Itacoatiara Pro

Estreia adiada

0
1280x853

Atletas como Iain Campbell aguardam ansiosamente pelo recomeço do evento. Foto: Tony D´Andrea/Uma Rosa Filmes.

 

Pelo terceiro dia consecutivo o mar amanheceu sem ondas na Praia de Itacoatiara (RJ), postergando o reinício da competição para quarta-feira (22).

Dessa forma, os melhores atletas do mundo seguem na expectativa para entrarem na água e aproveitam os dias livres para treinar dentro e fora da água. Válida como terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding, o Itacoatiara Pro é a primeira etapa Grand Slam do ano, oferecendo a pontuação máxima, 8000 pontos, no ranking mundial, além de distribuir mais de R$100.000,00 em prêmios nas categorias Profissional Masculino, Feminino e Pro-Junior.

Durante o day off alguns atletas estiveram na praia treinando. Confira o que cada um falou sobre as expectativas para o recomeço do evento.

Lucas Nogueira (Espírito Santo, Brasil) – Muita ansiedade para a estreia. Já estamos aqui há uma semana e todos os dias eu consegui pegar ondas. Agora bate aquela ansiedade para vestir a camiseta de competição, ainda mais nesse primeiro round, pois quem passa em primeiro já vai direto para a terceira fase. Nunca um brasileiro venceu o evento principal aqui, mas eu ganhei a triagem uma vez e já que tenho essa sintonia com o mar daqui penso que posso brigar pelo topo do pódio. Aliás, todos os brasileiros estão na mesma expectativa: deixar o título em casa. A ideia é sempre vencer.

1280x853

Lucas Nogueira revela ansiedade. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Tanner McDaniel (Havaí) – Estou muito empolgado para o início da categoria profissional (Tanner já competiu na Pro Junior esse ano), essa é a categoria que tenho dado uma atenção maior, pois sei que posso elevar meu nível surfando contra os melhores do mundo. Eu estou bem tranquilo, esse clima é normal, especialmente em campeonatos grandes.

1600x1067

Tanner McDaniel é um dos expoentes da nova geração. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Iain Campbell (África do Sul) – Para mim tem sido um pouco difícil esses últimos dias, mas tenho tentado me manter ativo. Não surfei muito nos últimos dias e aproveitei para correr na praia, fazer yoga, me alongar. Sempre tentando me manter ativo. Algumas pessoas preferem descansar, mas para mim é diferente, preciso me manter ativo, fazer minha mente funcionar. Competir em eventos desse nível é sempre difícil, sempre contra os melhores do mundo. Até o ano passado, o quinto lugar no Itacoatiara Pro 2014 era o meu melhor resultado como profissional. Eu adoro estar aqui, adoro as pessoas. Estou bem animado pelo que tem por vir.

1762x1175

Iain Campbell luta para não perder o ritmo nos dias de folga. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

David Barbosa (Rio de Janeiro, Brasil) – Minha expectativa é manter o ritmo que tive no ano passado. Ter fé que tudo vai dar certo e torcer pelos brasileiros. Ano passado eu tive um ano muito bom, fui eleito o atleta revelação do Circuito e para esse ano eu quero elevar meu nível e brigar para ser campeão. Estou treinando muito dentro e fora d´água. Quero que chegue logo o dia de amanhã para entrar na água de uma vez e competir.

2048x1365

David Barbosa é uma das esperanças brasileiras. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Uri Valadão (Bahia, Brasil) – Eu fiquei um pouco gripado nos últimos dias, mas agora já estou totalmente recuperado. Ano passado eu fui vice-campeão aqui e, apesar de ter usado uma tática errada na final, consegui encaixar bem meu surfe durante o evento todo. Quero repetir minha performance de 2015 e subir mais um degrau no pódio. Antes do campeonato eu passei quase 30 dias treinando e estou em ótima sintonia com a onda de Itacoatiara. Essa é uma onda que tenho um ótimo conhecimento, pois ela é exatamente no estilo que eu gosto, rápida, para os dois lados e com boas rampas para voar.

1280x853

Uri Valadão quer a vitória em Itacoatiara. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Sócrates Santana (Rio de Janeiro, Brasil) – Durante esses dias de espera eu tenho treinado muito. Não dá para ficar também com muita pressão durante essa espera, é importante treinar, mas também relaxar um pouco. Pelo fato de eu já ter competido nas categorias Pro Junior e Profissional (participou das triagens) acho que isso me dá uma certa vantagem com relação aos demais atletas que ainda estão frios. Essa motivação que nós temos vindo das fases anteriores pode fazer a diferença lá na frente.

 

1600x1067

Sócrates Santana chega embalado ao evento principal. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Eder Luciano (Santa Catarina, Brasil) – Já está todo mundo ansioso para a estreia dos tops no evento principal. A gente já está há 10 dias aqui e continuamos treinando para tirar essa ansiedade. Eu acho que é pior ficar fora do mar. Hoje (terça) já deu uma subida, foi bom para treinar e amanhã (quarta) é certeza que vamos para água. Mal vejo a hora de estrear no campeonato. Eu vim para cá mês passado e estou com boas expectativas para esse ano.

1200x800

Eder Luciano vai com tudo. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Roberto Bruno (Ceará, Brasil) – Eu procuro sempre me movimentar. Fomos no costão para relaxar um pouco e também para produzir material. Em Fortaleza eu não tenho as condições que tem aqui em Itacoatiara. A temperatura da água, é tudo diferente. E nesse tempo livre é bom para treinar, ajustar equipamento e alinhar os últimos detalhes. Quanto à demora para um brasileiro ganhar aqui, eu acredito que quanto mais longa é a espera, mais próxima ela está de acontecer. Em 2016 um brasileiro tem tudo para vencer aqui.

2048x1365

Roberto Bruno aguarda estreia na prova. Foto: Pablo Jimenez.

 

Jacob Romero (Havaí) – Eu tenho aproveitado esse tempo para comer bastante açaí (risos). E também surfado muito. Não importa se está pequeno, eu procuro ir para água e manter meu corpo ativo. Espero que nessa quarta a gente possa ir para água. Eu estou ansioso para competir. Vi alguns vídeos dos locais aqui e sei que Itacoatiara pode oferecer ótimas condições. Espero que a gente tenha boas rampas para voar nos próximos dias.

832x613

Jacob Romero abusa do açaí em Itacoatiara. Foto: Pablo Jimenez.

 

Masculino – Evento Principal – Round 1 

H1: Amaury Lavehrne (REU), Gugu Barcellos (BRA), Gonçalo Pinheiro (POR)

H2: Dave Hubbard (HAV), Hermano Castro (BRA), André Luis (BRA)

H3: Alex Uranga (EUK), Eder Luciano (BRA), Julien Miremont (FRA)

H4: Nicolas Chiara (ARG), Antonio Cardoso (POR), Diego Berrios (CHI)

H5: Uri Valadão (BRA), Matias Dias (CHI), João Paulo (BRA)

H6: José Otávio (BRA), Roberto Bruno (BRA), Pedro Henrique (BRA)

H7: Lewy Finnegan (AUS), Israel Salas (BRA), Miguel Rodriguez (PER)

H8: Jeff Hubbard (HAV), Guilherme Correa (BRA), Gabriel Popo (BRA)

H9: Jared Houston (AFS), Lucas Faria (BRA), João Zik (BRA)

H10: Alan Munoz (CHI), Miguel Adão (POR), Kalani Lattanzi (BRA)

H11: Maxime Castillo (FRA), David Barbosa (BRA), Ethan Nel (AFS)

H12: Diego Cabrera (I.CAN), Iain Campbell (AFS), Gabriel Braga (BRA)

H13: Jacob Romero (HAV), Sergio Luis (BRA), Tristan Roberts (AFS)

H14: Sacha Damjanic (CHI), Lucas Nogueira (BRA), Sócrates Santana (BRA)

H15: Tanner McDaniel (HAV), Nelson Flores (CHI), Manuel Centeno (POR)

H16: Pierre Louis Costes (FRA), Dudu Pedra (BRA), Adejaldo Silva (BRA)

 

Feminino – Semifinais  

S1: Ayaka Suzuki (JAP) x Alexandra Rinder (I.CAN)

S2: Isabela Sousa (BRA) x Sari Ohhara (JAP)

 

Pro Junior – Semifinais  

S1: Christian Tapia (CHI), Sócrates Santana (BRA), Marcelo Santos (BRA), Wanderley Junior (BRA) 

S2: Matheus Bastos (BRA), Diego Vieira (BRA), Thiago Silva (BRA), Luan Tavares (BRA)