SOS Canto do Moreira

Associação cobra providências

0

Comunidade e turistas se unem para velar o rio do Canto do Moreira. Foto: Divulgação.

A AACM (Associação Amigos do Canto do Moreira) organizou uma manifestação pacífica no último sábado, para velar simbolicamente o rio do Canto do Moreira, Maresias (SP). 

 

O local foi atingido pelo vazamento de 15 mil litros de óleo diesel marítimo, por conta do tombamento de um caminhão da BR Distribuidora na rodovia SP – 55.

 

O evento contou com aproximadamente 300 pessoas, com muitas crianças da comunidade local, moradores da região e turistas apaixonados pelo pico.

 

A AACM aproveitou para para lançar um abaixo assinado, que será incluído ao processo aberto no Ministério Público Federal (MPF).

 

O documento solicita aos responsáveis pelo acidente as seguintes providências:

 

1 Controle do óleo no local

 

2 Reparação do dano ambiental

 

3 Monitoramento da água até a constatação da ausência de metais pesados e outros poluentes

 

4 Encerrar o tráfego de veículos pesados e de cargas perigosas na SP-55, no trecho da Serra de Maresias / Boiçucanga, devido a grande quantidade de acidentes registrados no local;

 

5 Alocação de lombadas eletrônicas no fim da descida da serra e no trecho urbano de Maresias

 

6 Colocar urgentemente em prática o P2R2 – Plano Nacional de Prevenção Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos. 

 

O P2R2 foi criado pelo do Decreto nº 5.098/2004 e tem por finalidade básica instrumentalizar e oferecer ferramentas aos órgãos públicos, setor privado e comunidade, de forma a prepara-los para prevenir a ocorrência de acidentes.


Leia mais

 

Somar promove manifesto

 

Vazamento atinge Maresias