Margaret River

O faroeste australiano

0

O Rusty Drug Aware Pro, etapa de nível 6 estrelas e status Prime do WQS, acontece em Margaret River, um dos lugares mais bonitos do Oeste da Austrália.

 

A região se estende do Cape Naturaliste ao Cape Leeuwin, com aproximadamente 90 km de extensão. É um lugar de contrastes, onde belas praias virgens se misturam a fazendas e florestas.

Uma das principais regiões vinícolas da Austrália, Margaret River (e arredores) atrai milhares de turistas em busca de seus ótimos vinhos, da saborosa culinária e muitas outras coisas que sua rica natureza oferece.

Diversas cidades, balneários e vilarejos compõem a região. Bem ao centro, Margaret River (Margs, como é chamada pelos moradores locais) é uma das principais cidades, com aproximadamente 4,5 milhabitantes; ao Sul, se encontra Augusta (2 mil habitantes) e, ao Norte, Dunsborough (3,5 mil habitantes) e Busselton (15 mil habitantes). Dentre os principais balneários estão Prevelly Park, Grecetown e Yallingup.

A região, que possui dois cabos, como se fosse um joelho no Sudoeste da Austrália, fica totalmente exposta a grandes ondulações tanto do Oceano Antártico quanto do Índico, se tornando a região mais constante da Austrália e uma das mais constantes do mundo.

Combinadas com diversos tipos de fundo (em sua maioria de pedra), estas ondulações formam ondas grandes e perfeitas, algumas vezes bombas gigantes que podem ser surfadas apenas por atletas muito corajosos, rebocados por Jet-skis.

Algumas ondas destacadas no mapa têm fácil acesso, podendo ser alcançadas por meio de estradas pavimentadas; porém, várias outras, entre elas alguns secret spots, possuem difícil acesso.

Algumas podem ser alcançadas apenas por estradas de chão ou trilhas entre fazendas e florestas. Às vezes, somente depois de uma longa caminhada, que pode ser feita pela praia ou pela cape to cape walk (trilha especial para caminhadas que liga um cabo ao outro e tem a maior parte do seu trajeto próximo à praia).

Para que se tenha uma ideia do potencial da região, além de várias outras ondas excelentes, North Point, Supertubes, Rabbit Hill, Margarets Main Break (The Point), The Box, Gas Bay e Three Bears estão na lista das melhores ondas da Austrália.

Devido à grande quantidade de praias com boas condições de surf, o crowd é tranquilo, principalmente em dias de semana durante o inverno. Nas praias de difícil acesso, o crowd diminui ainda mais, chegando algumas vezes a não ter ninguém na água.

Porém, a disputa pode ficar mais intensa em dias clássicos nas melhores praias, especialmente nos finais de semana, quando muitos surfistas de outros lugares não perdem por nada a força e a perfeição das ondas da região.

Os surfistas locais são amigáveis, tranquilos e respeitam as regras de preferência, assim como admiram que os turistas façam o mesmo. Porém, respeite-os e não chegue ao pico falando alto e querendo pegar todas as ondas.

Boas lojas de surf podem ser encontradas no centro de Margaret River e Dunsborough. Se você precisar comprar um capacete para surfar, esse é o lugar ideal, pois em Margaret River fica a fábrica da Gath, a principal produtora desse tipo de equipamento na Austrália.

Para quem estiver querendo começar a surfar, é aconselhável não entrar em qualquer lugar e nem ir para a água sem antes ter uma instrução de profissionais, visto que as ondas na região são muito fortes e o mar pode ser muito perigoso para surfistas sem experiência. Se este for o seu caso, existem diversas escolas de surf com que você poderá contar para começar a surfar com segurança.

 

O surfista Tiago Dias criou um canal para ajudar brasileiros que planejam uma surftrip para a Austrália. O endereço traz informações úteis e diversos temas interessantes sobre o país.

Para obter mais informações, acesse o blog Surfando na Terra dos Cangurus.