Reef Classic começa na Mole

0

#A primeira prova importante do Circuito Mundial WQS começou às 9 horas desta quarta (23/01) em boas ondas de meio metro na praia Mole, em Florianópolis (SC).

Dois ícones do surf nacional foram as maiores atrações do primeiro dia do Reef Classic 2002. Os bicampeões brasileiros Jojó de Olivença (BA) e Tinguinha Lima (PR), ambos radicados no litoral paulista, não venceram em suas estréias na competição e se classificaram para a terceira fase com a segunda colocação em suas baterias.

Os dois tiveram que enfrentar a força da nova geração, mas mostraram que ainda estão em plena forma e continuam na disputa pelos US$ 60 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking mundial do WQS 2002, que estão sendo colocados em jogo na Ilha de Santa Catarina.

A previsão é de que o Reef Classic continue nesta quinta-feira, com a terceira fase iniciando às 9 horas na praia Mole ou em outra praia de Florianópolis, já que o evento neste ano é móvel e será realizado no lugar que tiver com as melhores ondas.

O baiano Jojó, de 34 anos, número 1 do ranking brasileiro nas temporadas de 88 e 92, ainda está sem patrocínio e não tem mais nenhuma aspiração em relação ao circuito mundial. ?Para mim, correr aqui é bom porque eu posso rever todo mundo, mas serve apenas como treino porque a minha vida no circuito mundial já está escrita. Quanto ao patrocínio, é lamentável. Já até reduzi o valor da minha proposta, porque a situação financeira do país não é boa, mas até agora não fechei nada com ninguém ainda?, lamenta.

Já Tinguinha Lima, 37 anos, continua patrocinado pela marca californiana The Realm e mostrou-se animado até em voltar ao Circuito Mundial. ?Agora a situação está um pouco melhor e se eu conseguir bons resultados nestas duas etapas aqui do Brasil, provavelmente devo disputar as principais provas do WQS lá fora também?, contou Tinguinha, campeão brasileiro em 90 e 93, que despachou Rone Mauro (ES) e Carybean Heleodoro (SC) para classificar-se atrás do californiano Nathaniel Curran na quarta bateria da segunda fase do Reef Classic 2002.

Um coquetel para a imprensa, surfistas e convidados no Café Cancun inaugurou o círculo de festas programadas para marcar a inauguração do Reef Classic 2002 na praia Mole.

Nesta quinta-feira, tem a Festa Anual da Revista Fluir no Lagoa Iate Clube. No sábado à noite, o show oficial do evento fica por conta de duas atrações internacionais ? Maxi Priest e Big Mountain ? na X Music Hall. E no domingo, o Café Cancun volta a receber surfistas de várias partes do país e do mundo para a festa de encerramento do evento.

O Reef Classic 2002 é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), tem o patrocínio da Reef Brazil e Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoio da Fundação Municipal de Esportes, do Governo do Estado de Santa Catarina, da CODESC e das lojas de surfe Sul Nativo, Jeffrey?s Bay e Authentic Sports, com promoção da Rede Atlântida FM.

Para conferir as baterias e os resultados on-line da competição acesse os sites www.surfpro.com.br ou www.aspsurf.com.br .

Campeões do Reef Brazil Classic

2001) Mikael Picon (FRA)
2000) Armando Daltro (BRA-BA)
1999) Fábio Gouveia (BRA-PB)
1998) Neco Padaratz (BRA-SC)

Campeões mundiais do WQS

2001 ? Mick Fanning (AUS)
2000 ? Armando Daltro (BRA-BA)
1999 ? Flávio Padaratz (BRA-SC)
1998 ? Fábio Gouveia (BRA-PB)
1997 ? Victor Ribas (BRA-RJ)
1996 ? Jake Paterson (AUS)
1995 ? Shane Powell (AUS)
1994 ? Kelly Slater (EUA)
1993 ? Barton Lynch (AUS)
1992 ? Flávio Padaratz (BRA-SC)