HD World Junior

Filipe sofre contusão

0

 

Estrutura do HD World Junior na Joaquina, Florianópolis (SC). Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Jake Sylvester treina nas ondas com formação irregular. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Joshua Moniz é uma das estrelas da prova. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Depois de muita chuva a noite toda, o domingo amanheceu com céu azul em Santa Catarina, mas com vento sul muito forte impedindo uma boa formação das ondas na praia da Joaquina.

 

Com isso, a comissão técnica do HD World Junior Championship adiou o início do evento apresentado pela Devassa, que decide os títulos mundiais Pro Junior da ASP pela primeira vez no Brasil. Também foi anunciada uma nova chamada para a categoria feminina para as 7h30 da segunda-feira em Florianópolis. O domingo foi só o primeiro dia do prazo da competição, que pode ser encerrada até 5 de novembro na capital catarinense.

“O vento sul acabou de entrar, a ondulação ainda não ganhou tamanho, a previsão é de melhores ondas pra amanhã (segunda-feira) e pro restante da semana, então vamos fazer outra chamada na segunda-feira para ver como vai estar o mar”, disse Luli Pereira, head judge (chefe dos juízes) da ASP no HD World Junior Championship. “Esse é um campeonato importante, decide títulos mundiais, então a gente vai fazer o máximo para realizar as baterias nas melhores ondas possíveis, até porque temos bastante prazo ainda para isso”.

As atletas concordaram com a decisão da comissão técnica, pois o vento sul muito forte não oferecia qualquer condição de surfe na praia da Joaquina. Na segunda-feira, a chamada também é só para as meninas, mas na terça-feira a categoria masculina também começa a ficar de prontidão para competir.

 

A notícia triste do domingo para o surf brasileiro foi a contusão no tornozelo direito sofrida pelo paulista Filipe Toledo, que era o cabeça-de-chave número 1 do HD World Junior Championship Tour. Ele se machucou jogando futebol com os amigos em Ubatuba e teve que cancelar sua participação no evento.

“Eu estou muito desapontado porque queria muito tentar o título mundial Pro Junior, ainda mais com o evento sendo realizado aqui no Brasil”, disse Filipe Toledo. “Infelizmente torci o tornozelo jogando bola com os amigos aqui em Ubatuba ontem (sábado), fui ao médico e ele disse não ter sido muito grave. Mas vou ter que ficar de repouso absoluto, sem poder nem surfar até o dia 8 de novembro, ou seja, perdi a chance de competir no Mundial Pro Junior esse ano, mas quero ainda tentar o título Pro Junior no ano que vem”.

Com a saída de Filipe Toledo, o também paulista Victor Bernardo foi chamado para substituí-lo por ser o próximo colocado no ranking sul-americano Pro Junior da ASP South America, que não estava classificado para competir no HD World Junior Championship. Ele foi campeão brasileiro Pro Junior este ano e até disputou a triagem no sábado que definiu três vagas para o evento principal, mas perdeu nas semifinais e aguardava por alguma desistência para ter a chance de disputar o título mundial na praia da Joaquina. Vitinho vai estrear na sétima bateria com o japonês Takumi Nakamura e o sul-africano Diran Zakarian.

Mas, a previsão é de que a categoria feminina inaugure o HD World Junior Championship e a primeira bateria do campeonato terá a atual campeã sul-americana Pro Junior da ASP South America, Melanie Giunta, do Peru. Ela disputa as duas primeiras vagas para a terceira fase com a norte-americana Frankie Harrer e a japonesa Reika Noro. As meninas também têm que acordar cedo na segunda-feira para a primeira chamada do dia, as 7h30 horas na praia da Joaquina.

O HD World Junior Championship 2013 será apresentado pela Devassa e vai distribuir uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Waves.