Niteroiense Amador

Guilherme Herdy no topo

0

Guilherme Herdy vence categorias Open e Master de etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão 2013 em Itacoatiara (RJ). Foto: Pedro Todaro.

Pódio da categoria Open da terceira etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013. Foto: Pedro Todaro.

Guilherme Herdy venceu as categorias Open e Master da terceira etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013, que aconteceu no último fim de semana, em Itacoatiara, Niterói (RJ).

 

A opção pelo adiamento na semana anterior foi acertada, pois depois da entrada da ressaca no meio da semana, o fundo de areia ficou muito bom, proporcionando altas ondas no canto do Costão.

 

No sábado, quebraram fortes ondas de até 1,5m com formação tubular penteadas pelo vento terral, que deixou o mar muito bonito. Neste primeiro dia de competição, foram disputadas todas as fases classificatórias.

 

No domingo, o mar perdeu intensidade e apresentou ondas em torno de 1m. O dia decisivo foi reservado para as baterias finais, e estavam em jogo passagens internacionais. Mais uma vez o ex-top do WCT, Guilherme Herdy, mostrou que está motivado e surfando muito e, além de faturar a etapa, venceu o ranking das categorias Open e Master. Com a vitória, ele levou duas pranchas novas passagens para a Indonésia e para o Peru oferecidas pela Qatar Airways, Taca Air Lines e AIT Surf Operadora de Turismo.

 

A final da Grand Master foi a primeira a entrar na água. Rafael Mignani escolheu boas ondas e venceu mais uma etapa este ano. Marcílio Marques havia garantido o título do ranking ao avançar para a final. Guilherme Reis e Mitra Melo terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.

 

Com a ausência de Victor Ribas e Milton Morbeck, Herdy avançou para a final da categoria Master, e garantiu uma passagem para o Peru ainda no sábado. Para não deixar dúvidas, ele conseguiu as maiores notas e também venceu a etapa. O big rider local Eric Gonçalves encontrou uma boa esquerda no começo da bateria e ficou em segundo. Junior Silveira, catarinense radicado na cidade do Rio e frequentador assíduo dos campeonatos em Itacoatiara, foi o único visitante a avançar para uma final. Com fortes batidas de backside como sua principal arma, Silveira chegou a liderar a decisão, mas devido ao grande equilíbrio da disputa, terminou em terceiro. Felipe Perin completou a final em quarto.

 

A Open Interna foi a final mais emocionante do dia. Pedro Todaro acertou um bonito aéreo e garantiu o título da etapa. Faltando nove minutos para o término, ele já tinha surfado a quantidade de ondas permitida em uma bateria. Para atingir o degrau mais alto do ranking, ele precisava torcer para o Raphael Guimarães finalizar em quarto. Quando foi avisado que o mesmo estava em terceiro, Pedrinho foi para beira passar instruções para Bernard Broitman, que encontrou uma boa esquerda e conseguiu a nota para avançar uma posição. Raphael Guimarães ainda teve uma chance no minuto final, mas errou a segunda manobra e terminou em quarto. Com essa combinação, Todaro conquistou o título do ano e uma passagem aérea para o Peru. O trigêmeo Ben Borges foi o segundo, mas lutou muito até o final e por pouco não estragou a festa do Pedro.

 

A disputa pela maior premiação da ASN só foi definida na última bateria do ano. Depois do show de tubos no sábado, Branquelo provou que se adapta a qualquer condição de mar. Em ondas de meio a um metro, ele imprimiu muita pressão em suas batidas e fechou o dia com chave-de-ouro, conquistando sua segunda vitória na etapa e consolidando o topo do ranking na categoria Open.

 

Pedro Todaro não completou seus tradicionais aéreos, mas bateu com força nas ondas que encontrou e ficou em segundo. Guilherme Sodré voltou a competir depois de um bom tempo e empatou em pontos com Pedro. Com o critério de desempate, terminou em terceiro. Raphael Guimarães entrou na água com chances de levar a passagem, mas precisava vencer e torcer para Guilherme parar no terceiro posto. Ele se esforçou bastante, mas só conseguiu a quarta colocação.

 

A categoria Junior na ASN foi adiada em respeito ao calendário da FESERJ, que realizou a terceira etapa do circuito estadual Sub-18 no último final de semana. A decisão acontecerá no dia 9 de novembro em Itacoatiara, simultaneamente ao Niterói Surf Treino, com as disputas da categoria Open Interno, categoria sem limite de idade e exclusivs para os surfistas niteroienses.

 

O calendário do mês de novembro está bem movimentado, e ainda tem programada a terceira etapa do Circuito ASN Nova Geração para os dias 16 ou 17.

 

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Compão, WQSurf, Qatar Airways, Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Hot Buttered, Vibe, Pro-Lite, Trísion Eyewear, Cesar Luna Surfboards, André Cebola Shaper, Pranchas BOU, Hillstone, Oceanside, Hanga Bay, Bustle, Todaro, TSN, Energéticos Mad Dog, Águas de Niterói e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.