Ricardo Taveira

Trip chilena

0

Já estou na minha quarta semana viajando e trabalhando no projeto Apneia Surf Chile. Esse projeto visa levar o curso de apneia, resgate e sobrevivência para comunidades do surfe e resgate aquático desse país.

 

Percorremos a costa chilena por mais de 4 mil quilômetros com uma caminhonete 4×4, um jet ski, um fotógrafo e muitas pranchas de surfe, pois, além de ministrar os cursos de apneia e sobrevivência, o projeto visa também desbravar e surfar as melhores ondas do país.

 

Nessa expedição, conto com meu amigo e parceiro Gonzalo Lazo, que é capitão salva-vidas e presidente da organização Waterman Chile. Juntos, iniciamos esse projeto que já está na terceira edição. No total, foram cinco cursos ministrados nas cidades de Pichilemu, Santiago, Iquique, Arica e Antofagasta, isso para mais de 120 alunos, entre surfistas, bodyboarders, salva-vidas e profissionais da área de resgate.

É muito gratificante realizar esse trabalho e poder passar a essas comunidades do surfe todo o conhecimento que adquiri nos últimos 11 anos surfando e trabalhando como instrutor de mergulho no Havaí, já que lá também treino e trabalho muito com os salva-vidas do North Shore e foi dessa forma ganhei muita experiência com resgate aquático.

Dessa vez, quando retornei ao Chile, fiquei sabendo que um dos alunos que treinou comigo na última vez salvou a vida de três banhistas que foram arrastados pela corrente do mar, usando as técnicas de resgates aprendidas no curso.

O curso é focado totalmente em apneia e sobrevivência no mar e também inclui técnicas de resgate e RCP (ressuscitamento cardio pulmonar). É um curso completo para surfistas de todos os níveis que desejam melhorar suas habilidades no mar.

 

Tive o prazer de treinar e surfar com os melhores surfistas competidores do país, sempre acompanhado dos locais mais conhecidos nas regiões onde estivemos. Muitos foram convidados para o curso, já que essa é uma boa forma de fazer marketing local. Dessa forma, pudemos chegar nessas comunidades já enturmados e bem localizados, e o melhor mesmo é que em todos o lugares os locais me liberaram altas ondas e nos fizeram sentir em casa.

Pude surfar ondas incríveis e isoladas pelo deserto do Atacama e também surfar picos de ondas grandes como Punta de Lobos, El Buey, Isla Santa Maria e outros lugares de ondas clássicas como Puertecillo, El Gringo, El Colegio, La Cupula e um monte de outras ondas de muita qualidade que encontramos pelo caminho.

 

O Chile e um país incrível, com uma economia estável, povo educado, boa comida, ótimo vinho e muita onda perfeita. É um país abençoado pelo surfe, com uma infinidade de ondas de todos os tipos. São quase 4300 mil quilômetros de costa – exposta a constantes ondulações.

 

A água é fria e requer uma boa roupa de borracha. Na costa sul do Chile, as ondas são mais longas e manobráveis com muitos point breaks espalhados pela costa. Já na costa norte, as ondas são mais tubulares, por seus fundos de pedra e clima seco por causa da região desértica.

 

Existem muitos picos de ondas grandes, alguns muito conhecidos e outros totalmente isolados com difícil acesso. Uma caminhonete 4×4 é essencial para desbravar os picos mais isolados na região do deserto de Atacama, mas a viagem pode ser feita também de motor home, o que é bem comum de ser ver durante o trajeto. Para os aventureiros, é possível acampar nas praias mais escondidas e passar dias surfando ondas sem ninguém por perto. O Chile é o lugar ideal para uma verdadeira surf trip.

 

Neste momento, me encontro a caminho do Brasil, onde ministrarei três cursos de apneia nas cidades de Santos / São Vicente nos dias 27 e 28 de maio, no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de junho, e em Ubatuba, nos dias 10 e 11 de junho. Logo depois do Brasil, ministrarei um curso em Puerto Escondido, no México, antes de regressar ao Havaí.

 

Curso – Interessados no curso de apneia e sobrevivência para o surfe no Brasil podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] .