Catarinense lotado

0

Danilo Costa aproveita etapa do catarinense para treinar em busca de um bom resultado no WQS. Foto: Basílio Ruy.

Estrelas do surf brasileiro e atletas estrangeiros participam da estréia do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Florianópolis.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A etapa de abertura do circuito profissional da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) também vale 1,5 mil pontos no ranking do circuito Sul-Brasileiro, que classifica quatro atletas para o SuperSurf.

 

O catarinense Jean da Silva ganhou as duas provas desta competição realizadas no Paraná e defende a liderança invicta neste domingo.

 

Silva é um dos dezesseis cabeças-de-chave que

Franco-brasileiro Patrick Beven também está na briga. Foto: Basílio Ruy.

entram direto nas oitavas-de-final.

 

As disputas foram iniciadas em ondas de meio metro no sábado, com ex-integrantes da elite mundial se apresentando desde a primeira fase.

 

O primeiro deles foi o niteroiense Guilherme Herdy, vencedor da segunda bateria do campeonato.

 

O pernambucano Paulo Moura foi barrado pelo catarinense Gustavo Schlickmann e o paranaense Alessandro Schmitz.

 

Na disputa seguinte, o potiguar Danilo Costa aproveitou bem as condições parecidas com as praias de Natal (RN), onde aprendeu a surfar, para derrotar três paranaenses: William Oliveira, Jorge Porvilho e Cristiano Correia.

 

?É um circuito que o meu patrocinador, a Oakley, apresenta e é muito bom vir para Floripa. Todo campeonato é muito importante, ainda mais esse que está com nível muito alto com vários ex-Tops?, destaca Danilo Costa.

 

Eles é um dos atletas disputam o mundial WQS que começa terça-feira na praia do Santinho, também em Floripa, e escolheram antecipar a viagem para competir na etapa de abertura.

 

Quem também estreou com vitória no sábado foi o carioca Yuri Sodré, que até o ano passado figurava no seleto grupo do WCT e veio direto dos Estados Unidos, onde competiu na primeira etapa do Mundial WQS 2007 na Flórida.

 

?Resolvi começar cedo a temporada para já ir pegando ritmo de competição, que é muito importante. No ano passado eu fiquei muito tempo no Hawaii, mas agora eu decidi vir antes para me adaptar ao fuso horário do Brasil. Gostei que tinha esse campeonato e resolvi competir para treinar para o WQS do Santinho. Adoro a praia Mole, estava com saudades daqui e só espero não prejudicar ninguém da terrinha?, fala Yuri Sodré.

 

Os campeões brasileiros Fábio Gouveia (2005) e Renato Galvão (2004) estreariam na bateria seguinte, no entanto nem o paraibano e nem o paulista precisaram entrar no mar, pois seus adversários, o paranaense Clóvis Salgueiro e o catarinense Daniel Farias, não apareceram para competir, com os dois avançando direto para a segunda fase.

 

Já as atrações estrangeiras tiveram que enfrentar as pequenas e difíceis ondas da praia Mole no sábado e nenhum conseguiu se classificar entre os dois primeiros colocados em suas baterias.

 

 

##

 

Guilherme Herdy usa toda sua experiência para avançar na Mole. Foto: Basílio Ruy.

O franco-brasileiro Patrick Beven, que já venceu uma etapa do WQS na Mole em 2003 e defende o título do 6 estrelas do Costão do Santinho, foi eliminado pelo potiguar John Max e pelo catarinense Felipe Ignacio.

 

O espanhol Julian Cuello, das Ilhas Canárias, perdeu para o carioca Anselmo Correia e o catarinense Ricardo Wendhausen.

 

E outro espanhol, Pablo Gutierrez, foi superado pelo cearense Thiago de Souza e o niteroiense Bruno Santos.

 

Gutierrez está na casa do joinvillense Jean da Silva em São Francisco do Sul, surfista que

 

Yuri Sodré antecipa chegada em Floripa para participar da prova. Foto: Basílio Ruy.

faturou o título das duas etapas que abriram o Sul-Brasileiro 2007 no Paraná e defende a liderança invicta do ranking.

 

?Estou bastante motivado por ter vencido essas duas etapas, treinando bastante não só na água como também na Academia Medley. Então acho que tudo isso tem me ajudado muito para conseguir estes resultados?, analisa Jean da Silva, que estréia na última bateria das oitavas-de-final neste domingo.

 

O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro tem as etapas estaduais mais ricas do país e distribuirá R$ 120 mil em prêmios com o patrocínio da Cerveja Sol, Oakley, Goofy e Lojas Sul Nativo, co-patrocinio do Beiramar Shopping e apoio da Bully?s, Salva-Surf. Site Floripa Turbo, Prefeitura de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes (FME).

 

A primeira das seis etapas do circuito organizado pela Federação Catarinense de Surf e homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Confedereção Brasileira de Surf (CBS), também conta com o importante apoio do Praia Mole Eco Village e da Associação de Surf da Praia Mole (ASPM).


Oitavas-de-final – cabeças-de-chave do ranking

 

1 Diego Rosa (SC) e Thiago Bianchini (SC)
2 Gustavo Santos (SC) e Ricardo Ortiz (SC)
3 Pedro Norberto (SC) e Felipe Ximenes (SC)
4 Márcio Farney (CE) e John Junior (SC)
5 Marco Polo (SC) e Raphael Becker (SC)
6 Andreas Eduardo (SC) e Fábio Silva (CE)
7 Guilherme Herdy (RJ) e Beto Mariano (SC)
8 Jean da Silva (SC) e Fábio Carvalho (SC)