Espetáculo na pracinha

0

Leo de Boiçucanga vira na base de uma morra de responsa em Maresias. Foto: Anselmo Venansi / avpictures.com.br.

Mais uma vez Netuno foi gentil com a rapaziada do big surf de Maresias.

 

Na última semana um grande e pesado swell de Sul entrou com força total no litoral Sudeste do Brasil e fez a alegria da galera.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Os telefonemas começaram dois dias antes, e todos trataram de desmarcar reuniões, programas familiares e tudo o que poderia estragar mais uma session de condições intensas.

 

Galera amarradona com mais um big swell no litoral Norte paulista. Foto: Anselmo Venansi / avpictures.com.br.
Na quinta-feira, dia 9, logo cedo as condições eram impressionantes.

 

No entanto, ninguém arriscou cair na água. É difícil dizer o tamanho das ondas, pois estavam quebrando muito lá fora e sem ninguém dentro d?água.

 

Por volta do meio-dia, Xan Lindenbojm, André Motta, Binho, Saulo Ramos e Leo de Boiçucanga colocaram os primeiros jets na água ao lado da pracinha – essa foi a primeira vez que vi as ondas quebrarem na frente da pracinha.

 

Eu, que sempre fotografei as ondas mais pro lado do bar do Meio ou no canto do Moreira, fiquei impressionado com o tamanho e a força das morras ali na frente da pracinha.

 

Foi incrível ver que mesmo em condições como aquelas dois surfistas na remada
entraram na água e ficaram no outside aguardando o momento de pegar uma
onda de série.

 

O mar parecia ficar maior a cada hora e, por volta das 15 horas, um dos surfistas dropou uma morra de uns 10 pés. Estavam na remada Carlos Bahia, longboarder e local de Maresias, e Leandro Tucunduva.
 
Eu já vi Maresias quebrar algumas vezes bem grande nestes últimos anos, mas acho que desta vez foi um dos maiores que já presenciei.

 

Posso citar três dias que ficaram gravados como os maiores: 14 de novembro de 2004; 24 de abril deste ano e este 9 de novembro certamente entraram para história.

 

Os surfistas que se arriscaram a cair no mar na remada trabalharam em perfeita sintonia com os towsurfers. No dia seguinte as ondas baixaram um pouco, porém algumas séries ainda estavam a la Hawaii, e o crowd, tanto de tow-surfes como de surfistas, também já havia aumentado.

 

A galera do tow-in era composta por Saulo Ramos, Leo de Boiçucanga, Xan Lindembojm, Ivan Bertazzo, Cesinha Rossi, André Mota, Alfredo Bahia, Carlinho, Bile, Paulo Vainer, Flavio Boca, Fabinho Mancurti e Flávio caixa D`água, Marcelo Siqueira, Marcelo Preto, Sergio Pudi, João Simonsen, Costinha, Rosemiro, Tom de Maresias e Serginho Guloseima.

 

Destaque para o dropão animal na remada do Rubão da Tubes, uma craca com uns  8 pés plus. Ele despencou literalmente no ar e conseguiu virar no botton turn, fazendo a galera ir ao delírio.

 

Para ver mais imagens do fotógrafo Anselmo Venansi acesse avpictures.com.br.