Blau e Danilo

Dupla comenta expectativa

0

Danilo Couto é forte candidato ao prêmio de maior onda surfada na temporada. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Alexandre Martins, radicado em San Francisco, Califórnia (EUA), e Danilo Couto, residente em Haleiwa, Hawaii, foram os primeiros brasileiros a serem declarados finalistas do XXL, maior premiação da categoria de ondas grandes do surf mundial.

Danilo disputa o prêmio de maior onda surfada na temporada e Alexandre o de maior onda surfada na remada.

Conversei pelo telefone com ambos para saber um pouco mais sobre o que os dois esperam do dia 23 de abril, data em que serão distribuidos cerca de US$ 130 mil em prêmios.

Você esperava estar entre os finalistas?

Danilo Eu tinha esperanca, ainda mais depois que passou a temporada e começamos a analisar as imagens. Notei que a minha onda estava surfada bem no crítico. 

Radicado na Califórnia, Alexandre Martins é um expert nas ondas de Mavericks. Foto arquivo: Frank Quirarte / Billabong XXL 2004.

 

Blau Eu tinha a esperança, sempre achei que a onda merecia, mas também achei que tinha muita competição, matematicamente muita onda poderia estar ali na final como a do Zach Wormundt e até do Burle.

Quem são os favoritos?

Danilo Não queria estar na pele dos juízes, muito disputado este ano, embolado mesmo, vários dias grandes. Jaws tinha uns 30 a 35 pés havaianos nos maiores dias e o maior dia na remada em Mavericks, 25 a 30.

 

A maior bóia de toda a temporada foi registrada às 21 horas do dia 24 de dezembro, se não me engano 23 pés e 21 segundos. Esta ondulação chegou em Jaws, Maui, 11 a 12 horas depois, ou seja, entre 8 e 9 da manhã. A onda que surfei foi extamente às 8:25 da manhã de Natal.

Na remada, tivemos muitos tubos, o que é difícil. O do Raymana foi muito deep em Teahupoo e o tubo do Shane Dorian foi muito bom, afinal nunca havia sido pego na remada em Mavericks.

Blau Na minha opinião, no quesito maior onda, a do Danilo e do Alemão (Sebastian) são os favoritos. Danilo tem grandes chances, afinal não deram naquele ano em que ele também fez a final e creio que este ano ele leva.

Na remada, o Twiggy de repente, ou mesmo o Shane Dorian. Rolou muita midia nessa onda e estar na final já é o meu prêmio.

Quem são os juizes?

Danilo Bill Sharp, Surfline – não divulgam quem são os juizes. Talvez o Mike Parsons.

Blau Eu não sei quem são os juízes, tenho curiosidade de saber, aparecem resultados meio estranhos. O que deveria ser avaliado é o peso da onda, critico da onda. Por exemplo, aquela onda na Espanha eu acho meio gorda e já derrubou ondas pesadas como Mavericks e Jaws. O certo seriam  os big riders mesmo julgarem. Chega um ponto em que é muito dificil julgar. Onde 2 pés a mais ou a menos fazem a diferença e só um big rider de verdade iria saber notar essa diferença. Enfim, nem sei como eles medem…

E o “ride of the year”?

Danilo Caramba, bem difícil. A do Shane Dorian e o Raimana são tubos impressionantes…

Blau A do Twiggy e do Shane Dorian estão animais.

Acha que vai ganhar?

 

Danilo Já fui finalista três vezes, todas as vezes tinha chance de ganhar, estou confiante. Olhei o vídeo e a onda foi bem surfada, na parte crítica. Estou tranquilo, se vier é lucro.

Blau Não acho que vou ganhar, nem esperava estar entre os finalistas, mas já foi um prazer descer aquela onda…

Tem que ter amor para surfar essas ondas, você surfaria sem patrocinadores?

Danilo Com certeza tem quem surfa pelo dinheiro, mas já fiquei diversas vezes sem patrocínio e trabalhei duro em outras coisas para correr atrás. Em Jaws, por exemplo, fica mais fácil porque já tem a estrutura. Mas, viajar o mundo fica bem dificil.

Blau Tem que gostar mesmo da parada, fazer por amor. Eu moro aqui pertinho, para o Danilo é diferente, ele é um profissional, eu faço por curtição. Ele gosta mesmo, sangue de big rider na maior naturalidade. Eu não estava procurando ser o campeão de nada, não vivo disso. O meu objetivo agora é fazer umas viagens de meio de ano só para fazer a cabeça. Eu não quero esses patrocinadores que se aproveitam, oferecem uma graninha, um short e camiseta. Se for para rolar, tem que ser um patrocinador profissional.

E no feminino, a Maya leva de novo?

Danilo Ela está enfrentando mais disputa este ano. A Savanah pegou altas em Mavericks remando. Mas a Maya viajou, é a favorita, ela merece.

 

Blau Sempre filtrada nos maiores mares, nenhuma menina faz o que ela faz, sem patrocínio ou não. Foi para Tehahupoo sozinha, ela corre atrás. 

Acha que existe politica no julgamento?

Danilo Os caras entendem, afinal devem ser ex-surfistas, editores, big riders… Política existe em tudo, a subjetividade que é fogo…

Blau Com certeza…

Se ganhar, vai fazer o que com o dinheiro?

Danilo Vou dividir com parceiro e pagar as contas, vou para o Chile, passando no Brasil antes para pegar as pranchas para o evento de remada que vai rolar lá…

Blau Eu colocava na conta, sem planos, investiria numas viagens…

 

Veja também

 

Couto e Blau são finalistas