Pasa Games Panamá

Brasil passa o rodo

Chloé Calmon, Jefson Silva, Sophia Medina, Lena Ribeiro, Luiz Diniz e Mateus Sena ficam com os títulos no Panamá. Atalanta Batista, Laura Raupp e Rodrigo Sphaier garantem vice-campeonato.

0

Chloé Calmon (Longboard Feminino), Jefson Silva (Longboard Masculino), Sophia Medina (Open Feminino), Lena Ribeiro (SUP), Luiz Diniz (SUP) e Mateus Sena (Open Masculino) se consagram campeões dos Jogos PASA Panamá 2022, nas ondas de Playa Venal, com a participação de 16 países latino-americanos.

Além dos títulos, o Brasil ficou com três vice-campeonatos, com Atalanta Batista, Rodrigo Sphaier e Laura Raupp tendo grandes atuações nas ondas mexidas em torno de meio metro e algumas séries maiores.

Além do Brasil, participam do evento equipes dos seguintes países: Peru, Argentina, Panamá, México, Puerto Rico, Equador, Venezuela, Chile, Uruguai, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, El Salvador, Jamaica e Nicarágua.

Longboard Feminino – Chloé Calmon defendeu seu título de campeã panamericana (2018) na categoria Longboard ao conquistar novamente a medalha de ouro nesta edição dos Jogos PASA Panamá 2022.

A brasileira soube dominar as condições de ondas agitadas para somar um impressionante total de 15,33 pontos. Em segundo lugar, e com a medalha de prata, ficou sua compatriota Atalanta Batista, que somou 9,73 pontos na final. Em terceiro lugar, e com a medalha de bronze, ficou Camila Kaspar, do Peru, com pontuação total de 7,67. E com a quarta posição e a medalha de cobre ficou Coco Bonilla, do México, com uma pontuação de 7,23 na grande final.

Longboard Masculino – A medalha de ouro ficou para o brasileiro Jefson Silva, com pontuação total de 13,26 na final. A medalha de prata ficou para Rodrigo Sphaier, também do Brasil, que somou 12,20 pontos.

Nacho Pignataro, do Uruguai, fechou em terceiro lugar, levando a medalha de bronze com 9,97 pontos. E a medalha de cobre foi para Julian Schweizer, do Uruguai, com pontuação total de 9,27.

Neste penúltimo dia dos Jogos PASA Panamá 2022, também foram realizadas as oitavas e quartas de final das categorias Open, para homens e mulheres.

O melhor do dia na categoria Open Masculina foi o surfista Jean Carlos González, do Panamá, vice-campeão mundial da ISA em 2013.

González usou seu conhecimento local para aproveitar as melhores ondas de sua bateria, somando uma pontuação total de 16,06 pontos, contra 13,74 pontos de Deivid Silva, do Brasil, 13,4 de Malakai Martínez, da Costa Rica, e 6,94 de Tomás Tudela, do Peru.

Gonzalez também avançou em sua bateria de quartas de final e está ao lado de seu compatriota Tao Rogríguez nas semifinais.

Brasil domina os rankings – No sábado, 13 de agosto, houve as finais das categorias Open dos Jogos PASA Panamá 2022, décima quinta edição dos Jogos Pan-Americanos de Surf da Associação Pan-Americana de Surf (PASA), com total domínio brasileiro graças às vitórias de Mateus Sena e Sophia Medina.

Com os resultados de todas as categorias, o Brasil ficou em primeiro lugar nas Américas na classificação geral, com 15195 pontos, por conta das medalhas de ouro conquistadas nas categorias Open Masculino e Open Feminino.

Em segundo lugar no ranking ficou o Peru, com 12.017 pontos, em terceiro lugar ficou a Argentina, com 11.055 pontos, e em quarto ficou o México, com 9.285 pontos.

Open Feminino – A primeira final individual no último dia de competição foi da Open Feminino, quando Sophia Medina foi coroada campeã pan-americana da categoria.

Ela somou um total de 12,57 pontos na grande final, contra 12,07 de Laura Raupp, também do Brasil, que ficou com a medalha de prata.

A medalha de bronze foi conquistada por Dominc Barona, do Equador, com 10,7 pontos, e a medalha de cobre foi para Daniella Rosas, do Peru, com 10,03 pontos.

Open Masculino – Por fim, na Open Masculino, a medalha de ouro e o título de novo campeão pan-americano são do brasileiro Mateus Sena, com um total de 13,76 pontos na grande final. A medalha de prata foi conquistada por Jean Carlos González, do Panamá, com 13,40 pontos. A medalha de bronze foi para Lucca Messinas, do Peru, com 13,37 pontos. Miguel Tudela, também do Peru, conquistou a medalha de cobre somando um total de 12,03 pontos.

Resultados finais do Jogos Pasa Games Panamá 2022

SUP Race Feminino

1 – Lena Guimarães (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Juliana González (Argentina) – Medalha de Prata
3 – Natalia de la Lama (Argentina) – Medalha de Bronze
5 – Aline Adisaka (Brasil) – Medalha de Cobre

SUP Race Masculino

1 – Itzel Delgado (Peru) – Medalha de Ouro
2 – David Leão (Peru) – Medalha de Prata
3 – Franco Fachin (Argentina) – Medalha de Bronze
4 – Omelv García (Porto Rico) – Medalha de Cobre

SUP Surf Feminino

1 – Lucia Cosoleto (Argentina) – Medalha de Ouro
2 – Vania Torres (Peru) – Medalha de Prata
3 – Aline Adisaka (Brasil) – Medalha de Bronze
4 – Gabriela Sztamfater (Brasil) – Medalha de Cobre

SUP Surf Masculino

1 – Luiz Diniz (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Felipe Rodríguez (México) – Medalha de Prata
3 – Tamil Martino (Peru) – Medalha de Bronze
4 – Leonardo Gimenes (Brasil) – Medalha de Cobre

Longboard Feminino

1 – Chloé Calmon (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Atalanta Batista (Brasil) – Medalha de Prata
3 – Camila Kaspar (Peru) – Medalha de Bronze
4 – Coco Bonilla (México) – Medalha de Cobre

Longboard Masculino

1- Jefson Silva (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Rodrigo Sphaier (Brasil) – Medalha de Prata
3 – Nacho Pignataro (Uruguai) – Medalha de Bronze
4 – Julian Schweizer (Uruguai) – Medalha de Cobre

Open Feminino

1- Sophia Medina (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Laura Raupp (Brasil) – Medalha de Prata
3 – Dominc Barona (Equador) – Medalha de Bronze
4 – Daniella Rosas (Peru) – Medalha de Cobre

Open Masculino

1 – Mateus Sena (Brasil) – Medalha de Ouro
2 – Jean Carlos González (Panamá) – Medalha de Prata
3 – Lucca Messinas (Peru) – Medalha de Bronze
4 – Miguel Tudela (Peru) – Medalha de Cobre

Equipes

1 – Brasil 15195 / Medalha de Ouro
2 – Peru 12017 / Medalha de Prata
3 – Argentina 11055 / Medalha de Bronze
4 – México 9285 / Medalha de Cobre
5 – Porto Rico 9169
6 – Panamá 8911
7 – Venezuela 8566
8 – Equador 8368
9 – Chile 7485
10 – Uruguai 6848
11 – Costa Rica 5700
12 – Colômbia 4815
13  – Guatemala 1800
14 – República Dominicana 1720
15 – El Salvador 1480
16 – Jamaica 1280
17 – Nicarágua 600

Clique aqui para acessar os resultados completos do Jogos PASA Panamá 2022.