Literatura Surf

Sidão lança Surfista Peregrino

0

Capa de Surfista Peregrino, de Sidão Tenucci. Foto: Reprodução.

Atendendo a inúmeros pedidos de internautas, o surfista-empresário-escritor Sidão Tenucci lançou o livro Surfista Peregrino, com as crônicas publicadas no site Waves.Terra, onde é colunista há vários anos. O lançamento da editora Cosmmos aconteceu no início de novembro.

 

Ver as crônicas ganharem as páginas de um livro traz uma agradável sensação. Afinal, fui eu quem convidou Sidão para escrever suas ricas experiências de surfista para o site. Inicialmente, a minha idéia foi a de trazer Sidão para falar de suas viagens e de sua participação nas bases do que hoje é o mercado do surf nacional.

 

Mas, com o tempo, o alter-ego do colunista pereregrinou para outras trips e o resultado foi a criação de um personagem místico que resgata um pouco da essência perdida do surf de outros tempos, e que logo alcançou muita identificação com os usuários de todas as gerações.

 

No texto que Sidão me pediu para a orelha do livro, escrevo que o Peregrino é o surfista viajante que existe em todos que pegam onda. É um personagem místico e real que existe nos sonhos de quem vai atrás da ondulação perfeita, sonha com a viagem inesquecível e busca o perfeito equilíbrio, em cima da prancha ou no balanço da vida.

 

“Surfar” ao lado do criador do Peregrino é uma experiência muito enriquecedora e eu me sinto orgulhoso por ter uma modesta participação nesta session.

 

O que dizem do Surfista Peregrino
 
“Essa obra marca uma nova etapa no segmento. É a escalada ao nosso “second life”, não virtual, mas espiritual. O Peregrino e o Sidão se fundem pelo arquétipo, sensibilidade, intuição e na busca. Esta que nunca pára. É o veto filosófico do surf. O eixo do hedonismo virtuoso e evolutivo que nos faz sempre especiais e iluminados.Mas uma vez este narigudo carismático rompe o amanhã e inaugura o futuro presente. Já fez, está fazendo, e sempre fará o amanhã ser hoje para o surf. Aloha”. (Romeu Andreatta – Editor)

 

“Mergulhando nas estórias do surfista, notamos já nas primeiras braçadas que não estamos
lendo um livro sobre surf. A onda aqui é outra, mais longa. A viagem é ainda maior. Bom para quem é “viciado em horizonte”, como bem definiu o autor: “Uma enorme e recortada montanha nebulosa,
quase invisível pela distância, ou mesmo a linha reta perfeita desenhada pelo horizonte no mar. Os
horizontes são coisas que já existem em nós e que buscamos para apenas recuperá-las, lembrar-
nos das memórias adormecidas pelos ensurdecedores turbilhões do samsara (vida/ilusão na
Terra).”

 

Um convite para sair um pouco do barulho e viajar nas emoções do Sidão através das palavras
do Peregrino. Ou nas emoções do Peregrino nas palavras do Sidão… E quem disse que as emoções e
palavras têm dono, afinal? Boa viagem. (Gabriel o Pensador – Cantor e compositor, autor e surfista)


“Isso é o resultado de uma mente brilhante com lugares mágicos!” (Felipe Coelho Barreto – Internauta do Waves.com.br)
  
“Nessa nossa tribo que não é tão pequena, tem uns cinco caras que escrevem tão bem que me faz quase ter inveja. O Sidão é um deles.” (Ricardo Bocão – Big-Rider e sócio-diretor do canal de TV Woohoo)


“O Peregrino é um criador de realidade, produz consciência. Rabisca uma realidade para que a nossa imaginação a complete. Tem tudo o que precisa para a extravagante jornada que é simplesmente estar vivo” (Marcelo Lacerda –  Criador do Portal Terra)

 

“Pra mim, escritor ou jornalista que se preze tem que ter viajado milhares de quilômetros e cruzado dezenas de fronteiras na busca de acúmulo de sabedoria e respostas para a vida. E o Sidão é meio assim, já foi peregrino desses. Para os que o conhecem já não é necessário dizer, para os que estão sendo apresentados agora, aí eu digo: Sidão é daqueles observadores refinados, uma espécie de ombudsman do planeta.” (Fernando Costa Netto ou Dandão é jornalista, fotógrafo, foi diretor de redação da Trip e editor-chefe do jornal Notícias Populares. Fundou as revistas Boom, Venice e 2005)

 

“O Peregrino é a voz do espírito que baixa em cada um de nós depois de umas três, quatro horas dentro d?agua num mar de sonho. Nos contando coisas que só fazem sentido para quem sabe o que é se embriagar com água salgada.” (Marcelo Serpa – Surfista e publicitário).
 
Ficha Técnica

  
Capa e talento Marcos Kotlhar
Capa Quadro “A Onda”- Óleo sobre tela – Sidão Tenucci
Projeto gráfico interno, sacadas & risadas Fernando Mesquita
Fotos Sidão Tenucci
Aquarela Cláudia Simões
Ilustrações e sensibilidade Celaine Refosco.
Consultoria editorial, apoio emocional e amizade de quarenta anos Reinaldo “Dragão” Andraus.
Revisão e olho com alma Mariangela Paganini.
Textos Sidão Tenucci e O Surfista Peregrino.
Editora Cosmmos Adriano Vasconcellos (Editor Responsável), Maria Dias de Carvalho (Diretora Executiva), Romeu Andreatta (Publisher)
Editor convidado Reinaldo Andraus

Onde encontrar em SP Livraria Cultura, lojas Star Point e na Osklen a partir do final de novembro; Livraria da Vila – Al. Lorena, 1731 – fone: 011 3062-1063; e nas outras duas filiais, na Rua Dr. Mário Ferraz e na R. Fradique Coutinho em Pinheiros; Livraria Cultura; lojas Star Point (inclusive no Rio de Janeiro) e a partir de 2008 nas Livrarias Saraiva.

Peregrinação com Alma (Por Reinaldo Andraus)

 

O Surfista Peregrino ganhou notoriedade no mundo do surf ao ser lançado em pílulas periódicas no site Waves, como a coluna do surfista e empresário Sidney Luiz Tenucci Júnior.

 

Por outro lado Sidão, sempre foi mais conhecido como o Sidão da OP, responsável pela realização dos memoráveis festivais de surf na praia da Joaquina, nos anos 80, bem como a conceituação de atuação das marcas de surfwear no Brasil: ? realizando grandes eventos de surf; patrocinando atletas de ponta; anunciando em posição de destaque na mídia do surf.

 

O que muitos não sabem, é que antes do Sidão se lançar como empresário de surf ele se formou em jornalismo na USP. Desde garoto ele sempre teve uma veia criativa para escrever e colaborou, esporadicamente com as publicações de surf brasileiras e mais recentemente na internet. No ano passado Sidão, em parceria com o fotógrafo Klaus Mitteldorf e o designer gráfico norte americano David Carson, lançou o livro de poesias ?Almaquatica?. ?O Surfista Peregrino? é sua segunda obra literária.

 

Este livro é uma obra de ficção que descreve, de uma forma lírica e contemplativa, as peripécias de um surfista brasileiro viajante. Sua jornada se inicia nas Ilhas Maldivas, segue em direção ao Sri Lanka, culminando na Índia, quando ao chegar neste país o Peregrino se depara com um tsunami.

 

O mais curioso é que a coluna (capítulo), abordando o enfrentamento do fenômeno pelo Peregrino, foi publicada no site menos de um mês antes do grande maremoto de 2004 na Ásia. Mas não é apenas o lado ?premonitivo? de nosso amigo Peregrino, isso mesmo, ele vai se transformando em nosso amigo ao passo que mergulhamos na leitura, que se transforma num dos pontos altos do livro.

 

Suas reflexões sobre a vida, o mundo, os seres humanos e a natureza, nos fazem querer voltar para ler mais uma vez e captar suas viagens existenciais e meditativas.

 

O conceito criado por Sidão para o livro prevê a chegada de cartas (de um surfista que ele nem sabe quem é e decide chamá-lo de Peregrino), entregues no seu endereço. Em cada novo capítulo Sidão faz uma introdução, que envolve sua vida no cotidiano aqui no Brasil, depois abre aspas e aí entra a narrativa da jornada do Peregrino.

 

Além de encontrar ondas perfeitas e cenários de sonho, tendo a oportunidade de ficar sozinho com o ?surf e seus pensamentos?, como disse John Severson em 1960, o Surfista Peregrino nos leva a uma série de reflexões sobre o contato com Deus e com a filosofia Oriental.

 

Ao cruzar a Índia, de uma costa à outra, uma força maior o dirige para o encontro com uma espécie de guru e o único objeto que ele não se desprende é sua prancha, numa viagem que sempre o leva de volta para o mar. Os capítulos inéditos, nunca publicados na internet, são um atrativo a mais para que coloque esta obra na sua estante. Uma referência para consultas no momento em que precisar de algum tipo de inspiração.

 

Clique aqui para ler as colunas de Sidão Tenucci no site Waves.Terra.