Fabinho Silva fatura Hang Loose com altas em Noronha

0

#A 16a. edição do Hang Loose Pro Contest certamente ficará marcada na história do surf brasileiro e mundial como a que colocou as protegidas e adrenalizantes ondas do Abras, em Fernando de Noronha (PE), no mapa das competições de surf.

Como as ondulações estavam enormes e fechando rapidamente na Cacimba do Padre, os organizadores transferiram o evento para o Abras no sábado, onde também aconteceu a final no domingo

Correndo por fora, o cearense Fábio Silva surfou o único tubo da grande final e faturou pela segunda vez o título do Hang Loose Pro Contest, ganhando US$ 6 mil de prêmio e 1.500 pontos, para o levar da 23a. para a quarta colocação no ranking mundial do WQS (World Qualifying Series).

#O vice-campeão no domingo de muita chuva no arquipélago de Fernando de Noronha foi o baiano Wilson Nora, com o catarinense Neco Padaratz terminando em terceiro lugar e o potiguar Danilo Costa em quarto.

“Estou muito feliz por vencer um campeonato tão bonito como este. Entrei superconcentrado na final, porque sabia que o tubo decidiria o título. E graças a Deus eu consegui o único tubo da final”, disse Fábio Silva, 28 anos, vencedor do Hang Loose Pro Contest em 96, na Baía de Maracaípe (PE).

“O Álfio (Lagnado), da Hang Loose, está de parabéns por ter mudado para cá o evento da Cacimba, onde estava fechando, porque esta onda do Abras é lendária e surfar aqui já é um prêmio para todos nós”, emendou Silva, que competiu todo o campeonato com 7 pontos no pé, corte sofrido durante os treinos do início da semana na Cacimba do Padre
Fabinho, ex-Top 44, abandonou o WCT (World Championship Tour) em 97, e confessou que voltará a disputar todo o WQS para tentar retornar à elite da ASP.

#Na bateria final do Hang Loose Pro Contest 2001, seu maior adversário foi o catarinense Neco Padaratz, também desistente do WCT na mesma temporada – 97.

Depois de tirar 8,5 no único tubo da decisão, Fábio Silva assumiu a liderança e passou a marcar o catarinense, dependente de um 5,41. Mas Neco não conseguiu pegar nenhuma outra onda até o final da disputa. Enquanto isso, o baiano Wilson Nora recuperou-se na bateria e roubou a segunda posição de Neco, com o placar final apontando a vitória do cearense Fábio Silva por 19,90 pontos, contra 16,89 pontos de Nora, 15,70 de Neco e 11,03 pontos de Danilo Costa, que não achou as ondas na bateria decisiva
“O campeonato foi alucinante, deu altas ondas, a Hang Loose está de parabéns, mas não deu para vencer”, lamentou Neco, em poucas palavras.

#Outro grande destaque nas ondas poderosas de mais de 2 metros no Abras foi o paulista Danylo Grillo, 20 anos, que bateu todos os recordes do Hang Loose Pro Contest 2001. Ele registrou a imbatível marca de 26 pontos em suas três melhores ondas nas quartas-de-final no domingo, e, no sábado, arrancou a única nota 10 nos tubos do Abras.

O outro a igualar o feito foi o carioca Raoni Monteiro, mas ainda nas ondas também adrenalizantes da Cacimba do Padre. Ambos foram eliminados pelo campeão e vice, Fábio Silva e Wilson Nora, na primeira semifinal.

“Foi um ótimo resultado, pois neste ano vou correr todo o WQS com o objetivo de conquistar uma vaga no WCT”, disse Grillo. O ranking de acesso ao WCT tem um novo líder, o potiguar Joca Júnior, que mesmo perdendo nas oitavas-de-final ultrapassou o francês Mikael Picon
Apesar das chuvas torrenciais, o 16o Hang Loose Pro Contest foi um sucesso pelas ondas grandes, tanto da Cacimba do Padre como as do Abras, e contou com o patrocínio da Hang Loose, Camberra by Elizabeth, Zip.Net e Governo do Estado de Pernambuco; co-patrocínio das lojas de surf Overboard, Surf Trip, Tent Beach, SP Surf, Star Point, Bleat, Bali, Sul Nativo, Surf Xpress, Sthill e Hot Water; apoio da Varig, Eberle e Trip Linhas Aéreas; apoio da administração de Fernando de Noronha e promoção da Revista Fluir, com organização da ASP South America.

#
RANKING WQS 2001 – após cinco etapas
1o Joca Júnior (BRA-RN) 2.640 pts.
2o Mikael Picon (FRA) 2.595 pts.
3o Raoni Monteiro (BRA-RJ) 2.581 pts.
4º Fábio Silva (BRA-CE) 2.580 pts.
5o Danilo Costa (BRA-RN) 2.430 pts.
6o Odirlei Coutinho (BRA-SP) 2.423 pts.
7o James Santos (BRA-SC) 2.400 pts.
8o Paulo Moura (BRA-PE) 2.265 pts.
9o Fábio Gouveia (BRA-PB) 2.250 pts.
10o Dunga Neto (BRA-CE) 2.198 pts.
11o Wilson Nora (BRA-BA) 2.190 pts.
12o Eric Rebiere (FRA) 2.063 pts.
13o Victor Ribas (BRA-RJ) 1.905 pts.
14o Leonardo Neves (BRA-RJ) 1.875 pts.
15o Marcelo Nunes (BRA-RN) 1.815 pts.
16o Drew Courtney (AUS) 1.800 pts.

#

#