Potiguar amador

Luiz André faz a festa em Tabatinga

0

Luiz André faz a mala na segunda etapa do circuito Ecológica 2007. Foto: Rogério Vital.

Um fim de semana atípico na praia de Tabatinga, localizada no município de Nísia Floresta (RN), litoral sul potiguar.

 

Considerado um dos melhores locais para a prática do surf no Rio Grande do Norte, as ondas de Tabatinga mais lembravam as da praia de Ponta Negra, em Natal (RN), de tão pequenas.

 

Inesperados também foram os resultados da segunda prova do Circuito Ecologica de Surf 2007 ? etapa Cyclone. O favorito Jadson André foi superado nas duas categorias que disputou ? Júnior e Open ? por Luiz André, que faturou a vitória nas duas.

 

Com os resultados desse fim de semana (20 e 21/10), Luiz André assumiu a liderança nas duas categorias, ao lado de Caio César, também vencedor nas duas na primeira etapa, realizada em Ponta Negra, no mês de setembro.

 

Por uma grande coincidência, os dois tiveram resultados idênticos em etapas diferentes. Assim a competição se torna ainda mais acirrada para os próximos dois desafios até o final da temporada.

 

O sábado já mostrava como seriam as ondas até as finais, realizadas na tarde deste domingo (21/10). No primeiro dia foram definidos os finalistas das categorias Iniciante, Mirim, Júnior, Open e Universitários, além dos semifinalistas da Sênior. Ao final do sábado, era unânime a opinião de que Jadson André levantaria o caneco da Júnior e da Open, pois ele tinha a melhor onda (8,5 na semifinal Junior) e as duas melhores médias (15,5 nas semifinais Open e Júnior).

 

Mas assim como as ondas surpreenderam, Luiz André também mostrou que era possível vencer Jadson. Bem posicionado e abusando dos aéreos, o surfista de Miami (pico da Praia de Areia Preta, em Natal/RN) venceu a Open, deixando Djackson Paulino em segundo e Emanuel de Souza em terceiro. Jadson ficou mal posicionado no mar, não encontrou as ondas e ficou em quarto.

 

Na sequência, veio a final Junior. Jadson demorou a perceber que continuava no lugar errado e começou a reação tarde demais, o que o deixou com o vice-campeonato. “Estou muito feliz por ter conseguido esse resultado aqui em Tabatinga. Consegui completar todas as manobras e vencer com o mar nessas condições”, comemorou Luiz André. “Estava mal posicionado e demorei a perceber isso. Mesmo assim fico feliz pelo Luiz, ele mereceu a vitória”, reconheceu Jadson.

 

Outro atleta de Miami, Jonathan Correia, venceu a Mirim. “Todo mundo de Miami está de parabéns pelas vitórias conquistadas aqui. Espero que a organização do Circuito Ecologica leve a próxima etapa para Miami, porque nós estamos merecendo uma prova em casa”, declarou Jonathan durante a premiação. Djackson Paulino, líder da categoria, ficou em segundo, seguido de Ítalo Ferreira e Sidnei Silva.

 

Ítalo se mantém na liderança da Iniciante depois de ficar com o vice, atrás de Rafael Joaquim. Madson Costa e José Francisco completaram o pódio. Na Feminino, a paraibana Edjane Santos superou a potiguar Gabriela Silva, a paraibana Daniele Torres e a pernambucana Selma Silva, que cometeu duas interferências e foi desclassificada na final.

 

Na Universitários, Luiz Meza permanece na liderança, mesmo após o terceiro lugar na etapa Cyclone. Agno Wosen está em segundo com o vice. O vencedor foi Everton Souza e, completando o pódio, Hugo Meza ficou com o quarto lugar. O paraibano Johnson Jacques levantou o segundo caneco consecutivo e disparou na liderança da Longboard. Léo Macedo não foi campeão por pouco e continua com o segundo lugar. Niclebson Silva e Nilton Santos ficaram em terceiro e quarto lugares.

 

A final Sênior foi apertada, mas Rodrigo Jorge acabou levando a melhor sobre Paulo Germano, Raniere Adriano e Agno Wosen. Na Master, Elias Lamas venceu a segunda consecutiva e dispara rumo a mais um título. Ivan Medeiros foi o segundo, seguido por João Maria e Vinicius Almeida. Na Grad Master, Gustavo Jorge também manteve a supremacia e venceu mais uma. Rubens Barros, Sávio Henrique e Dãozinho completaram o pódio.

 

A próxima etapa do Circuito Ecologica de Surf 2007 será nos dias 24 e 25 de novembro, em local ainda a ser definido pela organização. Certo é que será numa das praias urbanas de Natal/RN. Estão na briga a Praia dos Artistas e Miami, na Praia de Areia Preta.

 

A segunda prova do Circuito Ecologica de Surf 2007 ? etapa Cyclone foi uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Surf ? ANS, com patrocínio da Ecologica e da Cyclone, apoio de Governo do Estado do Rio Grande do Norte/ Codesp, Revista Dropz ( Revistadropz.com.br), Surf Byte (Surfbyte.com.br), Motores & Ação (Motoreseacao.com.br ), FM Tropical, Pranchas Custom e Teccel, sob supervisão e homologação da Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte ? Fesurf RN.

 

##

Jonathan Correia vence categoria Mirim em Tabatinga, Nísia Floresta (RN). Foto: Rogério Vital.

Resultados da segunda etapa do Circuito Ecológica 2007

Open


1 Luiz André

2 Djackson Paulino

3 Emanuel de Souza

4 Jadson André


Iniciante


1 Rafael Joaquim

2 Italo Ferreira

3 Madson Costa

4 José Francisco


Mirim


1 Jonathan Correia

2 Djackson Paulino

3 Ítalo Ferreira

4 Sidnei Silva


Júnior


1 Luiz André

2 Jadson André

3 Caio César

4 Jackson Silva


Feminino


1 Edjane Santos

2 Gabriela Silveira

3 Daniele Torres

4 Selma Silva


Universitário


1 Everton Souza

2 Agno Wosen

3 Luiz Meza

4 Hugo Meza


Longboard


1 Johnson Jacques

2 Leonardo Macedo

3 Niclebson Silva

4 Nilton Santos


Sênior


1 Rodrigo Jorge

2 Paulo Germano

3 Raniere Adriano

4 Agno Wosen


Master


1 Elias Lamas

2 Ivan Medeiros

3 João Maria

4 Vinícius Almeida


Grand Master


1 Gustavo Jorge

2 Rubens Barros

3 Sávio Henrique

4 Dãozinho


##

Jadson André sobe ao pódio nas categorias Open e Júnior. Foto: Rogério Vital.

Ranking depois de duas etapas


Open


1 Luiz André ? 1656 pontos

1 Caio César ? 1656

3 Emanuel de Souza – 1620


Iniciante


1 Ítalo Ferreira ? 1900

2 Madson Costa ? 1539

3 Herbert Dantas – 1466


Mirim


1 Djackson Paulino ? 1900

2 Jonathan Correia ? 1729

3 Ítalo Ferreira – 1710


Júnior


1 Caio Cesar ? 1810

1 Luiz André ? 1810

3 Djackson Paulino – 1556


Feminino


1 Selma Silva ? 1729

2 Natália Freitas ? 1556

3 Daniele Torres – 1539


Universitário


1 Luiz Meza ? 1710

2 Agno Wosen ? 1629

3 Hugo Meza – 1385


Longboard


1 Johnson Jacques ? 2000

2 Leonardo Macedo ? 1800

3 Niclebson Silva – 1620


Sênior


1 Nenzinho ? 1531

2 Almeida Júnior ? 1466

2 Raniere Adriano – 1466


Master


1 Elias Lamas ? 2000

2 João Maria ? 1710

3 Vinicius Almeida – 1385


Grand Master

1 Gustavo Jorge ? 2000

2 Dãozinho ? 1629

2 Rubens Barros ? 1629