Uma das poucas vantagens da democracia é a oportunidade da sociedade se organizar e escolher seus representantes. Infelizmente, esse hábito não é bem difundido em nossa cultura, por isso muita gente não vê o menor sentido em escolher um candidato.
De fato, para quem não participa da sociedade através de grupos, entidades ou organizações, fica estranho escolher um representante agora, pois falta o elo com o cotidiano.
Em vários países pelo mundo, como no Brasil já ocorreu, as pessoas lutaram para ter essa oportunidade, mas hoje o povo desdenha argumentando que política é coisa de ladrão.
Em muitos casos é mesmo, mas isso só vai mudar quando as pessoas que se dizem honestas e competentes resolverem colocar a honestidade e a competência à prova. Quando se propuserem a fazer melhor do que aqueles a quem criticam.
É como um clube ou condomínio: não adianta reclamar do síndico ou diretores. É preciso assumir a responsabilidade para fazer melhor ou, no mínimo, colaborar com os que se propõem. Não basta pagar impostos. Na democracia o sucesso exige participação.
Felizmente para alguns, mas infelizmente para a sociedade, é fácil e cômodo se mostrar honesto dizendo que política é coisa de ladrão. Difícil é amadurecer e assumir que boa parte dos problemas sociais tem raiz nessa omissão mal disfarçada de virtude.
Porém, nunca é tarde para aprender a remar nesse mar e dar sua contribuição para os rumos da sociedade. Não só agora nas eleições, mas no dia a dia, para que se estabeleça o elo entre a sua decisão e o futuro do local onde vive.
Se você já escolheu seus candidatos, peça o voto da sua família e amigos para eles. Se não escolheu, tente descobrir as melhores opções, posicione-se e faça o drop! Há boas chances de tomar um caldo, mas se persistir, com o tempo vai pegar o jeito e o resultado será cada vez melhor.