Yago Dora

Fiji na mira

0
2048x1365

Yago Dora pode ser convidado pela WSL para etapa em Fiji. Foto: © WSL / Smorigo.

 

A belíssima performance de Yago Dora no Oi Rio Pro pode render um convite ao catarinense para a próxima etapa do Championship Tour, que acontece em Fiji, de 4 a 16 de junho. O assunto foi bastante especulado em Saquarema, mas a World Surf League ainda não oficializou a participação do atleta.

Apesar de a prova ser patrocinada pela Outerknown – empresa pertencente a Kelly Slater -, a escolha do wildcard ficará a critério da WSL e Yago é fortíssimo candidato.

Nas etapas disputadas em Margaret River e Saquarema, Jessé Mendes ficou com o convite da Liga, mas os resultados (13o e 25o) obtidos pelo atual líder do QS e a terceira posição de Yago no Oi Rio Pro podem pesar a favor do paranaense criado em Santa Catarina.

 

Depois de vencer a triagem promovida pela FESERJ na praia de Itaúna, Yago Dora derrubou nomes como os campeões mundiais John John Florence, Gabriel Medina e Mick Fanning, antes de perder para Adriano de Souza na semifinal.

Para escolher um wildcard em suas etapas, a WSL leva em consideração alguns fatores como a atual fase do atleta, as performances numa etapa da elite mundial e o encaixe do seu surfe com as ondas do pico.

Em 2015, o australiano Jay Davies venceu a triagem em Margaret River e fez bonito no evento principal, chegando às quartas depois de bater nomes como Gabriel Medina e Mick Fanning. Naquele mesmo ano, Davies foi chamado para Fiji, onde não se deu bem. Ele voltou a ser convidado no ano seguinte, em Margaret, e novamente foi mal. Em 2017, a WSL optou por dar o convite a Jessé Mendes.

No ano passado, Leonardo Fioravanti começou forte o ano, liderando o QS, e foi chamado para disputar a etapa em Margaret River. O italiano mandou bem, tirando o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, e terminou em quinto lugar. A WSL lembrou novamente do atleta no Rio de Janeiro, onde avançou apenas uma bateria e ficou em 13o lugar. Depois disso, Leo participou apenas do Quiksilver Pro France, mas a convite do patrocinador da etapa.

A etapa em Fiji pode marcar ainda o retorno do potiguar Italo Ferreira às competições, depois da lesão de grau 3 no tornozelo sofrida na Austrália. O atleta ainda está em fase de recuperação, mas tem boa chance de participar da próxima etapa.

Caso desista de disputar o evento, Italo será substituído pelo baiano Bino Lopes, segundo alternate da elite mundial, já que o primeiro, Nat Young, está confirmado na vaga de Filipe Toledo, suspenso por indisciplina.

                                Veja imagens de Yago Dora em Saquarema