Morcego Verde de Bodyboarding

Associação confirma circuito

0

Carlos Batata Vanzuita em ação na Brava. Foto: Eduardo Werner / atalaiaclicksurf.

A ABI (Associação de Bodyboarding de Itajaí) confirma a realização de seu circuito, o Morcego Verde de Bodyboarding 2009 em duas etapas, programadas para setembro e novembro.

 

A primeira etapa acontece na praia dos Amores, Itajaí (SC), no dia 20 de setembro. O evento conta com as categorias Open e Mirim (sub-16).

 

Em jogo uma premiação de R$ 500 para o campeão da Open, além de Pranchas Science e Kits. Na categoria Mirim, o campeão da etapa leva uma prancha Science.

 

“O lugar da praia dos Amores que vai rolar a primeira etapa está em vias de definição, pois temos que averiguar qual o melhor fundo que quebrará próximo a data do evento, esta é uma etapa que distribui ótimas premiações, e temos que pensar em um show de bodyboarding”, afirma Carlos Vanzuita, vice-presidente da ABI.

Depois das cheias do final de 2008, e as proporções tomadas na economia da cidade devido aos prejuízos causados no Porto, responsável por mais de 80% da economia de Itajaí, a ABI conseguiu se reerguer.

“A dificuldade em obter patrocínio nas empresas da cidade para o circuito foi nosso maior empecilho. O bodyboarding é um esporte que está se reorganizando. No exterior, grandes marcas investem no esporte, e agora este panorama está mudando aqui no nosso país. O Brasil já realizou duas etapas do circuito mundial este ano e a terceira acontece em outubro. Além do mais, nossa região tem dois representantes no circuito mundial, Eder Luciano e Luis Villar. A ABI tem o dever em fazer este circuito, que prioriza a competitividade e exerce ações em prol da preservação de um local mágico em nossa cidade, que é o canto do Morcego”, destaca Evandro dos Santos, Diretor técnico da Associação.

Preservação, aliás, que a ABI só tem a comemorar. Desde julho de 2008, a associação tomou a frente de um problema grave que colocava em risco todo o ecossistema existente na praia Brava, devido a um código de zoneamento que privilegiava a construção no local.

Em conjunto com o Ministério Público, Ongs e associações venceram a batalha. O empecilho da questão é a não permissão da realização de eventos no Canto do Morcego, porém é uma dificuldade que pode ser superada, já que a praia Brava dispõe de picos quebrando perfeitos em toda a extensão, até a praia dos Amores.

O incentivo maior para realização do circuito foi a parceria da associação com a Marca Science, do bodyboarder Mike Stewart, e que no Brasil tem seu maior representante o big rider e top do circuito mundial, Magno Oliveira.

“Agora a Brasil Science vem com força total e com a ajuda de parceiros como a ABI mostraremos a qualidade e eficiência dos produtos Mike Stewart Science. Ao mesmo tempo fomentaremos o esporte  para que ele torne cada vez mais competitivo e com melhores condições para os atuais e os futuros atletas brasileiros”, afirma Ricardo Teixeira, representante da Brasil Science.

Para obter mais informações sobre o evento, envie mensagem para [email protected].