ASP South America

Peru fortalece o tour

0

 

 

Lobitos, Peru, sedia o Pro Junior nesta temporada. Foto: Kirfa Lens / Properu.

Estão confirmados para os meses de junho e julho no Peru, três novos eventos da Association of Surfing Professionals, entidade máxima que organiza as principais competições de surfe profissional no mundo.

 

 

O país andino abriu o calendário 2013 do Circuito Mundial Feminino e do Longboard masculino em janeiro, agora em junho realizará uma etapa do ASP 3 Star masculino e em julho duas provas decisivas do ASP South America Pro Junior Series.

 

Este circuito define o campeão sul-americano Sub-20, além dos surfistas que irão representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP, fortalecendo a participação do Peru no cenário internacional do esporte.

 

“Desde 1994, com as provas realizadas em Punta Rocas, uma das ondas mais famosas do mundo, o Peru vem buscando mostrar ao mundo a magia e excelência das ondas do seu litoral e o altíssimo padrão técnico dos seus surfistas, aliados a uma organização impecável, com destaque para o trabalho atual da FEPTA – Federação Peruana de Tabla – e o apoio de órgãos públicos, como o IPD e PromPeru”, ressalta Roberto Perdigão, diretor regional da ASP na América do Sul.

 

“Com praias fantásticas para o surfe e ondas de qualidade world class, classificadas entre as melhores do mundo, vai dividindo com o Brasil um papel de liderança continental do esporte, promovendo torneios de grande porte no calendário do circuito mundial profissional da ASP”, destaca o dirigente.

 

O Ilo Moquegua Pro Piedras Negras foi marcado para abrir uma nova “perna” latino-americana no meio do ano, formada por três eventos consecutivos. O do Peru será realizado nos dias 3 a 8 em Moquegua. Depois tem outra prova igualmente com nível 3 estrelas de 750 pontos nos dias 10 a 15, o já tradicional Maui & Sons Arica World Star Tour nas grandes ondas de El Gringo, em Arica, no Chile.

 

E nos dias 17 a 23, o ASP 6 Star de 3.500 pontos, Los Cabos Open of Surf, em San Jose del Cabo, no México. As três competições são válidas para a disputa pelas dez vagas que o ranking mundial unificado indica para completar a elite dos Top 34 do ASP World Tour.

 

Para a nova geração de surfistas de até 20 anos de idade, as duas novas etapas do Peru serão decisivas para a formação da equipe sul-americana que vai disputar o título mundial Pro Junior de 2013 em Portugal no mês de setembro.

 

O melhor é que os confrontos acontecerão em duas praias classificadas como “world class” pela excelente qualidade das suas ondas. A primeira delas é o Doo Australia Pro Junior em Lobitos, que vai substituir a etapa feminina do ASP 6 Star disputada no ano passado, por uma Sub 20 combinada igualmente com nível máximo 6 estrelas para as meninas e uma 2 estrelas masculina.

 

Este primeiro desafio acontece nos dias 19 a 21 de julho e na semana seguinte, de 25 a 27, a Playa Elio de Huanchaco, também no litoral norte do Peru, será palco do Huanchaco Pro Junior. Esta praia já é conhecida internacionalmente por sediar o evento mais importante do Longboard mundial, o único com nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series , no mês de janeiro. 

 

Agora é o futuro do esporte que vai ter o privilégio de competir nas ondas de Huanchaco, na etapa nível 4 estrelas masculina e 2 estrelas feminina que fecha a participação expressiva do Peru nos calendários mundiais da ASP em 2013.

 

Serão cinco etapas no total, sendo uma feminina e uma masculina do ASP World Star, uma do Longboard e duas seletivas sul-americanas para a decisão do principal título mundial para os surfistas com até 20 anos de idade.

 

Segundo Roberto Perdigão, as etapas da ASP são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da carreira daqueles atletas que desejam alcançar o topo do esporte a nível profissional, além de divulgar o país para todo o mundo, como aconteceu com o Brasil nas últimas décadas.

 

O Peru começou a sediar eventos da ASP em 1994 e dez anos depois a peruana Sofia Mulanovich conquistou o único título mundial da América do Sul no ASP World Championship Tour (WCT), que é a Fórmula 1 do surfe profissional mundial, alavancando a realização de provas femininas no país andino que tem ótimas ondas em todo o seu litoral.

 

“Somos hoje muito gratos aos promotores de eventos, pessoas credenciadas pela ASP e envolvidas na comercialização e na produção dos grandes eventos do circuito mundial que acontecem atualmente no Peru”, enaltece Roberto Perdigão.

 

“Javier Reáteguy, da Entretainment Producciones, o Chalo Espejo, do Perú Surf e o Richard Navarrete da Olas Norte, são atualmente, sem sombra de dúvidas, as maiores locomotivas do surfe profissional peruano pelo excelente padrão de organização dos seus eventos. Com isso, atraem a parceria e o patrocínio das mais expressivas empresas da iniciativa privada do Peru, além das maiores marcas do segmento surfe que buscam somar esforços com o objetivo de apoiar os atletas do seu país no ASP World Ranking”.

 

Calendário da ASP South America 2013 

 

Mai 20-26 – ASP Prime Coca-Cola Quiksilver Saquarema Pro, Itaúna, Saquarema (RJ) – Brasil

Jun 03-08 – ASP 3 Star Ilo Moquegua Pro Piedras Negras em Ilo, Moquegua – Peru

Jun 10-15 – ASP 3 Star Maui & Sons Arica World Star em El Gringo, Arica – Chile

Jul 12-14 – Pro Junior – Imbituba Pro Junior na Praia da Vila, Imbituba (SC) – Brasil

Jul 19-21 – Pro Junior – Doo Australia Pro Junior em Lobitos, Piura – Peru

Jul 25-27 – Pro Junior – Huanchaco Pro Junior na Playa Elio, Huanchaco – Peru

Ago 16-18 – Pro Junior – Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC) – Brasil

Ago 26-28 – ASP 2 Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) – Brasil

Ago 29-31 – Pro Junior – Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) – Brasil

Out 29-03 – ASP Prime – Santa Catarina Prime a confirmar na Praia da Vila, Imbituba (SC) – Brasil