Surf Delas

Festival feminino movimenta Itacaré

Surf Delas Festival tem dia inteiro dedicado às mulheres na Praia da Tiririca, Itacaré (BA). Evento acontece no próximo dia 30 e é válido pelo estadual baiano.

0
Catarina Lorenzo, atual campeã baiana.

Nos próximos dias 30 e 31 de março, a Praia da Tiririca, Itacaré (BA), recebe a etapa Surf Delas Festival, um dia inteiro dedicado ao surfe feminino. O evento é válido pelo Estadual Baiano e recebe as categorias Grommet, Surf Open, Bodyboard, Longboard, Bodyboard Masculino, Handsurf e Bodysurf.

Depois de uma estreia alucinante do campeonato estadual baiano na Tiririca, em Itacaré, a praia recebe mais uma importante etapa. Surf Delas Itacaré Festival tem a proposta de democratizar, incentivar e dar visibilidade ao surfe feminino.

No sábado acontecem as baterias do Bodyboard Masculino, Handsurf e Bodysurf, modalidades recém chegadas à Federação Baiana de Surf, que disputam o ranking pelo segundo ano. Com o nome de Eles Apoiam o Surf Delas, o objetivo é estender e ampliar o debate pela causa.

O domingo (31) será inteiramente dedicado à elas, com as categorias Grommet, Surf Open, Bodyboard e Longboard. Além das atividades dentro da água, as meninas ainda participarão de rodas de conversa, feirinha de empreendedoras e outras atividades culturais.

Com participantes de várias cidades da Bahia, o evento deve ter em média 60 atletas. As inscrições já estão abertas aos atletas filiados da FBSurf e as meninas têm desconto de 50% na matrícula de uma segunda modalidade. Clique aqui para fazer a filiação e clique aqui para realizar a inscrição.

Em todas as categorias, serão premiados os quatro primeiros lugares com troféu, medalhas, pranchas e kits de marcas parceiras. O circuito valerá para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta e o Faz Atleta.

Vagas sociais – Uma das novidades desta etapa são as vagas sociais oferecidas pela Federação Baiana de Surf. A partir deste evento, a entidade vai ceder filiação e inscrição para um atleta local de cada categoria com o objetivo de estimular a participação de atletas que não têm condições financeiras de participar de um campeonato.

As vagas serão destinadas às associações locais filiadas à FBSurf, que deverão selecionar os atletas de sua região para ter a oportunidade de participar, muitos deles, pela primeira vez.

A hora e a vez do surf feminino – Durante um encontro entre os representantes de todas as federações estaduais de surfe em Paracuru (CE), o presidente Marcelo Barros (FBSurf) esteve com Brigitte Mayer, vice-presidente da federação brasileira.

Primeira brasileira surfista profissional no país, ícone do esporte no Brasil, Brigitte Mayer foi a primeira brasileira a disputar um circuito mundial, no ano de 1990. Em conversa com Marcelo, ela demonstrou total apoio ao Surf Delas e mandou um recado através de vídeo, postado nas redes sociais da entidade, convidando as surfistas baianas para prestigiar o evento nesta grande confraternização das meninas do mar.