João Renato Moura

Uruguai Muy Bueno

0

O longboarder e remador de SUP, João Renato Moura embarcou no último dia 25 de abril para uma trip no Uruguai. Apesar do pouco tempo no país, o colunista da revista Stand Up já mandou alguns registros do início da viagem em que ele pretende explorar picos na região de La Paloma, localizada 200 quilômetros ao Norte do país, surfando de long e mini-long.

“Com essas duas pranchas tenho a oportunidade de pegar vários tipos de mar, mas também pretendo descolar um SUP para remar por lá”, comenta ele. 

Comparado a outros países da América do Sul, como Peru, Chile e Argentina, o Uruguai é menos explorado quando se pensa em uma surf trip, mas pode surpreender pela qualidade das ondas. “É barato pela condição atual do dólar. Tem muitos picos com fundo de pedra e não é tanto crowd. Nunca vi nenhuma barca do tipo nessa região e resolvi encarar. Fora o doce de leite e o churrasco, considerados os melhores do mundo”, diz.

Essa trip ocorre justamente entre um ‘break’ das competições de canoa havaiana e stand up disputadas pelo multi-esportista. Atualmente, Moura ocupa a vice-liderança do ranking brasileiro de stand up paddle na categoria 40 a 49 anos. “Tento não pensar muito em posições, até porque fui além da minha expectativa, competindo com atletas bem mais experientes e com bagagem do que eu”, revela.

João Renato vem de três temporadas havaianas consecutivas e, no ano passado, concluiu a prova de Molokai até Oahu, uma das mais difíceis do circuito de remada mundial com mais de 50 quilômetros em alto-mar. Fora da água, ele comemora a ampliação de seu espaço de treinamento integrado, atendendo na Vila Madalena (SP) e em São Vicente, no litoral paulista. É nesse espaço que ele prepara diversos atletas, como o destaque mundial do SUP, Mô Freitas, entre outros.

Há cinco meses, Moura estabeleceu o litoral como base e desde então conseguiu melhorar a qualidade de seu treinamento. “Não perco mais tempo de deslocamento, como acontecia na capital”, afirma. Entre os desafios deste ano, pretende disputar a volta da ilha de Santo Amaro, uma prova de canoa havaiana de 78 quilômetros, além das principais competições de canoagem e stand up nacionais.