Test Ride Rusty

Bahamas larga na frente

0

Pioneirismo, inovação e união. Estes “ingredientes”, aliados ao belo cenário e ondas de um metro na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), deram o tom da ação realizada pela Rusty Surfboards no último sábado. No Brasil, a empresa californiana é a única marca de pranchas que coloca a galera para testar seus shapes “in loco”’. Basta fazer sua inscrição e correr para a água. Essa atitude pioneira (em sua quinta edição), mais a qualidade dos foguetes reconhecidos mundialmente, consolidaram o Test Ride Rusty como um sucesso de público.

Para completar, a empresa deu aquele upgrade no evento ao criar um confronto entre surf shops. Em Itamambuca, a briga rolou entre as lojas da região Sudeste (SP, MG, RJ, ES), sendo que a capixaba Bahamas levou a melhor, seguida pela mineira Tambora na segunda posição. 

Formaram as duplas um representante das lojas convidadas (vendedor ou cliente) mais um surfista local. Realizada no formato tag team, a disputa tinha bateria de 30 minutos e valia a melhor onda de cada integrante. O clima de mistério ficou por conta do sorteio da prancha que cada dupla iria competir, realizado minutos antes de os participantes irem para água.

O equilíbrio no nível dos competidores fez da Bahamas a equipe vencedora. O vendedor Mateus Oliveira e o local Alex Cunha surfaram com o modelo ‘Sweetooth’ (pro model do conceituado aerialista Noa Deane) para garantir o título da primeira seletiva. 

“O evento foi alucinante e esta praia é paradisíaca. Achei uma boa direita e consegui acertar três boas manobras. Já o meu parceiro fez o mesmo numa esquerda. Este evento só estimula o vendedor a trabalhar mais a marca no ponto-de-venda, além de inseri-lo no verdadeiro espírito do surf”, destaca Oliveira. Cada um levou uma prancha modelo Neil Diamond, além de garantirem vaga no confronto final que acontece em novembro na praia do Rosa, em Santa Catarina, com viagem bancada pela Rusty.

A linha de frente na organização na praia ficou a cargo do veterano Zecão, responsável por selecionar os locais, explicar as regras e, ao lado do big rider Felipe Cesarano, julgar os competidores. “As lojas vieram mais preparadas este ano e isto tornou o nível mais equiparado. A dupla campeã, por exemplo os dois mandaram bem. Essa ideia é única e o fato de o competidor não saber o modelo que irá surfar aguça ainda mais a disputa”,  explica Zecão.

Ex-surfista profissional e atual gerente comercial da marca, Sávio Carneiro escolheu as pranchas que melhor se adaptavam às condições do mar e também agitou o público na locução. “O evento ganhou uma nova proporção, pois tivemos mais equipes envolvidas. A WQSurf (do Rio de Janeiro) merece destaque pelo espirito de união e motivação, com uma torcida muito animada na areia. Em um momento de crise, no qual se encontra o mercado,  essa ação é um norte para motivar nossa linha de frente. Tiramos os vendedores do seu cotidiano e proporcionamos uma experiência legal e diferente”, resume Carneiro. 

Uma expression session entre locais finalizou as disputas no sábado. Com um aéreo de frontside rodando, Emerson Santos faturou o duelo com consenso entre os juízes. À noite rolou a premiação, com um churrasco para promover uma confraternização entre os convidados. 

Em 2014, a prova foi disputada apenas entre surf shops de SP, sendo que a Surf Trip foi campeã, com a Aloha (de Jundiaí) em segundo. O confronto decisivo rolará em novembro, na praia do Rosa, após a seletiva que compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e definirá a surf shop campeã de 2015.

As pranchas disponíveis no test ride foram: ‘Sweetooth’ e ‘Sistabrotha, pranchas do surfista australiano Noa Deane, vencedor do prêmio Surf Pool Awards do ano passado; “Panda”, do surfista catarinense Willian Cardoso, lançada mundialmente pela empresa; O3, aprovada na década de 80 pelo lendário australiano Mark Occhilupo; ‘Zeppellin’ e as mais vendidas Dwart’ e ‘Neil Diamond’.

As lojas convidadas para a etapa são: Aloha (Jundiaí/SP); Surf Trip, Central Surf, Star Point, Super Tubes, Overboard e Star Surf, da capital; Sthill, litoral paulista; Indústria Surf Skate/Ilha do Mel e Sun Peak (Vale do Paraíba/SP); WQSurf e Boards Co., do Rio de Janeiro; Tamborá (MG), Bahamas (ES); Kanui/Waves Shop (virtuais).

Desde 2010, o test ride da Rusty Surfboards já passou pelas principais praias do litoral, tais como Baleia (SP), praia Mole (SC), Barra da Tijuca (RJ), Villas (BA), entre outras.

Patrocinado pela Rusty Surfboards, o test ride de Itamambuca contou com apoio da Monster Energy, Future Fins, Teccel, MTN, CT Equipamentos e Sociedade Amigos de Itamambuca. Realização: Escola Zecão de Surf.

Resultado

1 – Bahamas – Mateus de Oliveira/ Alex Cunha – Sweettooth
2 – Tambora – Pedro Campos/ Tamae Bettero – Sistabrotha
3 – Aloha – Juliano/Michel – O3
4 – WQSurf  – Rafael/Caio Sampaio – Dozer
5 – BoardsCo – Luis/Maicol – Neil Diamond
6 – Kanui – Felipe/Fabio Alves – Panda