Treino no Sul

Cutelo afia pontaria

0

Rodrigo Cutelo Stein treina na laje da Jagua (SC). Foto: James Thisted.

O surfista de Itajaí (SC) Rodrigo Cutelo Stein continua em busca de ondas grandes e segue firme nas competições, mesmo depois do final do prazo de espera do Red Nose Tow In Championship 2010 em Maresias, São Sebastião (SP).

 

Cutelo estava pronto para o evento de ondas grandes, competição que encerrou o prazo de espera no último 30 de novembro e infelizmente não aconteceu, diferente das duas edições anteriores, em 2008 e 2009.
 
Depois 139 dias de espera, a competição não foi realizada pois as ondas deveriam alcançar mais de 3 metros e boa formação.
 
O surfista acompanhava todos os gráficos de ondulação e estava com o preparo físico em dia, já que era um dos inscritos para participar na categoria Paddle Challenge. Esta oferecia ao surfista que dropasse a maior onda na remada com o prêmio de R$ 5 mil.
 
“Infelizmente a natureza não colaborou desta vez. Estava preparado para dar o melhor, treinando todos os dias e com um quiver preparado. Além disso, corria o estado em busca das melhores condições de ondas grandes. Vou esperar o ano que vem e seguirei nas competições em Santa Catarina, levando a marca dos meus apoiadores”, diz Cutelo.
 
O surfista possui equipamento próprio para a prática do esporte, incluindo jet-ski, que usa em suas quedas em Jaguaruna, famoso pico de ondas grandes no Sul do estado catarinense.

“Fiz o curso da Atow-Inj (Associação de Tow in de Jaguaruna) que me deixou preparado e confiante para a prática do esporte. Já corri os estados do Sul e do Sudeste brasileiro em busca das maiores ondas. Durante as últimas grandes ondulações que serviram a Atalaia sempre amanhecia dropando e rebocado pelo jet. Porém os dias menores aproveito para aperfeiçoar as manobras, e desta maneira, também me habilito para as competições de surf no estado”, comenta.
 
O surf de ondas grandes é um esporte caro e exige muito esforço pessoal para os atletas que desejam praticar a categoria. Além da prefeitura de Itajaí, o atleta conta com apoio da Snapy Surfboards, Padang Padang Surf Shop, ALS Transportes, Gport serviços em Comercio Exterior, Centro Educacional Pintando o Sete e do site Quersurfar.

“Ano que vem estarei novamente à caça de ondas grandes, e estou me programando para competir no Chile a etapa do mundial de ondas grandes, já que agora há um circuito organizado”, informa o surfista.
 
A praia do Atalaia, quintal de casa de Cutelo, segura grandes ondulações de até 4 metros com boa formação, principalmente as de Sudeste. Além disso, a praia forma uma onda extensa distante da areia, com seções de parede em pé e tubulares, exigindo extremo conhecimento do surfista além de excelente preparo físico.