Ubatuba Pro Surf

Emoções em Itamambuca

0

Com ondas perfeitas de até 1,5 metro, a praia de Itamambuca mais uma vez comprovou ser o cenário perfeito para receber um campeonato de surfe. Neste sábado de sol, o show ficou por conta da categoria Profissional no Ubatuba Pro Surf.

As categorias Junior, Pro Feminino e as semifinais da Long Kahuna completaram as ações na água, enquanto a criançada se divertia na barraca de educação e arte da AUS.

Após a primeira fase da categoria Junior no início da manhã, os profissionais caíram na água por volta das 9:30 horas com a primeira fase. Já nas primeiras ondas, ficou comprovando mais uma vez o porquê do Circuito de Ubatuba ser um dos municipais mais fortes do planeta, com 24 atletas de nível altíssimo de surfe.

A segunda fase da categoria Profissional marcou a eliminação do líder do ranking Tales Araújo na primeira bateria, enquanto a terceira foi um verdadeiro show para o excelente público que compareceu às areias de Itamambuca. Geovane Ferreira teve uma atuação quase perfeita com uma soma de 18,45 e uma nota 9,95, vencendo Weslley Dantas e Marco Aurélio, que tiveram somatórios acima dos 15 pontos.

Os quatro finalistas foram definidos em baterias disputadíssimas homem a homem. O três vezes vice-campeão brasileiro Odirlei Coutinho derrotou Tamaê Bettero somando 17 pontos em duas ondas no critério excelente.

A segunda bateria das quartas de final teve a vitória de Gustavo Araújo sobre Artur Aguiar por uma diferença de 1,70, enquanto a terceira bateria foi vencida por Geovane Ferreira contra Alex Cunha. A bateria derradeira das quartas foi a mais emocionante da fase, com Weslley Dantas, um dos mais promissores aspirantes ao CT, batendo o experiente bicampeão brasileiro Renato Galvão numa bateria de alternância de posições e decidida nos minutos finais.

A primeira bateria da semifinal Junior foi disputadíssima e apenas 2,10 pontos separaram o primeiro e terceiro colocados. Raul Reis venceu a bateria com Guilherme Vilas Boas virando na última onda em cima de Gabriel Medeiros, que foi eliminado com Guilherme Albernaz. A final de domingo foi definida na segunda semi com a classificação de Munir Farah em primeiro e Kalani Joan em segundo, deixando Matheus Souza em terceiro e Luan Blascovich em quarto.

A Long Kahuna completou o time de finalistas com Carlinhos Roberto, Fabio Chati, Alexandre Miranda e Claudio Silva e, na Pro Feminino, a final será decidida neste domingo com Luana Coutinho, Carol Araújo, Açucena Vaz e Jéssica Bianca, que se classificaram nas semifinais nas últimas baterias do dia.

Com previsão de excelentes ondas e sol para o domingo, além das semifinais da Profissional Masculino e da Mirim, o dia terá 14 finais. Um verdadeiro show de surfe de todas as gerações e garantia de melhor programa para fechar a semana. E para quem não puder acompanhar da praia alguns dos melhores atletas do Brasil e do Mundo, o Ubatuba Pro Surf está sendo transmitido ao vivo pela internet Fpsurf.com.br.

Arte e Educação

Outra ação que faz a diferença no Ubatuba Pro Surf é a Barraca de Arte e Educação da AUS. Focado no público infantil, o espaço é recheado de diversão e recreação com pinturas e esculturas com materiais alternativos, além de ações ambientais.

O evento

O Ubatuba Pro Surf é apresentado pela Prefeitura de Ubatuba, conta com o patrocínio de Atmosfera, UPG Hotel, Juno Brasil, apoio da Wizard, Associação Comercial de Ubatuba, Rikwil, Follow, Federal Art, Brothers Açai, Itamambuca Eco Resort, Perfect Waves e Terral. A comunicação visual é feita pelo Uirá e o evento tem a colaboração do Hotel São Charbel, WCG Anchieta, Fisheye, Dunkel Volk, Toninhas Surf Club, Oficina das Pranchas, Wavestar, Sardinha Boteco, Banana Wax, D Carle Treinamento Funcional, Fibra Surf, Empório Cerealista, Maraberto e Up Drop. O circuito municipal é organizado pela Associação Ubatuba de Surf sob a supervisão da Federação Paulista de Surf.