Moldura que dura

0

O empresário Andre Jacob dá dicas para conservar o quadro ou a foto dos sonhos por mais tempo. Foto: Fernando Gaspar.

Qual surfista não sonha ter uma foto sua publicada numa revista ou exposta em uma parede, para ser lembrada por gerações futuras?

 

Porém, muitas vezes são cometidos erros na exposição e conservação que podem diminuir a vida útil das fotos.

 

“Um dos erros mais freqüentes é colocar a foto em um porta-retratos, em contato direto com o vidro”, explica André Jacob, 31, surfista e dono de um bureau de arte.

 

“O papel fotográfico possui uma tinta não solvente que tende a suar. Com isso, a foto acaba colando no vidro e acaba estragando com o tempo”, explica o empresário.

 

Moldura em caixa tem maior profundidade e valoriza o conteúdo. Foto: Fernando Gaspar.
Um pequeno cuidado que faz grande diferença é colocar um passe-partout com PH neutro antes da foto, gerando um distanciamento de milímetros, suficiente para evitar o perigoso contato entre a foto e o vidro. Outro cuidado fundamental é proteger a foto da exposição à umidade.

 

Segundo Jacob, os materiais usados nas molduras de quadros e fotos evoluíram. Tradicionalmente usa-se o eucatex no fundo dos quadros, mas é um material que não absorve bem a umidade. Por isso o foam board vem sendo adotado atualmente.

 

Trata-se de um material mais leve e com fundo antimofo, que absorve toda a umidade, por exemplo, da parede onde a foto está pendurada. Além disso, o foam board não sofre ataque de cupins.

 

Com o surgimento das máquinas digitais, apareceram também novos desafios para expor e conservar as fotos. Cuidados especiais são necessários no momento em que o surfista passa a foto do arquivo para o papel. A impressão deve ser feita, de preferência, em couchet, um papel com mais brilho, que dará mais vida à imagem. Outra opção é a utilização de papel fotográfico, também utilizado para impressão caseira.

 

Vale lembrar que as tintas de impressora costumam colar a foto no vidro. O uso de papel A4 para impressão de fotos é pouco recomendável, pois tende a amarelar e perder o brilho com o tempo. Evite guardar as fotos em locais úmidos, devido ao risco de mofo.

 

Na hora de emoldurar uma foto, escolha um bureau que trabalha com prensa a vácuo e cola a seco, evitando estufamento, dobras e amassados no futuro. Já a moldura não deve impressionar mais que a própria foto ou quadro, de preferência na cor ambiente, branca ou preta.

 

O empresário dá a dica de um recurso estético bastante recomendável: o uso da moldura em caixa. Ela tem maior profundidade e deixa o vidro mais distante, valorizando o conteúdo.

 

Para obter mais informações entre em contato com o Bureau ArteExpress no telefone (0xx21) 2294-7195 ou envie mensagem para [email protected] .