São Paulo vence a segunta etapa do CBSA 2002

0

Adriano Mineirinho. Foto: Serginho Laus.
Após sábado chuvoso com ondas pequenas, os melhores surfistas amadores do Brasil enfrentaram num domingo ensolarado e repleto de ondas (um metro) as finais do 1o Onbongo Brasileira de Surf Amador, segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador 2002, realizado na Praia da Joaquina (SC) entre os dias 05, 06 e 07 de abril. O evento contou com nove delegações (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Sergipe) vindas de todo litoral brasileiro no total de 191 atletas.

Neste domingo foram definidos dois atletas que irão representar o Brasil no ISA World Surfing Games, a olimpíada do surf, a ser realizado entre o dia 24 de maio a 02 de junho em Durban na África do Sul. Depois de baterias realmente disputadas, Simão Romão e Gustavo Fernandes, ambos cariocas, garantiram a vaga por encerrarem o ranking CBSA 2002, fase sul, na primeira colocação nas categorias Junior e Open respectivamente.

Thiago Bianchini. Foto: Serginho Laus.
Além do show de surf apresentado para o grande público na praia da Joaquina, as delegações mostraram o verdadeiro espírito de competição, fazendo da torcida a maior arma para enfrentarem seus adversários. Numa disputa sadia, São Paulo levou a melhor vencendo a segunda etapa do CBSA 2002, deixando Santa Catarina em segundo, Rio de Janeiro em terceiro e a revelação, Bahia na quarta colocação. ?Fizemos mudanças na metade do time na hora da inscrição. Foi extremamente tático para conquistarmos o título, porém nosso objetivo era colocar o maior número de atletas na seletiva do mundial?, relata Silvério, chefe da delegação de São Paulo.

Cristiano Correia. Foto: Serginho Laus.
A primeira final do dia foi à categoria Iniciantes, apesar do nome, os pequenos surfistas apresentaram surf de gente grande com destaque ao campeão Bruno Rodrigues (PE), o qual acabou fechando patrocínio antes de subir ao podium com a marca patrocinadora do evento, Onbongo. Na segunda colocação ficou Giancarlo Zampieri (SC), Gustavo Schlickmann (SC) em terceiro e Fabrício Caraca (SP) em quarto lugar.

Em seguida vieram os mais experientes, os Masters, com o alternate do Paraná Rodrigo Munhoz vencendo a categoria, deixando Carlos Kxot (SC) em segundo, o longboarder Amaro Matos (SP) em terceiro e Rubens Farias (SC) na quarta colocação.

Segunda etapa do circuito CBSA 2002 Florianopolis – SC. Foto: Serginho Laus.
A Mirim teve disputas duras e Hizunome Bettero (SP) na última onda tirou o gostinho de vitória de outro destaque amador, Martins Bernardes, deixando cearense alternate da equipe carioca com o segundo lugar. Willian Cardoso (SC) e Heitor Pereira encerraram com a terceira e quarta colocação respectivamente.

Os pranchões entraram na água com ondas perfeitas e o vencedor da primeira etapa do CBSA Paulo Kid (SP), não seguiu a constância e terminou na quarta colocação, atrás de Alexandre Abolição (SP) terceiro, Amaro Matos (SP) na segunda colocação e levando o título para o estado sede Leandro Silva (SC).

Juniores na água é sinônimo de alta performance, ainda mais quando se trata de vagas para a seletiva do mundial. O catarinense Tiago Bianchini e o paulista Sandino Hornke terminaram com o quarto e terceiro lugar respectivamente. Já os cariocas dominaram as duas primeiras colocações com o campeão Leandro Bastos e o segundo colocado, Simão Romão, primeiro atleta Júnior a carimbar o passaporte para o mundial na África do Sul.

Leandro Bastos. Foto: Serginho Laus.
A Joaca brilhou com as meninas surpreendendo o público presente, Bruna Queiroz (SP), foi a quarta colocada, Nuala Costa (PE) terceira, Marina Werneck (SC) segunda e Íris Pereira (ES) vencendo a etapa.

Na Open, os futuros surfistas profissionais, categoria mais importante de todo evento, não contou com a presença da sensação Gustavo Fernandes (RJ) número um do ranking CBSA 2002, único open a representar o Brasil nas Olimpíadas do Surf. ?Quero ir pra vencer, vou indo pelas bordinhas e vou tentar vencer ou ser o melhor amador do mundo?, disse Gustavo Fernandes emocionado após saber de sua vaga na delegação brasileira que irá disputar o ISA World Surfing Games em maio na África do Sul.

O publico incentiva os atletas. Foto: Serginho Laus.
Três alternates e um atleta time fizeram acontecer a final mais contagiante do evento. Marcio Farney, alternate SC, Michel Roque, alternate RJ, Jean da Silva, alternate SC e Camilo Hornke, time SP, travaram uma bateria com ritmo forte. Camilo não achou boas ondas e terminou na quarta colocação, Michel Roque encerrou em terceiro lugar, Jean da Silva, atleta Junior, encerrou na segunda colocação somente atrás do grande campeão, o cearense radicado em Florianópolis, Márcio Farney.

SELETIVA ISA WORLD SURFING GAMES – Lembrando que na segunda-feira, dia 08, será realizada na praia da Joaquina, a seletiva do mundial (ISA World Surfing Games 2002) para definir a equipe brasileira que luta pelo bi-campeonato.



-A categoria open será formada por Gustavo Fernandes (RJ), primeiro no ranking CBSA 2002, mais três surfistas profissionais convidados pela CBS.

-A categoria junior é composta por Simão Romão (RJ), primeiro no ranking CBSA 2002, mais três surfistas que saíram da seletiva. Na seletiva estarão disputando as últimas vagas, surfistas que estão entre o 2o e 17o posição no ranking CBSA 2002, em baterias double elimination.

-No feminino serão duas surfistas convidadas pela CBS.

-No Longboard será realizada uma bateria entre o líder do ranking CBSA 2002, Leandro Silva, Augusto Saldanha, campeão brasileiro de 2001 e Marcelo Freitas, campeão mundial ISA World Surfing Games 2000.

-No Bodyboard, um atleta masculino e um feminino serão indicados pela associação dos bodyboarders.

O 1o Onbongo Brasileiro de Surf Amador conta com o patrocínio da Onbongo e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, apoio da Rádio Atlântida, NAD, Sul Nativo e realização da CBS, Fecasurf e ASJ.