Garotas são atração no Sthill Paulista

0

#Talentos da nova geração, a niteroiense Juliana Guimarães e a ubatubense Suelen Naraisa devem ser protagonistas de uma disputa acirrada na etapa de abertura do Circuito Sthill Paulista de Surf Open, neste sábado e domingo (dias 15 e 16/04), na praia de Maresias, em São Sebastião.

As duas surfistas, mesmo sendo muito jovens, já dividem o cenário do surf com as melhores do país. No ano passado, Juliana, 18 anos, foi a campeã do Circuito, depois de dois títulos seguidos da carioca Andréa Lopes. A atleta do Rio é mais experiente tanto em idade (Suelen tem 15 anos) quanto em títulos.

Em 98, Juliana foi vice-campeã brasileira profissional e no ano passado representou o Brasil no Pan-Americano, na Argentina, fazendo final. No Sthill do ano passado, a surfista foi bem superior. Chegou em todas as finais, vencendo em Mongaguá e Ubatuba, sendo vice em Santos e Guarujá e ficando em 3º lugar em Maresias. Suelen, que foi a 2ª do ranking, disputou a final em três etapas. Venceu no Guarujá, foi vice em Mongaguá e 4ª colocada em Maresias.

Também ficou em 5º lugar em Santos e Ubatuba. As duas já se enfrentaram este ano, também em Maresias, na final da 1ª etapa do Circuito Paulista Profissional, no início do mês. Na disputa particular, Juliana levou a melhor, ficando em 3º lugar, com Suelen em 4º. “As duas, sem dúvida, têm futuro garantido no surf e estão mostrando grande potencial. Este ano, vai ser parada dura”, destaca o presidente da Federação Paulista de Surf e diretor da Confederação Brasileira, Marcos Bukão, responsável pela organização do Sthill.

Ainda na briga pela vitoria outras três surfistas merecem atenção. Também de Ubatuba, Francisca Pereira, que em 97 e 98, foi a melhor paulista no Brasileiro, e Renata Franco. E do Rio de Janeiro, Deborah Farah, campeã brasileira pro em 97 e 3ª do ranking do Sthill no ano passado. Outro destaque é a pequena Nyorai Bettero, mais uma revelação de Ubatuba. Com apenas 12 anos, Nyorai já vem demonstrando ter futuro promissor na carreira.

O Sthill também conta com as categorias open (masculino sem limite de idade), longboard (pranchão) e master (para surfistas com mais de 35 anos). A previsão é que mais de 120 surfistas participem da etapa. Vale destacar que no final do ranking, o campeão da open ganhará uma passagem aérea para o Hawaii e nas outras três categorias a viagem será para a Costa Rica. Mais informações: (0xx13) 227-1933.