (RJ), catarinense Teco Padaratz ficou com a vitória na categoria Open. Foto: Zeca Cascão.

Ondas perfeitas, sol, praia lotada e lendas do surf mundial na água. Essa foi a fórmula que transformou o 1º Desafio Arpoador de Surf num dos maiores eventos dos últimos anos, que rolou no último final de semana (24 e 25/11) na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A previsão das ondas anunciava que o show de surf iria acontecer. Com o fundo do Arpoador excelente e com a ondulação que atingiria a costa carioca na direção certa para o local, a corrida para participar da competição aumentava a cada hora.

 

Um dia antes do desafio todas as vagas para a categoria Open estavam esgotadas. E entre os inscritos apareciam grandes nomes do surf nacional como Ricardo Bocão e o “monstro” do surf mundial, o australiano Gary Elkerton.

 

O desafio teve início no sábado em ondas muito longas de até 1 metro. Enquanto o cronograma era fechado apareciam grandes nomes do surf e a organização teve que aumentar o número de vagas.

 

Guilherme Gross, Danilo Grillo e o catarinense Teco Padaratz chegaram ansiosos para participar também.

Teco e Danilo souberam da realização do campeonato e rapidamente se dirigiram ao Arpoador acompanhados da produção do filme “Surf Adventures 2”.

 

A primeira categoria a entrar no mar foi a Open. Os 48 inscritos se enfrentaram em baterias de 15 minutos e quatro atletas e, com exceção de Guilherme Gross, os principais nomes iam seguindo na competição.

 

Destaque para Luiz Menezes, Rodrigo Fabrini, Tiago Moura e Kleber Guilherme. Na Master uma grande surpresa: na quinta bateria da primeira fase, Gary Elkerton não foi páreo para os inspiradíssimos Luiz Menezes e Alexandre de Castro e foi eliminado.

 

Elkerton optou por esperar as maiores, o que acabou não sendo a melhor tática. O local e ex-profissional Luiz Vasconcelos seguiu reforçando a tese de que ter conhecimento do pico faz diferença.

 

##

 

 

Gary Elkerton chamou atenção da galera ao competir no Arpoador. Foto: Zeca Cascão.

O segundo e último dia do evento começou com a notícia de que as baterias teriam um acréscimo de cinco minutos e que o critério de interferência seria “Point Break”.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

As finais começaram pela categoria Feminino, com cinco atletas disputando as séries que não paravam de entrar.

 

Com muita garra Tatiana Marinho levou a melhor, seguida por Luana Braga em segundo, Joyce Rocha em terceiro, Mari Taboada em quarto, e Joana de Moraes em quinto lugar.

 

Na final da Júnior, os competidores chamaram a atenção do enorme público com o excelente nível de surf. Samuel Igor não deu chances aos seus adversários e com fortes manobras levou a melhor.

 

Na Master, Hugo Pacheco venceu com notas 7.83 e 8.00 pontos. Seguido por Luiz Menezes, que surfou muito durante toda a competição, Luiz Vasconcelos e Arthur Gama.

 

O grande momento do 1º Desafio Arpoador de Surf aconteceu quando os nomes dos finalistas da categoria Open foram anunciados: Gary Elkerton, Teco Padaratz, Ricardo Bocão e Kleber Guilherme.

 

Em 25 minutos os atletas mudaram de tática várias vezes. Em alguns momentos eles revezavam entre o inside e o “jacaré”. Enquanto Kleber Guilherme aproveitava as ondas que passavam em branco pela laje do Arpex.

 

Ricardo Bocão procurava sempre o melhor posicionamento e Teco Padaratz acreditava mais no inside. Com o tempo passando e a bateria chegando ao fim, Teco foi para o “jacaré” e achou uma excelente onda que valeu a melhor nota da competição ? 9.83 pontos.

 

Restando pouco mais de um minuto surgiu uma ótima série e Gary Elkerton entrou na primeira onda, mas não foi suficiente para superar Teco Padaratz, que surfou pela primeira vez no Arpoador e ficou com a vitória.

 

Kleber Guilherme foi o segundo, seguido por Gary Elkerton e Ricardo Bocão, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

 

Durante a premiação Elkerton agradeceu a hospitalidade local, dizendo que se sentiu em casa e completou elogiando o alto nível de surf da competição e a iniciativa dos organizadores do evento.

 

Ricardo Bocão era só felicidade, assim como Kleber Guilherme que, sem patrocínio, agradeceu muito o apoio dos amigos.

 

O 1º Desafio Arpoador de Surf contou com co-patrocínio: Udo Bastos. Apoio: Veltra, Bintang, Rhyno Foam, Guirlanda Turismo, Hot Hot Dog, gráfica Copy & Print, pousada Araribé (Trindade), Surfista de Alma, Hot Cover Wetsuit e Prefeitura do Rio de Janeiro, além das associações locais Arpoador Surf Club e Favela Surf Club. Realização: Carlos Matias.

 

##

 

Tatiana Marinho venceu a primeira edição do Desafio Arpoador de Surf na categoria Feminino. Foto: Zeca Cascão.

Resultados

 

Open

 

1 Teco Padaratz
2 Kleber Guilherme
3 Gary Elkerton
4 Ricardo Bocão

 

Master

 

1 Hugo Pacheco
2 Luiz Menezes
3 Luiz Vasconcelos
4 Arthur Gama

 

Júnior

 

1 Samuel Igor
2 José Tepedino
3 Pedro Duarte
4 Rodrigo Chaves

 

Feminino

 

1 Tatiana Marinho
2  Luana Braga
3  Joyce Rocha
4  Mari Taboada