Saldanha, campeão brasileiro através do mundial

0

#No ano 2000, os longboarders tiveram pela primeira vez um circuito nacional composto apenas por eventos exclusivamente de longboard e um campeão mundial definido no Brasil.

Com a confirmação da realização de uma etapa do novo circuito mundial no Brasil para o próximo ano, todos entraram em 2001 acreditando que neste ano o longboard ia arrebentar, com um circuito nacional bastante forte incluindo uma etapa do mundial.

Veio então a crise, nenhuma etapa do circuito nacional havia sido confirmada, e até poucos dias antes do início da etapa do circuito mundial no Brasil, o evento não tinha patrocínio.

#Se não fosse o patrocínio de última hora do site Waves e do governo do estado do Rio de Janeiro, o Brasil ficaria mal visto por cancelar uma etapa do circuito mundial de última hora.

Felizmente o campeonato foi um sucesso, pois a natureza foi generosa proporcionando dias maravilhosos com ondas com cerca de sete pés perfeitas e tubulares atingindo a praia de Itaúna em Saquarema.

O resultado foi um verdadeiro show de longboard oferecido pelo melhores surfistas do mundo em águas brasileiras.

#Infelizmente não tivemos um campeão brasileiro no evento, mas Augusto Saldanha chegou quase lá perdendo apenas na semifinal para o sul-africano Jason Ribbink, campeão da etapa.

Após este evento ainda havia rumores a respeito da realização de mais uma etapa do circuito nacional, mas a crise não deixou.

Assim Augusto César Saldanha consagrou-se bicampeão brasileiro de longboard em 2001, por ter sido o brasileiro melhor classificado na etapa do circuito mundial realizada no Brasil.

#Em 1996, Augusto Saldanha saiu do anonimato ao obter o seu primeiro título de campeão brasileiro profissional e ao obter o seu segundo título fez a seguinte declaração:

?Tudo o que aconteceu neste ano, parece mágica. O bicampeonato brasileiro chegou como uma recompensa a todos esses anos de dedicação.”

Infelizmente, o sonho de um circuito profissional nacional forte não se confirmou em 2001, mas pelo menos a etapa do circuito mundial foi um sucesso. Tomará que nós, longboarders brasileiros, tenhamos mais sorte neste ano de 2002.

Parabéns ao Claujones, proprietário do site Waves, ao governo do estado do Rio de Janeiro e a dupla Maraca e Otávio Pacheco por terem viabilizado a realização da etapa do mundial em Saquarema e salvado o ano para o longboard no Brasil. E é claro a Augusto César Saldanha por mais este título.

Confira abaixo o ranking final do “circuito” brasileiro profissional 2001.

#1º colocado – Augusto Saldanha (RJ)
2º colocado – Marcelo Freitas (RJ)
2º colocado – Picuruta Salazar (SP)
4º colocado – Jeremias da Silva (RJ)
5º colocado – Eduardo Bagé (RJ)
5º colocado – Olimpinho (RJ)
5º colocado – Amaro Matos (SP)
8º colocado – Phill Rajzman (RJ)
8º colocado – Mauro Pacheco (RJ)
8º colocado – Robledo de Oliveira (RJ)
11º colocado – Ronaldo Hipólito (SP)
11º colocado – Rico de Souza (RJ)
11º colocado – Thiago Mariano (RJ)
14º colocado – Paulo Kid (SP)
14º colocado – Luís Juquinha (SP)
16º colocado – Luigi Coutinho (RJ)
16º colocado – Danilo Mulinha (SP)
16º colocado – Marcelinho do Tombo (SP)
19º colocado – Jaime Víudes (SP)
19º colocado – Israel Pazello (SP)
19º colocado – Otávio Pacheco(RJ)