Arica Chilean Challenge

Tâmega joga duro

0

Guilherme Tâmega quer o bicampeonato da etapa. Foto: Fabrício Alabarce.

Três brasileiros, três havaianos, um australiano e um atleta de Ilhas Reunião. Oito atletas de quatro nações garantiram suas vagas para o dia decisivo de competições em Arica, Chile.

 

A praia de El Gringo, palco do Arica Chilean Challenge, quinta etapa do Circuito Mundial IBA de Bodyboarding, que oferece 2.000 pontos no ranking e US$ 20 mil em prêmios, conheceu na última quinta-feira (6/8) os classificados para o dia final de disputas, que rola nesta sexta-feira.

 

Como já se esperava o mar amanheceu com boas condições. Em ondas de até 2,5 metros, as disputas foram realizadas no mais alto nível.

 

O brasileiro Guilherme Tâmega segue na disputa pelo

Renê Xavier é a jovem revelação baiana. Foto: Fabrício Alabarce.

bicampeonato do evento, depois de vencer seu discípulo Francirley Ferreira na bateria mais esperada pelos brasileiros nesta quinta-feira. Os dois cariocas protagonizaram um duelo em que prevaleceu a experiência e maior conhecimento local do hexacampeão mundial.

 

Mesmo já tendo disputado inúmeras baterias em sua carreira, Guilherme confessou que ficou bastante ansioso para enfrentar Francirley, pois além do duelo existe um sentimento de fraternidade que une os dois competidores.

 

“Enfrentar o Francirley é pior do que enfrentar o papa”, brinca Guilherme. “Eu acho que ele sentiu pressão, mas eu estava com pressão total também. A gente tem que deixar os sentimentos de lado e enfrentar de igual para igual, mas é difícil. Eu comecei meio devagar, tinham boas ondas, mas eu estava meio perdido. É sempre um desafio muito difícil, mas acabou”, diz Guilherme.

 

Um pouco mais calmo depois da bateria, o seis vezes campeão mundial retomou o foco e disse que sexta-feira será sim o grande dia e que espera por vôos maiores na etapa. “Sexta-feira é o principal dia da competição. É entrar daquele jeito que eu sempre entrei aqui. Entrar focado, positivo e concentrado para arrancar essa vitória de novo, pois esse é um dos campeonatos do ano”, encerra Tâmega.

 

Na sexta-feira decisiva Guilherme terá outra dura missão pela frente. O carioca encara o australiano Dave Winchester, que passou com sobras pelo canário Ivan Hernandez, dono do maior somatório do evento 19.33 pontos, no último duelo da quinta-feira.

 

Com os resultados, Guilherme parte na batalha pelo bicampenato da etapa de Arica, além de seguir na defesa da liderança do circuito mundial de 2009.

 

Espírito Santo e Bahia no dia decisivo – Além da grande atuação de Guilherme Tâmega e de sua classificação para as quartas-de-final, o Brasil terá mais dois representantes entre os oito finalistas do evento. O capixaba Magno Oliveira e o baiano Renê Xavier fizeram mais uma vez boas atuações e seguem firmes na luta pelo título.

 

Renê foi o primeiro brasileiro a cair na água e mesmo ficando boa parte da disputa contra o aussie Thomas Rigby atrás do placar, conseguiu reverter a desvantagem com uma excelente ondas nos minutos finais da bateria.

 

“Eu tinha que dar manobras fortes para ter boas notas. O Thomas estava surfando muito desde o terceiro round e sempre fazendo notas excelentes. Eu sabia que não podia dar mole para ele. Eu passei mais uma vez. Estou nas quartas-de-final em Arica. É um sonho para mim”, diz o baiano.

 

Nas quartas, Renê terá pela frente o algoz do seu conterrâneo Uri Valadão, o havaiano campeão do Peruvian Inka Challenge 2009, Jeff Hubbard, dono da melhor atuação do dia com incríveis 19.17 pontos em 20 possíveis.

 

##

Maguinho despacha Brad Hughes com facilidade. Foto: Fabrício Alabarce.

Já o capixaba Magno Oliveira teve um pouco mais de facilidade em sua bateria. Maguinho imprimiu um grande ritmo no duelo com o australiano Brad Hughes e não deixou que seu adversário tivesse tempo para respirar na bateria.

 

Com uma boa escolha de ondas e um repertório de manobras fortes, o atleta do Espírito Santo teve outra atuação impecável e despachou seu rival com notas 7.33 e 8.17.

 

“Mais uma batalha que foi tirada do caminho graças a Deus. As condições estão difíceis, mas agora é ir para as quartas-de-final, se Deus quiser passar, e fazer o melhor. Tomara que nesta sexta-feira segure um pouco o mar. Estou preparado para a próxima”, diz Magno, que terá pela frente o irmão mais novo de Jeff, Dave Hubbard.

 

Havaianos chegam junto – Assim com o Brasil, o Hawaii terá

Jeff Hubbard faz melhor pontuação do dia. Foto: Fabrício Alabarce.

três representantes nas finais do Arica Chilean Challenge 2009, os irmãos Dave e Jeff Hubbard e o nove vezes campeão mundial Mike Stewart.

 

Dave e Jeff terão pela frente dois brasileiros na briga pela vaga nas semis, Magno Oliveira e Renê Xavier, respectivamente, enquanto Mike encara um dos destaques da etapa, Amaury Laverhne, das Ilhas Reunião.

 

Jeff Hubbard foi o grande nome do quinto dia de competições em Arica. Infelizmente para os brasileiros, o havaiano não deu chances ao baiano Uri Valadão, depois de somar 19.17 pontos. Jeff arrancou um 9.17 e logo em seguida fez um 10 unânime, com um aéreo impressionante para a direita.

 

“Eu estava surfando contra o campeão mundial e sabia que a pressão estava toda em mim. Eu me sinto feliz por ter recebido essas ondas. Quero continuar pegando as boas e mantendo meu bom nível”, diz ele.

 

Já Dave protagonizou um dos duelos mais emocionantes do dia. Após passar 25 minutos atrás de seu rival Mark McCarthy, da África do Sul, o mais novo dos Hubb’s achou duas ondas fantásticas e virou a bateria nos segundos finais.

 

Por fim, foi a vez de Mike ser o último dos havaianos a garantir sua vaga, que veio na bateria mais acirrada do dia diante do australiano Ben Player. Mike e Ben fizeram uma disputa onda a onda até os minutos finais, com vantagem para o nove vezes campeão mundial que conseguiu manter a calma e segurar a pressão do rival. No fim, placar apertado com vantagem para Mike por 17.67 a 16.66.

 

“Ben Player é um competidor muito técnico e eu tive que dar o meu melhor ali. Vou tentar me recuperar e espero que na sexta-feira eu consiga usar toda essa energia mais uma vez”, diz Mike.

 

Para esta sexta-feira estão programadas as baterias das quartas, semi e a grande decisão, que deve começar por volta das 12:30 (horário de Brasília).

 

A competição é transmitida ao vivo pelo site oficial do Arica Chilean Challenge.

 

Oitavas-de-final

 

1 Renê Xavier (Bra) 13.50 x Thomas Rigby (Aus) 12.17

2 Jeff Hubbard (Haw) 19.17 x Uri Valadão (Bra) 14.84

3 Magno Oliveira (Bra) 15.50 x Brad Hughes (Aus) 11.34

4 Dave Hubbard (Haw) 15.34 x Mark McCarthy (Afr) 14.17

5 Amaury Laverhne (Reu) 17.50 x Pierre Louis Costes (Fra) 12.67

6 Mike Stewart (Haw) 17.67 x Ben Player (Aus) 16.66

7 Guilherme Tâmega (Bra) 16.50 x Francirley Ferreira (Bra) 5.34

8 Dave Winchester (Aus) 17.50 x Ivan Hernandez (Can) 14.50

 

Quartas-de-final 

 

1 Renê Xavier (Bra) x Jeff Hubbard (Haw)

2 Magno Oliveira (Bra) x Dave Hubbard (Haw)

3 Amaury Lavehrne (Reu) x Mike Stewart (Haw)

4 Guilherme Tâmega (Bra) x Dave Winchester (Aus)