CBSurf Tour

Foco no surfe feminino

0
900x597

Larissa Santos é um dos talentos da nova geração brasileira. Foto Michael Tweddle – ISA. 

 

O ano de 2015 foi de comemoração para a nova geração do surfe feminino no circuito de seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Em especial para a carioca Karol Ribeiro, que se sagrou a melhor entre as de todas as idades na categoria Open do CBSurf Tour, e para a baiana e vice-campeã Daniele Albuquerque, que faturou a Júnior ao longo de quatro etapas, sendo Karol do Rio do Janeiro vice, invertendo entre elas as melhores colocações da temporada. E será em busca de se aperfeiçoar com as mais experientes da nova geração das atletas do surfe que novas competidoras participarão, nos dias de 19 e 20 de março, do Rota do Mar Surf and Music. O evento, que será realizado em Maracaípe (PE), abre o calendário do surf brasileiro em 2016 com as mulheres tendo seu espaço garantido nas ondas e nos pódios da modalidade.

 

A competição vai contar como etapa de abertura do Brasileiro de Seleções da Confederação Brasileira de Surf, com divisões exclusivamente para elas e também masculinas, definindo o primeiro ranking de seis categorias e por seleções. Cada estado, além de sexteto masculino, somará o resultado de uma dupla feminina através da sua melhor colocada na Open e na Sub 18. As ex-campeãs e mesmo atletas que já se profissionalizaram, mas que permanecem Sub 18, poderão competir no Rota do Mar Surf and Music, a exemplo de Larissa dos Santos.

 

Com uma renovação constante na base, o surfe feminino verde e amarelo tem ícones como a atual campeã profissional Jaqueline Silva, de Santa Catarina, que já representou a seleção, assim como a cearense Silvana Lima, antecessora de Jaqueline em etapa única nacional de 2014, ambas com vitória em provas e vice de temporadas da elite mundial.

 

Geraldo Cavalcanti, da Associação Nordestina de Surfe, lembra que, em 1988, foi na mesma Maracaípe, ainda sem a excelente infraestrutura que possui hoje, o palco do primeiro grande encontro da nova geração brasileira na região. “No Feminino, venceu a carioca Andrea Lopes. Anos depois, a primeira de três brasileiras a vencer etapa na elite mundial”, relatou. O presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo, está confiante quanto à continuidade do papel do Brasileiro de Seleções de revelar futuros campeões. “Hoje o Brasil já conta com atleta brasileiro da elite mundial formando dupla com uma representante feminina de outro país. No passado tivemos Bruna Schimitz formando par na elite mundial com um competidor francês. Acredito que, no futuro, teremos um casal 100% brasileiro”, comentou.

 

1131x896

Danielle Albuquerque (BA) e família durante o CBS Brasileiro em Salvador (BA). Foto: Chico Padilha. 

As disputas no surfe acontecerão nas categorias Open (masculina e feminina), Júnior Sub 18 (masculina e feminina), Mirim Sub 16 e Iniciante Sub 14. As inscrições para a competição estão abertas, custam R$ 100 e podem ser feitas através de depósito na conta da CBS (Banco do Brasil, Ag. 3457-6, C/C 63299-6, CNPJ: 02995720/0001-60). O comprovante deve ser enviado para o email [email protected]. Reservas podem ser feitas pelo email [email protected].

 

Além de troféus nas seis categorias, a competição também distribuirá como premiação oito pranchas “Real Magia”, feitas pelo atual campeão brasileiro de veteranos, o Grand Kahuna Cláudio Marroquim, seis blocos Teccel e kits da Rota do Mar. Os primeiros colocados nas categorias Open e Júnior também ganharão passagens para viajar para outro paraíso pernambucano: a ilha de Fernando de Noronha.

 

Serviço:

 

O quê: Rota do Mar Surf and Music

Onde: Praia de Maracaípe – Ipojuca (PE)

Quando: 19 e 20 de março 

Vale: Os primeiros 1.000 pontos no Tour 2016 da Confederação Brasileira de Surf (CBS)

Categorias:

– Open (masculina e feminina) – sem limite de idade

– Júnior Sub 18 (masculina e feminina) – para atletas nascidos a partir de 1998

– Mirim Sub 16 Para atletas nascidos a partir de 2000

Iniciante Sub 14 – para atletas nascidos a partir de 2002