Pena Little Monster

Domínio nordestino

0

A segunda etapa do Pena Little Monster começou com o cenário perfeito para um campeonato de surfe na sexta-feira em Itacaré, no litoral Sul da Bahia.

A Praia da Tiririca bombou altas ondas, com esquerdas e direitas entrando o dia todo para a nova geração mostrar o seu surfe no circuito realizado pela marca Pena Surf Wear desde 2014 e que neste ano está abrindo o Circuito Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) na Região Nordeste.

Os primeiros a competir foram os 28 inscritos da categoria Sub 16. Depois, 46 surfistas de onze estados do país disputaram duas rodadas de baterias, valendo as dezesseis vagas para enfrentar os cabeças de chave na terceira fase, a partir das 8h00 deste sábado em Itacaré.

O primeiro a se destacar nas excelentes condições do mar da sexta-feira na Praia da Tiririca, foi o cearense Cauã Costa, que tirou a maior nota – 7,5 – entre os participantes da categoria Sub 16. Essa marca só foi superada no décimo confronto da primeira fase Pro Junior, quando o potiguar Jonatha Santos igualou o 7,5 duas vezes, até conseguir um 8,5 para atingir imbatíveis 16,00 pontos. Na mesma bateria, o paulista Gabriel Ramos também surfou uma boa onda que valeu 8,25 para passar em segundo lugar para a segunda fase.

Essa batalha final pelas dezesseis vagas para a rodada dos cabeças de chave do Pena Little Monster, indicados pelo ranking da ABRASP, foi iniciada com o baiano Felix Martins fazendo a melhor apresentação do dia, ganhando nota 8,75 dos juízes para garantir a vitória por 15,00 pontos. O líder do ranking Pro Junior, Mathias Ramos, campeão da primeira etapa em casa no Ceará, ganhou a disputa seguinte. Na terceira bateria, o paulista Vinicius Mabel foi quem chegou mais perto do recorde de Jonatha Santos, atingindo 15,15 pontos na vitória sobre o potiguar Mateus Sena e o gaúcho Gustavo Borges.

O vice-líder do ranking Pro Junior, Jannifer de Souza, também passou as duas fases que disputou na sexta-feira e a segunda dele fechou o dia, saindo do mar quase escurecendo na Praia da Tiririca. A bateria foi vencida pelo potiguar Jonatha Santos e a última da segunda fase ficou para abrir o sábado em Itacaré. O paulista Gabriel Ramos, o capixaba Kalebe Kymerson e o cearense Cauã Costa, vão iniciar o segundo dia em mais um confronto nacional na Bahia.

Onze estados – O Pena Little Monster foi idealizado pela marca Pena Surf Wear com o objetivo de descobrir, revelar e preparar, novos monstrinhos para o esporte no circuito realizado desde 2014 na Região Nordeste do país. As categorias Sub 08, Sub 10, Sub 12 e Sub 14, além da Pro Junior Feminina, serão iniciadas no sábado na Praia da Tiririca. As etapas passaram a valer pelo Circuito Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e o evento ganhou projeção nacional.

Nesta etapa da Bahia, somente na categoria Pro Junior masculina, foram inscritos 62 surfistas de onze estados do país, desde o Rio Grande do Sul até o Pará. Por estarem em casa, a maioria é baiana com vinte participantes. O segundo maior pelotão estadual é de São Paulo, com onze surfistas. O Rio Grande do Norte é o terceiro com oito, seguido por Ceará e Rio de Janeiro com seis cada, Pernambuco e Pará com três, Paraná com dois e Rio Grande do Sul e Espirito Santo comparecendo com um representante no Pena Little Monster de Itacaré.

Maioria potiguar – Os dezesseis cabeças de chave da ABRASP só estreiam na terceira fase, que vai abrir o sábado, enquanto 46 surfistas de onze estados já competiram nas duas rodadas eliminatórias da sexta-feira. Entre os quatorze que saíram da Praia da Tiririca classificados, a maioria foi do Rio Grande do Norte, que conquistou cinco vagas com Jonatha Santos, Mateus Sena, Emanoel Tobias, Israel Junior e Victor Costa.

Curiosamente, quatro dos cinco potiguares acabaram completando duas baterias e terão que se enfrentar na disputa por duas vagas com os cabeças de chave. Mateus Sena e Victor Costa foram para a quarta, do paulista Igor Moraes e do carioca Lucas Paes. E Emanuel Tobias e Israel Junior para a sexta, encabeçada pelo paulista Kim Matheus e por Ives Lopes, um dos quatro cabeças de chave da Bahia no Pena Little Monster de Itacaré.

Os baianos começaram a primeira fase em maior número, com dezesseis surfistas, porém o único que avançou para a rodada dos cabeças de chave foi o recordista de nota, Felix Martins. Os outros que passaram para o sábado foram os cearenses Mathias Ramos e Jannifer de Souza, que lideram o ranking Pro Junior, os paulistas Vinicius Mabel, Luan Hanada e João Pedro, o carioca Vitor Soares e os pernambucanos Cauã Nunes e Sinoe Cronier.

A segunda etapa do Pena Little Monster 2017 válida pelo Circuito Brasileiro Pro Junior, é realizada com apresentação da CT Wax, patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Itacaré, apoio da Federação Baiana de Surf e realização da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções. O Pena Little Monster está sendo transmitido ao vivo na internet pelo Pena.com.br.