Mateus Sena

Evolução constante

0

Como já é de costume, a série Evolution entra em ação mais uma vez para mostrar com detalhes a evolução do potiguar Mateus Sena, 14 anos, natural de Natal, no Rio Grande do Norte. 

Durante o primeiro semestre de 2016, o garoto prodígio da praia de Ponta Negra acumulou excelentes resultados pelo Brasil: um terceiro lugar em Saquarema, Rio de Janeiro; uma vitória em Maresias, São Paulo, e junto com ela o título de campeão nacional sub14 do tradicional Rip Curl Grom Search. Recentemente, no Ceará, Mateus recebeu o apelido de “furacão potiguar” pela mídia local ao vencer as categorias sub14 e sub16, ficar em segundo lugar na sub18 e ainda obter a nona colocação na categoria Profissional, derrubando no segundo round o atual campeão profissional cearense Itim Silva. Era a abertura do circuito cearense 2016 de surfe.

 

“Foi a segunda vez que competi na Pro e estou muito feliz em ter avançado até as quartas. A primeira vez na Pro foi esse ano também em Ponta Negra e eu consegui chegar à final e ficar com a terceira colocação. Foi bem inesperado para mim e para o meu pai, porque esperávamos passar apenas uma ou duas baterias, mas as coisas foram dando certo. Estávamos bem conectados, além de ser a onda que mais conhecemos. Quando percebi já estava na final, tinha vencido baterias com grandes nomes do surfe nacional e mundial como o Danilo Costa. Com certeza tive um dos dias mais felizes da minha vida como surfista, pois era a confirmação de estar fazendo as escolhas certas e de que o trabalho está dando certo. Só não foi melhor que vencer em Maresias com a praia lotada e minha família presente”, disse Mateus.

 

O vídeo acima mostra registros feitos em ondas das praias de Ponta Negra e Tabatinga, dois beach breaks que quebram o ano inteiro e predominam as ondas para esquerda. Mateus já treina de olho nas vagas dos mundias sub16 e sub18 em 2017. Ele sabe que bons resultados ali mantém viva a esperança de um dia integrar a elite do surfe onde estão hoje os potiguares Jadson André e Ítalo Ferreira. Para tanto, o atleta vem apostando num arsenal variado de manobras de borda, sempre executadas com muito estilo, radicalidade e fluidez. Manobras progressivas como os aéreos, snaps e tail slide também estão no pé do garoto.

Confira no vídeo abaixo Mateus misturando o surfe clássico com a modernidade que se espera de jovens surfistas.

 

O atleta – Mateus tem o patrocínio da Oakley Brasil, Açaí do Joca Jr., Infinity Energy Drink e pranchas Ricardo Martins, além do apoio da Wise Up Teens Natal, Magnet Wax, Chiclete Trunk e F.C FISIO.