Prancha reciclável

Jairo apresenta protótipo

0

Jairo Lumertz utiliza lixo flutuante como matéria prima em seu protótipo. Foto: Arquivo Pessoal.

Todos sabem que a produção de pranchas de surf gera resíduos de fibras, isopor e resinas que normalmente acabam no meio ambiente.

 
Jairo Lumertz, surfista gaúcho que morou no Hawaii por muitos anos, já surpreendeu a todos quando surfou no arquipélago com uma prancha fabricada de garrafas pet.

O shaper está de volta ao Brasil e, como sempre, preocupado em criar uma prancha 100% reciclável, já que muitas vezes, as pranchas velhas simplesmente são descartadas no lixo comum, o que não é correto, já que se trata de um resíduo químico.

Jairo afirma estar longe de realizar seu sonho, mas desenvolveu um protótipo que ele mesmo chama de quase ecológica, apesar de boa parte do material ser reaproveitado.

“O processo que utilizamos é uma forma feita de resina no molde de um longboard. Laminamos os dois lados dentro da forma e colocamos o máximo de lixo flutuante possível entre as partes. Completamos o resto com poliuretano liquido e fechamos a prancha”, conta o gaúcho.

Segundo ele, existem muitos ajustes a serem feitos, mas já é um grande avanço em relação as pranchas convencionais. O shaper ainda prentende colocar mais lixo dentro da prancha para reaproveitar ao máximo a matéria-prima que seria dispensada no meio ambiente.

 

Fonte Ondas do Sul