Reboque responsável

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Romeu Bruno (à dir) ministra curso de tow-in para a galera de Maresias, São Sebastião. Foto: Anselmo Venansi (Cachorrão) / Avpictures.com.br.

Nos últimos dias 25 e 26 de novembro o big rider Romeu Bruno promoveu em Maresias, São Sebastião (SP), o primeiro curso de tow-in na região, com ênfase nas técnicas de reboque e salvamento.

 

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A iniciativa partiu dos próprios praticantes da modalidade, que cresce a cada temporada no litoral Norte paulista e em outras praias do litoral brasileiro.

 

Auxiliado por Alemão de Maresias e Carlos Fantinha, Romeu Bruno aplicou a experiência acumulada em mais de dez anos trabalhando como salva-vidas no North Shore de Oahu,

Hawaii.

 

Romeu aplica em Alemão de Maresias a técnica de reanimação cardiopulmonar, item fundamental do curso. Foto: Anselmo Venansi (Cachorrão) / Avpictures.com.br.

Seguindo uma tendência que começou no Hawaii, berço do tow-in, em breve todos os praticantes serão obrigados a fazer parte de alguma associação e possuir curso de piloto de moto aquática, além do certificado Arrais Amador emitido pela Marinha – habilitação obrigatória para condução de embarcações, como jet-ski.

 

Segundo Romeu, a principal preocupação dos praticantes era aprender a realizar corretamente o resgate do parceiro, principalmente se ele estiver inconsciente na zona de arrebentação.

 

?A princípio talvez pareça simples, é só passar do lado e agarrar o parceiro. Na prática não é bem assim. Se não for feito com a técnica correta, o resgate pode se tornar impossível. A maioria dos praticantes, tanto amadores como profissionais, também nunca praticou o resgate de vítima inconsciente?, explica Romeu.

 

Quando esta situação acontece, o resgate prossegue até a praia, onde deve ser administrada a reanimação cardiopulmonar, outro item fundamental do curso. ?Se a dupla errar e atropelar alguém, ela precisa estar preparada para prestar assistência profissional?, enfatiza.

 

Além disso, os praticantes devem estar atentos a todos os acidentes que possam acontecer, como passar acidentalmente com a corda no pescoço de um surfista remando ou, por exemplo, quebrar a perna na beira tentando segurar o jet-ski.

 

?Estou há mais de uma década praticando o tow-in em ondas extremas e já vi de tudo acontecer. Eu mesmo preciso me reciclar todo ano, em cursos de reanimação cardiopulmonar no Hawaii. Aqui neste curso, reforçamos o código de conduta, a prática em lugares onde não há surfistas remando, nunca negar ajuda, o que fazer em situações críticas, etc?, continua Romeu.

 

O curso foi ministrado em um dia sem ondas em Maresias. Já a parte de pilotagem de reboque exige a presença de ondas e faz parte de um nível mais avançado, com a dupla já ciente de todos os procedimentos de resgate, conduta e cuidados em geral.

 

?Para dar uma idéia da importância desta parte do treinamento, o curso de operador de moto aquática que ministro para o Corpo de Bombeiros, sem posicionamento do surfista, dura 40 horas. E qualquer certificação de reanimação cardiopulmonar tem carga horária obrigatória de 16 horas?, explica Romeu Bruno.

 

?Ainda estamos engatinhando no Brasil, mas vamos evoluir rapidamente. As associações estão se formando, já temos a Atowinj, de Jaguaruna; a AGT, de Torres, a Associação de Maresias e agora a Confederação Brasileira de Tow-in Surf. Todas apóiam, incentivam e participam na formação do código de conduta, instrução, organização do esporte e fiscalização das regras e normas?, completa.

 

Romeu Bruno foi o responsável pelo treinamento de alguns dos principais atletas brasileiros do tow-in, como Carlos Burle, Eraldo Gueiros e Sylvio Mancusi, entre outros. Ele também iniciou nomes como Brian Keaulana e Garret Mcnamara na modalidade, nos anos de 1994, em Makaha, e 1995, em Aligators, respectivamente.

 

Nos últimos dois anos, as divisões de salva-vidas dos Corpos de Bombeiros de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram treinados por Romeu Bruno e adotaram o curso de Operador de Resgate com Moto Aquática ? O.R.M.ª

 

A partir de janeiro, mais informações poderão ser obtidas no site jetresgate.com.br. Para entrar em contato com Romeu Bruno, envie mensagem para [email protected].

 

Descrição do curso

 

Chek List: procedimento de checagem dos equipamentos;
Entrando e saindo da zona de surf (arrebentação). Instrutor e aluno juntos;
Exercício de aproximação de objeto;
Resgate do parceiro ? sem prancha / com prancha;
Resgate de vítima inconsciente ? solo / dupla;
Descrição dos perigos, acidentes e cuidados a serem tomados;
Técnicas de reboque (instrutor e piloto juntos puxando o parceiro);
Procedimentos do surfista;
Ética e regras de pilotagem;
Possíveis problemas e soluções;