Irmãos Salazar detonam no Quebra Mar

0

#Considerados os ?Reis? do local, os irmãos Picuruta e Almir Salazar mostraram toda a experiência de mais de 30 anos de surfe e venceram na etapa de abertura do Circuito AntiQueda Santista de Surfe, disputada neste domingo (dia 30), na praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar.

Picuruta foi o melhor nos pranchões, enquanto que o irmão mais velho faturou, com tranqüilidade, na master (acima dos 35 anos). Já na categoria open, a vitória ficou com o santista Cássio Sanches, um dos talentos da nova geração.

O atual bicampeão brasileiro e paulista iniciante (até 14 anos), o guarujaense Adriano Mineirinho, aumentou ainda mais a sua coleção de títulos com a vitória na categoria.
Na Júnior (no máximo 18 anos), o grande campeão foi o vicentino Vinícius Batista, que deu um passeio na final, mesmo com um grande desempenho de Mineirinho, em sua segunda decisão.

Entre os mirins (limite de 16 anos), outra vitória de São Vicente, com Diego Meinha. Na feminino, o título foi para Praia Grande, com Jaqueline Diniz.

#Com ondas de até 1 metro, sol e um grande público no Quebra-Mar, a disputa começa a resgatar um pouco da tradição de um dos locais que mais revelou talentos do surfe nacional. Sem dúvida, os dois maiores nomes santistas não poderiam deixar de participar da festa.

Almir venceu com folga, comprovando estar em ótima forma, aos 43 anos de idade. ?Não poderia deixar de competir aqui no Quebra-Mar. Surfamos aqui no Canal 1 há mais de 30 anos e fizemos nossa carreira, nossa vida aqui?, comemorou Almir.
Ramiro Palazon foi o vice-campeão, seguido de Nino Matos (São Vicente) e Anderson Neguinho. No pranchão, Picuruta, o melhor brasileiro no Circuito Mundial da categoria, teve um adversário duro, o ex-campeão brasileiro Marcelinho do Tombo, de Guarujá, que deu um aperto no final e ficou em 2º lugar. O também guarujaense Alexandre Passos foi o 3º colocado e o atual campeão paulista da categoria, Jaime Viúdes, de Itanhaém, o 4º.

#A melhor final do dia foi a júnior. Vinícius Batista deu um show de manobras fortes, conseguindo notas altas: 7,67, 8,33 e 8,90, a melhor do evento. Mineirinho não deixou por menos e fez uma onda com manobras inovadoras, tirando a rabeta da prancha para fora d? água várias vezes. Porém, mesmo com uma grande apresentação, ele não foi capaz de superar Vinícius. Os santistas Júlio César e Márcio Bispo, nomes novos no cenário, ficaram em 3º e 4º lugares, respectivamente.

Na mirim, Diego Meinha esteve muito bem e não deu chances para Allan Serrano (2º), local do Quebra-Mar, Victor Juns (3º), de São Vicente, e Emerson Piai (4º), de Praia Grande, outro destaque da competição, fazendo duas finais.

Na iniciantes, Mineirinho mostrou porque é o dono da categoria no Brasil nos dois últimos anos e colocou combinação nos três adversários, ou seja, deixou os rivais precisando de mais de 10 pontos para vencer. Piai foi o vice, com o vicentino Popó Batista em 3º e Thiago Medeiros, também da cidade vizinha, em 4º.
As meninas também mostraram seu surfe no Quebra-Mar e Jaqueline Diniz, que já competiu como profissional, foi a melhor. A ubatubense Samira Amaral, uma das que mais evolui atualmente, foi a vice-campeã, deixando Rose Santana, de São Vicente, em 3º lugar, Vanessa Vaz, de Santos, em 4º, e Débora Oliveira, outra revelação de Praia Grande, em 5º.

Na open, o domínio foi total dos surfistas do Quebra-Mar e a vitória teve uma disputa particular entre os novos talentos Cássio Sanches e Jadir Fortes (2º colocado). Hendel Alexandre terminou em 3º lugar, seguido de Alexandre Bocão.

#O domingo contou, ainda, com uma grande limpeza do Quebra-Mar, coordenada por Picuruta Salazar e o professor Carlos Carmelo, responsáveis pelo trabalho com os novos valores do local. Foram recolhidos aproximadamente 600 quilos de detritos.

No total, o Circuito AntiQueda Santista terá três etapas. O patrocínio é da AntiQueda, com a colaboração total da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes. Apoio: Córner Blanks, D? Plus, S-Pro (shaper Almir Salazar), Classic Longboard (Delton Menezes), Rubber Stick e Quebra-Mar Surf Club. Organização: Associação de Surfe do Estado de São Paulo, com supervisão da Federação Paulista.