Itacoatiara Pro

Elite desembarca no Brasil

0
1400x934

Jared Houston é o líder do ranking mundial. Foto: Tony D’Andrea.

 

Pelo sexto ano consecutivo, Niterói receberá os melhores atletas de bodyboard do mundo para as disputas do Itacoatiara Pro. Confirmado para acontecer entre os dias 14 e 25 de junho, com a participação de mais de 150 atletas de 25 países, que disputarão o prêmio de R$ 100 mil reais oferecidos pela Prefeitura de Niterói e pontos importantes na corrida ao título mundial, o evento será válido com terceira etapa do APB World Tour.

 

Depois de Pipeline, no Havaí, e Teahupoo, no Taiti, será a vez Itacoatiara figurar no centro das atenções do circuito mundial e receber a elite do esporte em uma competição que é tradicionalmente marcada por grandes ondas. Sucesso de público, crítica e mídia desde a primeira edição em 2012, a etapa brasileira do circuito mundial da APB (Association of Professional Bodyboarders) chega em mais uma edição, se consolidando como o maior evento de bodyboard do mundo e colocando Itacoatiara definitivamente na rota das melhores ondas do planeta.

1024x647

Alex Uranga aproveitando os perfeitos tubos de Itacoatiara, Niterói (RJ). Foto: Renato de Paula.

O diretor do evento e atleta profissional Giuliano Lara, comemora o reconhecimento por parte dos órgãos públicos e empresas. “A confirmação do evento pela Prefeitura de Niterói respalda todo o nosso trabalho junto às empresas privadas e dessa forma é possível viabilizar a competição internacional mais representativa do calendário da cidade. Um campeonato do porte do Itacoatiara Pro acontecendo anualmente deixa um legado eterno no esporte, na educação e na economia da cidade”, explica.

Como acontece todos os anos os melhores atletas do mundo marcam presença na Praia de Itacoatiara, considerada por muitos com a melhor onda do Brasil para a prática do bodyboard. Entre os estrangeiros nomes como Pierre Louis Costes (França), Jeff Hubbard (Havaí), Jared Houston (África do Sul) e Amaury Laverhne (Ilhas Reunião), todos campeões mundiais, já são certos. Entre os brasileiros, Eder Luciano, Uri Valadão, Isabela Sousa, Neymara Carvalho, além, é claro, dos ídolos locais como Dudu Pedra e José Otávio, são alguns dos fortes candidatos ao título.

1600x1067

Entre as mulheres, a grande campeã em 2016 foi a brasileira Isabela Sousa. Foto: Tony D’Andrea / Uma Rosa Filmes.

 

Novidades dentro e fora da água – Os frequentadores da região oceânica de Niterói estão acostumados com a movimentação que o Itacoatiara Pro promove durante o mês de junho. Shows, festas, eventos socioculturais, gastronomia e muita gente bonita, transformam o local num verdadeiro festival esportivo repleto de atrações para todos os gostos. Mas nesse ano, até o Plaza Shopping, no centro da cidade, terá uma área temática sobre o mundial de bodyboard, onde além de expor todo o histórico da competição, oferecerá ao público entretenimento, brindes e a oportunidade de competir no Itacoatiara Pro virtualmente através de um videogame.

Para os competidores reais, a luta pelo título está mais difícil neste ano. Uma alteração proposta pela APB define que apenas os oito melhores colocados nas triagens terão o direito competir no evento principal, onde enfrentarão os trinta e dois melhores colocados no ranking mundial rumo ao título na onda mais poderosa do Brasil. Outra boa notícia é a manutenção da etapa feminina que abre o circuito mundial para as mulheres.

O Itacoatiara Pro 2017 promete recorde de inscritos, já que a disputa também foi confirmada para categoria Pro Junior, que contempla os atletas com idade inferior à 18 anos. Uma completa celebração do esporte que colocará lado a lado os principais nomes do esporte e o melhor da nova geração.

Itacoatiara Pro 2017 – Galeria de campeões

2012 Dave Winchester (Austrália)
2013 Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 Jared Houston (África do Sul)
2015 Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)

 

Ranking mundial após duas etapas:

1 Jared Houston (África do Sul) – 4000
2 Garth McGregor (Austrália) – 3840
3 Jeff Hubbard (Havaí) – 3440
4 Alex Uranga (País Basco) – 3400
5 Mike Stewart (Havaí) – 3360
6 Dave Hubbard (Havaí) – 2720
7 Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) – 2440
8 Paul Blaz (Austrália) – 2400
9 Patrick Orr (Havaí) – 2320
10 Tanner McDaniel (Havaí) – 2240