Dunas da Ribanceira (SC)

A caminho da preservação

0
1500x952

Dunas da Ribanceira, em Imbituba, a caminho da preservação permanente. Processo que pode tornar as Dunas da Ribanceira (SC), em patrimônio cultural, é oficialmente instaurado. Foto: Eduardo Rosa.

No último dia 10 de outubro, o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC), tornou oficial o Processo de tombamento das Dunas da Ribanceira, em Imbituba (SC). 

Com esta publicação, está oficialmente instaurado o processo de tombamento deste local, sob a designação Resolução CMPC/IMB Nº 05, de 10 de outubro de 2016/DOM-SC, Edição nº 2100 página 260.Em um período de dez dias, o Movimento SOS Dunas da Ribanceira, que durante anos lutou pela preservação do local, comemorou.

“É com muito orgulho e satisfação que comunicamos mais um passo dado em nossa caminhada rumo a preservação definitiva das Dunas da Ribanceira”, escreveu o SOS Dunas, em sua página no Facebook. “Aproveitamos mais uma vez, para agradecer a todos que acreditam e acreditaram nesta, antes, possibilidade, mas que agora está se tornando a cada dia uma realidade, que é a proteção definitiva das Dunas da ‘Riba’, como patrimônio Imbitubense, tendo em vista a sua importância histórica, paisagística, cultural, ambiental, ecológica, arqueológica, referencial, afetiva e simbólica para a cidade de Imbituba”, finalizou.

 

1500x935

Segundo abraço simbólico as Dunas da Ribanceira, em Imbituba (SC), em setembro de 2014. Foto: Eduardo Rosa.

 

As Dunas da Ribanceira emolduram três dos melhores picos de esportes de ação da região de Imbituba, como surfe, wind surfe e kite surfe, entre outros. As praias da Ribanceira e de Ibiraquera tem como atrativos também, as ondas constantes e perfeitas, além do vento propício para cada modalidade, sendo consideradas um dos maiores berçários da baleia Franca Austral no sul do país.

No último dia 30 de setembro, havia completado dois anos de preservação do local, quando a Prefeitura Municipal de Imbituba embargou pela 12ª vez – contando os diversos embargos emitidos por diversos órgãos públicos -, a retirada de areia do campo de dunas.

A partir de agora, com o tombamento acontecendo oficialmente, ainda deve ser implementadas questões técnicas e jurídicas para sua finalização, lembrando que ainda há um caminho a ser percorrido para a finalização total desse processo, e que a efetivação do tombamento depende do envolvimento e apoio da comunidade, para assim tornar as Dunas da Ribanceira um Patrimônio Cultural da cidade.

Completando todo o trâmite do processo de tombamento, nos próximos dias, um formulário virtual será divulgado para que a comunidade preencha dizendo “O que as Dunas da Ribanceira representam para cada um”, além de entrevistas pontuais com antigos moradores da região.