Receita de sucesso

0

Fisioterapeuta Thiago Nassur bem condicionado em Mount Maunganui (NZ). Foto: Arquivo pessoal.

Existem esportes que alteram nossa maneira de pensar, agir, vestir e tomar decisões. Escolhi o surf, a capoeira e o yôga para falar de esportes que criam nosso próprio estilo e encontrei na Nova Zelândia instrutores brasileiros para discutir sobre esse assunto.

 

Falarei primeiro sobre o surf, um esporte que a partir da primeira onda, da primeira batida ou até mesmo do primeiro tubo já influencia nossas vidas e nos faz tomar decisões.

 

Todo surfista passa a pensar em que praia poderia comprar um terreno, qual onda surfará na próxima viagem e sonha em ver os filhos descendo as primeiras ondas.

 

Ana Vieira há cinco anos pratica a Swásthya Yôga na Nova Zelândia. Foto: Arquivo pessoal.

Surfistas não se limitam em apenas ir à praia e praticar o esporte por algumas horas, mas toda sua vida passa estar ligada às ondas, um elo vivo cheio de surpresas boas, amizades e conhecimentos, mais que uma filosofia de vida.

 

A capoeira resgata nosso passado, nossos valores, nossa verdadeira cultura que envolve os negros africanos no Brasil.

 

Um esporte que envolve espiritualidade, libertação e todo axé de ser brasileiro, além de nos ensinar o real valor de liberdade e unir diferentes classes sociais.

 

Ana Vieira, instrutora de Swásthya Yôga e discípula direta do Mestre DeRose, radicada em

Silverio Filho mostra a ginga brasileira em roda de capoeira na praia de Main Beach (NZ). Foto: Pasqual Marques.

Mount Maunganui há cinco anos, encontrou no yôga e no surf a combinação perfeita:

 

?O surfe tem uma ligação muito grande com fortes emoções. A melhora na administração dessas emoções, do condicionamento físico e do bem-estar dentro e fora da água pode ser surpreendente com a prática do Swásthya Yôga. O termo Swásthya em sânscrito significa auto-suficiência, saúde, bem-estar, conforto e satisfação. Tem características matriarcais, sensoriais e libertadoras. Só isso já explicaria o fato de o yôga ser uma filosofia de vida que interfere no jeito de ser comportar, alimentar, de agir e pensar?, explica Vieira.

 

O yôga interfere positivamente no desempenho do surfista, pois em seu conjunto de técnicas, ensina como respirar melhor, relaxar e concentrar-se. Através dos ásanas (posições físicas), desenvolve-se força, flexibilidade, explosão e resistência.

 

?A prática trabalha de maneira completa o corpo, dando estabilidade para as articulações através de músculos fortes e alongados, diminuindo riscos de lesões e auxiliando na eficácia durante a execução das manobras?, completa a instrutora.

 

Ainda segundo Ana Vieira, a prática de pránáyáma (exercícios respiratórios) e samyama (concentração e meditação) complementa a resistência aeróbica do surfista e ainda ajuda a canalizar as energias e aquietar as emoções.

 

O fisioterapeuta, surfista e praticante de yôga e capoeira Thiago Nassur explica o benefício corporal e mental da combinação dessas três atividades, que envolvem equilíbrio, elasticidade e exercícios respiratórios:


?Incluir no treinamento ou rotina de vida modalidades que causam efeito positivo no desempenho e no bem estar definitivamente é uma excelente estratégia. Um bom exemplo de sinergia producente é a combinação da capoeira com o yôga e o surf?, enfatiza Nassur.

Ele explica que o vigor muscular e cardiovascular da capoeira somado à concentração e equilíbrio do yôga trará habilidades e benefícios aos praticantes do surf.

 

?Essas modalidades irão reagir entre si ajudando a prevenir lesões causadas pela postura de movimentos repetitivos e oferecendo maior amplitude de movimentos que se refletem no surf como manobras cada vez mais acrobáticas. Força muscular e coordenação criam movimentos mais fluidos e livres de contrações que alteram a plasticidade das manobras e o estilo do atleta. O uso dos sentidos para se localizar e agir na roda de capoeira amplia os reflexos e a capacidade de improviso e criatividade do surfista?, analisa.

 

Resumindo, a capoeira aumenta o poder do surfista para executar os movimentos no crítico da onda. O yôga corrige, diminui ou minimiza desequilíbrios posturais ocasionados por gestos repetitivos em esportes como o surf, que podem gerar hiper lordose lombar e cervical, além de proporcionar mais habilidade e controle muscular e respiratório.

 

As três modalidades têm qualidades que se somam e a prática combinada delas resultam em uma excelente opção de treinamento.