Storm Kids

Matinhos recebe abertura

0
3543x2362

Yohann Ivanoski em ação no pico de Matinhos (PR). Foto: Vinícius Araújo.

 

A formação de atletas para o futuro do surfe paranaense e brasileiro é o grande objetivo da mais nova competição nas praias do litoral do Estado, o Circuito Storm Kids de Surf.

Com início no próximo domingo (18/9), o campeonato servirá como o grande laboratório para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que dão seus primeiros passos no surfe competitivo. A iniciativa é a primeira marca da nova gestão da Federação Paranaense de Surf, presidida pelo longboarder Luciano do Rosário, e vem no rastro da inclusão do surfe como modalidade experimental a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O projeto é dar suporte para que estes jovens cheguem em 2020 em condições de representar o Brasil nas Olimpíadas, sendo a primeira experiência com este objetivo em todo o litoral brasileiro.

 

3543x2362

Campeonato servirá como o grande laboratório para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que dão seus primeiros passos no surfe competitivo. Foto: Vinícius Araújo.

A competição terá seis diferentes categorias: Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16, todas para meninos, mas também terá como diferencial a modalidade feminina Sub 12, marcando a primeira vez que será realizado um circuito de base para a formação de meninas no surfe no Paraná. Apesar de ser uma competição paranaense, o Storm Kids também deve receber uma grande leva de pequenos atletas de outros estados, engrandecendo o circuito e também o Paraná no cenário do surfe nacional.

O Storm Kids será disputado no Pico de Matinhos, um dos principais picos do surfe em todo o Brasil, e vem com uma premiação que há muito tempo não se via no surfe paranaense: o vencedor do circuito na categoria Sub 16 ganhará como prêmio uma passagem ao Peru, oferecida pela Echo Travel.

 

Já o vencedor da categoria Sub 14 terá um contrato de patrocínio de 12 meses com a Sumatra, uma das principais redes de surf shops do Estado e principal patrocinadora da competição. Além disso, o campeão de cada categoria também receberá uma nova prancha de surfe feita por Matheus Camargo, um dos principais shapers do litoral do Paraná.

 

Para Luciano do Rosário, atual presidente da Federação Paranaense de Surf, o principal objetivo da nova gestão é a formação de atletas. “Queremos dar projeção e qualificação técnica para esta molecada de 8 a 16 anos que está nas categorias de base. Queremos dar todo o subsídio técnico para que sejam futuros atletas, representando o surfe do estado do Paraná”.

3543x2362

O evento terá como diferencial a modalidade feminina Sub 12, marcando a primeira vez que será realizado um circuito de base para a formação de meninas no surfe no Paraná. Foto: Vinícius Araújo.

 

Circuito Sumatra Storm Kids de Surf

 

Datas
Primeira etapa: 18 de setembro
Segunda etapa: 30 de outubro
Terceira etapa: 11 de dezembro

O evento – Patrocínio: Sumatra; co-patrocínio: Freesurf, Matheus Camargo Shaper, Echo Travel, Gráfica e Editora Malires; apoio: Embrasil, Rapha Silk, Momentum Surf Brasil, Prefeitura Municipal de Matinhos, IOAC – Instituto O Amor Chama, Seven – Na Onda de Jesus; realização:

Federação Paranaense de Surf, OCEAM – Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos.