Mundial de Bodyboard

Eder Luciano garantido na elite

0

O bodyboarder catarinense da cidade de Itapema, Eder Luciano, terminou o ano de 2010 entre os Top 5 da elite mundial no ranking da IBA – International Bodyboarding Association.


Em seu primeiro ano correndo o tour completo, o atleta priorizou sua permanência na elite, já que em 2011, o Tour será separado em divisões e apenas os tops 24 estarão correndo as melhores ondas do mundo em busca do prêmio máximo do esporte.


Eder conquistou o segundo lugar na etapa das Ilhas Canárias, realizada na praia de El Confital, que tem status de Grand Slam, quer dizer, pontuação em dobro para os atletas.


Apesar de não conquistar um bom resultado na perna européia do Tour (Eder já foi campeão europeu e conquistou etapas tradicionais nos últimos anos), o catarinense buscou resultados em ondas pesadas, como Arica e Pipeline, em sua primeira temporada havaiana.


Eder comprovou habilidade em todos os tipos de ondas e qualifica-se como candidato a um título mundial para o Brasil. Correu todas as etapas do tour exceto a da Austrália, que usou como descarte.


Para o ano de 2011, a IBA realizará um Tour dos sonhos, com etapas em ondas pesadas e tubulares, como Pipeline, The Box, Puerto Escondido, Arica, El Frónton, Ilhas Reunião e Portugal.


Destas etapas, apenas os 24 melhores do mundo participarão, restando aos outros bodyboarders a divisão de acesso GQS (Global Qualification Series), e tentar o acesso para o ano seguinte.


De volta ao Brasil, Eder Luciano começa a organizar-se para a sua segunda temporada havaiana.


O que você sente sendo o quinto melhor bodyboarder do mundo em 2010?
 
A ficha não caiu ainda. É uma sensação animal e estou curtindo o momento e ainda quero curtir muito.

 

Quem me deu a notícia foi o GT (Guilherme Tâmega). Estou muito feliz com minha segunda colocação na etapa das Ilhas Canárias e em ser o top 5 do mundo em 2010.

Quais foram os melhores resultados deste ano?

Fiz apenas dois pódios: terceiro lugar na Bahia e segundo na última etapa, Grand Slam, nas Ilhas Canárias.

 

Durante todo o ano fui bem constante nos eventos e passei baterias importantes nas etapas Grand Slam, que somaram 2.000 pontos.
 
Na perna europeia, você sempre costuma se dar bem. Este ano ela foi reduzida e a dificuldade aumentou. Houve algum momento em que você sentiu-se inseguro em não alcançar um resultado proveitoso no Tour?

Sim. Este ano o Tour europeu não foi dos melhores e fiquei bem abalado depois da etapa de Sintra. Esta última tinha me preparado muito e acabei caindo de cara.

Mas logo depois que voltei, comecei a ver meu erros e perdas nas baterias e procurei melhorar isso. No final deu certo. Nas duas últimas etapas consegui bons resultados e dei a volta por cima.
 
Qual sua opinião sobre o novo formato do Tour?

O novo formato parece estar bem montado. A boa fase está voltada para os tops 24, estrelas nos eventos. Espero que dê certo. O bodyboard só tem a crescer com a mudança.

Você pensa em seguir para sua segunda temporada no Hawaii?

Com certeza. Meu próximo passo é a segunda temporada havaiana. Na próxima semana começo trabalhar em cima desta etapa.
 
Quais são seus patrocinadores?

Conto com o patrocínio da B2br – Bodyboarding Brasil pranchas, roupas e assessórios, O`ahu Surf Shop, Prefeitura Municipal de Itapema e Wizard Idiomas de Itapema.
 
Conte um pouco do clima nas Canárias, depois um segundo lugar na última etapa do ano.

As Ilhas Canarias é um lugar mágico. Com certeza é o Hawaii da Europa, com altas ondas e fundos de pedra irados. Tem muitas ondas constantes e com o crowd apenas de bodyboaders.

A onda de Confital, onde foi realizada a etapa, é uma direita muito boa. A prova disso foi o último dia do evento, que estava com ondas de 1 a 1,5 metro na série, ondas longas e muito manobráveis com tubos perfeitos.

 

Consegui fazer um surf bem variado e sempre elevando o nível a cada bateria. Isto me levou ao segundo lugar no evento em uma final muito disputada. Sem dúvidas esta etapa ficará gravada na história do bodyboard como um começo de uma nova era do esporte.

Mande uma mensagem pra galera.

Valeu toda galera que torce por mim e acredita no meu trabalho. Aproveito para desejar um feliz Natal e um ano novo com muita saúde paz e amor a todos.

 

Fonte Quer Surfar