Brazucas chegam ao Japão

Equipe brasileira desembarca quase completa em Miyazaki para o histórico ISA Games no Japão; furtado na Califórnia, Italo Ferreira corre atrás de visto para chegar a tempo.

0
Gabriel Medina e Filipe Toledo participam de coletiva de imprensa no Japão.

A equipe brasileira começa a desembarcar no Japão para o ISA World Surfing Games, o mundial promovido pela International Surfing Association que começa nesta sexta-feira (sábado no Japão) com a cerimônia de abertura em Miyazaki.

Filipe Toledo e Gabriel Medina, os dois principais atletas do Brasil no ranking da WSL, participaram da coletiva de imprensa na última quinta-feira. Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Silvana Lima também já chegaram ao pico.

A única dúvida é Italo Ferreira, que corre contra o tempo para participar da prova. O potiguar teve seu passaporte furtado na última terça-feira na Califórnia e encontra dificuldades para obter o visto de entrada ao país nipônico.

Um total de 55 países – número recorde – confirmou presença no evento que é apresentado pela Vans. Serão 240 atletas divididos nas categorias Masculina, Feminina e Equipes.

Visual de Kisakihama Beach, onde será disputado o evento.

O evento também é elegível para as Olimpíadas de Tóquio 2020 para países da Ásia, África, Europa e Oceania. O regulamento completo está disponível aqui.

“É uma honra estar aqui hoje. Com 55 países de todo o mundo, esse evento vai mostrar realmente o tamanho que o surfe atingiu atualmente”, comenta Filipe Toledo, atual líder do ranking da WSL.

“Surfar por uma medalha de ouro em uma Olimpíadas vai ser muito maior do que tudo que temos atualmente no esporte. Mas há um longo caminho até Tóquio. Espero estar lá e conquistar essa medalha para o meu país”, acrescenta Toledo.

Bicampeão mundial, Gabriel Medina também destacou a importância dos Jogos Olímpicos e a sua estreia em águas japonesas. “Estou empolgado em competir aqui no Japão pela primeira vez. Nas Olimpíadas teremos apenas uma chance para mostrar todo o potencial, isso vai tornar o evento ainda mais especial”, afirma.

Kelly Slater é mais um Top inscrito no Mundial da ISA.

Pelo time norte-americano, o onze vezes campeão mundial Kelly Slater terá a companhia de Kolohe Andino, Conner Coffin, Carissa Moore, Courtney Conlogue e Caroline Marks.

A Austrália também terá um time de peso, liderado pela heptacampeã mundial Stephanie Gilomore. Julian Wilson, Owen Wright, Ryan Callinan, Nikki Van Dijk e Sally Fitzgibbons completam a equipe.

Já a França conta com Jeremy Flores, Johanne Defay, Joan Duru, Michel Bourez, Vahine Fierro e Cannelle Bulard. Pelo Japão, Kanoa Igarashi é presença certa. Mesma situação do sul-africano Jordy Smith.

A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (6) às 23 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.