Huanchaco Pro

Brasileiros imbatíveis

0

Um dos sete brasileiros nas quartas, Rodrigo Sphaier busca o bicampeonato do Huanchaco Pro. Foto: Divulgação / ASP.

As ondas subiram para 1,5 metros e ficaram perfeitas para os pranchões na última sexta-feira de sol e praia cheia em Trujillo para o segundo dia do Huanchaco Longboard Pro no Peru.

Teve até torcida organizada para os peruanos, mas nenhum passou para as quartas de final que ficaram para abrir o sábado decisivo da única etapa com nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) em 2013.

Já os brasileiros se destacaram mais uma vez, com sete seguindo na briga pelo título na Playa El Elio, com o norte-americano Tony Silvagni sendo a exceção entre os classificados para o último dia.

Rodrigo Sphaier é o único que pode conseguir um inédito bicampeonato no Huanchaco Longboard Pro e fez novos recordes para o campeonato na sexta-feira.

O surfista de Saquarema (RJ) ganhou nota 8.83 na sua melhor apresentação e totalizou imbatíveis 16.80 pontos nas duas ondas computadas. Sphaier venceu a primeira edição do Mundial de Longboard de Huanchaco em 2010 e vai abrir as quartas de final contra o paulista Jaime Viudes.

Esta etapa também define o campeão sul-americano de Longboard profissional da ASP South America de 2013.

Na segunda bateria, o atual campeão nordestino de pranchinha, Halley Batista, fará o segundo duelo verde-amarelo das quartas de final com Rodrigo Sousa. O pernambucano barrou o defensor do título desta etapa no Peru, Jeferson da Silva, na briga pelas duas primeiras vagas para o sábado, vencida por Rodrigo Sphaier. Antes, Halley havia registrado o segundo maior placar do evento – 15.84 pontos – na sua bateria de estreia em Trujillo.

Depois, enfrentam-se dois cariocas, Phil Rajzman e Marcelo Freitas, que encabeçaram as listas de recordes do primeiro dia. Os dois surfaram bem de novo nas duas fases que disputaram na sexta-feira, mas Rajzman perdeu a invencibilidade para o americano Tony Silvagni no último confronto do dia, passando em segundo lugar na bateria. Já Marcelo venceu a dobradinha brasileira com Yan Guimarães que tirou o último peruano da competição.

Piccolo Clemente tinha até torcida organizada com os rostos pintados com as cores da bandeira do Peru e estreou bem com 15.53 pontos, recebendo a segunda maior nota deste ano na Playa El Elio, 8.73. Ele foi finalista nas outras três edições do Huanchaco Longboard Pro, ganhou a segunda em 2011, mas acabou em nono lugar desta vez. Com a classificação, Yan Guimarães que também compete de pranchinha como Halley Batista, vai disputar a última vaga nas semifinais com o americano Tony Silvagni.

Quartas de final do Huanchaco Pro 2013

1 Rodrigo Sphaier (Bra) x Jaime Viudes (Bra)
2 Halley Batista (Bra) x Rodrigo Sousa (Bra)
3 Phil Rajzman (Bra) x Marcelo Freitas (Bra)
4 Tony Silvagni (EUA) x Yan Guimarães (Bra)