Itacoá power

Kiko esbanja disposição

0

Evaristo Kiko Ferreira despenca em Itacoatiara. Foto: Álvaro Freitas.

Visitante assíduo dos sites de meteorologia e previsão das ondas, o big rider Evaristo Kiko Ferreira, já sabendo de um grande swell com direção Sul / Sudoeste previsto para entrar em Itacoatiara, Niterói (RJ), partiu às 4:30 horas do domingo (27/4), e encontrou uma realidade surreal e desafiadora.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Ondas de 8 a 10 pés plus quebravam na bancada do Pampo (canto direito da praia), com tubos insanos e muito pesados. No meio da praia, as bombas eram verdadeiras ?quebradoras? de ossos. Na água, somente os bodyboarders Dudu Pedra, Cebola, Gui Côrrea e José Otávio, que protagonizou um dos tubos mais insanos que Evaristo já presenciou por lá.

 

Kiko encara o power do Pampo, canto direito de Itacoá. Foto: Álvaro Freitas.

Kiko levou duas pranchas, pois já sabia que estaria muito punk e seria muito difícil completar aqueles drops se não estivesse com um bom equipamento. Então, levou duas Udo Bastos que estavam mágicas – uma 8?4 e uma 8?6. A segunda quebrou justamente na última onda, depois de passear por um canudo de 10 pés.

 

As condições estavam épicas. Várias praias do Brasil quebraram boas ondas, e em Itacoá não seria diferente. Terral forte, ondas triangulares, grandes e perfeitas, com apenas três surfistas na água ? Evaristo Ferreira, Erick Meião e Rafael Cury. Dois surfistas chegaram depois, mas logo saíram da água por falta de pranchas adequadas para as ondas.


Erick quebrou sua prancha em dois pedaços na segunda onda; Rafinha Cury, depois de dropar sua segunda onda, tomou uma série animal na cabeça e ficou mal, tendo que sair da água e não retornando mais. Somente Kiko e dois bodyboarders permaneceram no outside.

 

Por algum tempo, Evaristo permaneceu no mar sozinho, creio que por uma hora e meia. E ainda surfou boas ondas, mas sua busca era mesmo pelos tubos insanos e grandes. Não queria saber de apenas dropar, era nítido que em sua paciente espera pelas ondas ele buscava a perfeição.

 

Com uma leitura mais do que perfeita das ondas, Kiko sempre vinha numa série muito boa e fazia seu show. Foi incrível assistir a tudo aquilo ao vivo e a cores, de graça ainda. Detalhe: não me lembro de ter visto Kiko vacar em nenhuma onda; todos os drops foram completados e mais de cinco tubos feitos com perfeição, um verdadeiro show de surf.

Por ser domingo, a praia estava lotada e os comentários na areia eram sempre “olha só que animal, como ele fez aquilo??. Foi muito legal e bom também para mostrar ao Brasil que Itacoatiara também abre e quebra perfeito nos dias certos.


Kiko busca surfar uma onda que supere a surfada por Alexandre Ferraz em Fernando de Noronha (PE). O carioca afirma que já surfou, mas a foto poderá ser vista apenas em junho ou julho, nas revistas especializadas.

 

As bombas foram surfadas na segunda-feira (28/4), um dia depois do domingo relatado neste texto. Segundo Kiko, a sessão rolou em ondas de 12 a 15 pés de face.

 

Pudemos presenciar também a grande performance dos salva-vidas que fizeram um resgate e um salvamento em tempo recorde, mostrando a qualidade dos treinamentos feitos por lá. São verdadeiros watermen, homens que dedicam suas vidas para salvar as dos outros num mar que muitas vezes exige que você coloque a sua própria vida em risco.


Evaristo Ferreira ainda está sem patrocinador principal e co-patrocinador que possa ajudá-lo em sua busca pelas ondas grandes e perfeitas pelo mundo afora. Kiko diz que só precisa de uma ajuda de custo pra poder ir atrás das grandes massas de água pelo mundão.


Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (0xx21 8260-8147) ou e-mail [email protected].


Parabéns a todos pelo grande espetáculo, principalmente à mãe natureza, por ter nos dado este lindo presente! “Esse foi o melhor dia da minha vida em Itacoatiara. Estava incrivelmente perfeito por horas, fiquei mais de seis horas na água, não vaquei em nenhuma onda e saí realizado”, diz um Kiko extasiado.