Qualifying Series

Raupp e Navarro vencem no sul

Catarinenses Laura Raupp e Matheus Navarro vencem QS nas ondas da Praia dos Molhes, Torres (RS).

0
Laura Raupp e Matheus Navarro vencem na Praia dos Molhes. 

Os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp venceram a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe no último domingo (17) na Praia dos Molhes, Torres (RS). As finais foram contra Tainá Hinckel e Mateus Sena. As vitórias valeram a liderança nos primeiros rankings da temporada 2024/2025 da WSL South America, que decide os títulos sul-americanos e classifica 7 homens e 3 mulheres para o CS. A segunda etapa do circuito é o Saquarema Surf Festival, entre os dias 15 e 21 de abril na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Esta foi a segunda final consecutiva da surfista olímpica Tainá Hinckel com Laura Raupp e a terceira entre elas em etapas do QS. As outras duas foram no Layback Pro, com Laura vencendo a primeira na Prainha do Rio de Janeiro em 2023 e Tainá ganhando a segunda, neste ano na Praia Mole, Florianópolis. Essa vitória da Tainá coroou a conquista do título sul-americano da temporada 2023/2024 encerrada em Santa Catarina. E a Laura já havia festejado a classificação para o Challenger Series nas semifinais. No tira-teima agora em Torres, Laura passou a frente no confronto em finais de QS.

“Eu e Tainá estamos sempre se pegando nas baterias, uma hora da ela, outra hora sou eu e estou super feliz de estar podendo dividir o pódio com ela, que se classificou para as Olimpíadas e é uma das melhores do Brasil. A gente vai estar juntas no Challenger Series, então vai ter muito mais por vir”, diz Laura Raupp. “Nossa, estou muito feliz em abrir a temporada na primeira colocação em um QS do Circuito Banco do Brasil aqui em Torres, que é um lugar especial para mim. Minha família está quase toda presente, então está todo mundo feliz por mim e vamos com tudo para esse ano, que está só começando”.

Laura Raupp em ação nas esquerdas dos Molhes.

Raupp atingiu seis vitórias em etapas do QS na sua carreira. A primeira ganhou com apenas 15 anos de idade em 2021 na Praia Moles. Já o catarinense da Praia Brava de Itajaí, Matheus Navarro, conseguiu seu terceiro título. Foi o primeiro no circuito, na decisão inédita com o potiguar Mateus Sena, que pela primeira vez chegou numa final de QS. A do catarinense foi a quinta e as outras duas vitórias aconteceram em 2019, na Flórida e na Argentina.

“Essa foi minha quinta final, a terceira vitória e a última tinha sido em 2019, então mostra como a vida de surfista competidor é muito louca. A gente trabalha tanto para demorar cinco anos para fazer uma final. Mas Graças a Deus deu tudo certo e estou muito feliz de ter vencido em Torres”, fala Matheus Navarro. “Eu já vinha falando desde a primeira entrevista que este campeonato poderia ser um divisor de águas na minha carreira. Eu estava realmente pensando em parar de competir no QS, mas agora não tem como não ir pra Saquarema no próximo mês”.

Apesar de sempre querer a vitória, Tainá Hinckel e Mateus Sena também ficaram satisfeitos com o vice-campeonato na etapa. A cidade gaúcha não sediava uma etapa do QS desde 2004 e um bom público compareceu na Praia dos Molhes, que apresentou boas ondas nos quatro dias da competição. Nos primeiros dias, o show foi mais próximo dos Molhes do Rio Mampituba, mas no domingo a ondulação mudou e os duelos decisivos rolaram mais no meio da praia, em frente a arena do evento.

Tainá Hinckel vive uma grande fase na sua carreira. Ela detém todos os recordes femininos da história do Circuito Banco do Brasil desde 2022. No ano passado, venceu o ranking das cinco etapas e liderou a temporada 2023/2024 da WSL South America desde o início, com a vitória no Saquarema Surf Festival. Esse ano, se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris em Porto Rico e coroou a conquista do título sul-americano com vitória na última etapa.

Segundo pódio seguido de Laura Raupp e Tainá Hinckel em etapas do QS

“A gente é da nova geração, então tem acontecido finais seguidas entre nós. A semana passada foi uma delas e é bem legal poder estar vendo as meninas vindo com tudo, elevando o nível cada vez mais. Isso é muito irado”, relata Tainá Hinckel. “Estou bem feliz com minha performance e pena que na final não veio bastante onda. Eu fiquei um bom tempo jogando ali com a prioridade (de escolher a próxima onda) e não tinha muita opção. Só fiquei esperando da forma que dava, mas acontece, fiquei em segundo lugar e estou feliz com minha performance, então vamos pra próxima”.

Primeiro pódio – Mateus Sena subiu no pódio de uma etapa do QS pela primeira vez. As condições do mar na Praia dos Molhes ficaram parecidas com as de Ponta Negra, Natal, onde Mateus é local. Sena usou os aéreos para ganhar o duelo potiguar e a nota 8.50 contra Leo Casal nas semifinais. Na final, não entraram muitas ondas boas para voar e Matheus Navarro venceu nas duas únicas que surfou.

Mateus Sena faz primeira final em etapas do QS.

“Eu comecei o ano perdendo de cara, na primeira fase lá em Floripa e eu estava disputando o acesso para o Challenger Series. Para gente que corre o QS, é o maior objetivo, então comecei o ano com um baque gigante e uma semana depois já tinha outro evento”, conta Mateus Sena. “A gente não tem tempo nem de chorar, já começa outro evento e foi com emoção nas primeiras baterias. Só quem está perto de mim sabe o quanto eu precisava disso aqui, de subir nesse pódio pela primeira vez no QS. Torres é um lugar animal, adorei conhecer, quero muito voltar aqui, fui bem recebido pela galera local e o pico de vocês é irado”.

Decisão feminina – A primeira decisão a entrar no mar foi entre Tainá Hinckel e Laura Raupp. Era a terceira vez que elas se enfrentavam em finais do QS e o placar estava empatado em 1 a 1. A igualdade também marcou o início da decisão em Torres, com Tainá e Laura começando com nota 4.17 na primeira onda. Laura pega outra esquerda que forma a junção para mandar um batidão de backside, que valeu 6.33. Tainá respondeu com 5.50 com dois ataques de frontside numa direita.

As condições do mar já haviam mudado com a força do vento, entrando poucas ondas boas durante a final. Laura achou outra esquerda de uma manobra só e somou 6.03, abrindo 6.86 de vantagem sobre Tainá. Só que não entrou mais nada de ondas com potencial para conseguir a pontuação e Laura Raupp igualou as duas vitórias de Tainá Hinckel em etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A recordista é Silvana Lima com três, as duas da Bahia e uma em Ubatuba.

Recorde de notas – Nas semifinais, Tainá venceu o duelo catarinense com Kiany Hyakutake e Laura Raupp derrotou a equatoriana Dominic Barona. Kiany e Dominic dividem o terceiro lugar no primeiro ranking da temporada 2024/2025, assim como o catarinense Leo Casal e o cearense Cauã Costa, que completou o aéreo mais espetacular do campeonato. Ele ganhou nota 9.00, a maior da e os seus 15.30 pontos só ficaram abaixo dos 15.67 do carioca Lucas Silveira na última sexta-feira. Depois, Matheus Navarro e Mateus Sena ganharam nas semifinais por iguais 15.17 pontos.

Matheus Navarro começa temporada com vitória.

A decisão do título foi outro confronto dos aéreos de Mateus Sena com o surfe de borda de Matheus Navarro, que começou na frente com notas 6.00 e 4.50, contra 4.17 da melhor do potiguar voador. Não entraram muitas ondas e a vitória foi conquistada só nestas duas que o Matheus Navarro surfou na bateria. Mateus Sena foi buscando os 6.33 que precisava para vencer, mas não conseguiu completar os aéreos. Matheus Navarro então festejou seu primeiro título no Circuito Banco do Brasil de Surfe por 10.50 a 7.07 pontos. Ele tinha duas vitórias em etapas do QS, ambas em 2019, em Cocoa Beach na Florida, Estados Unidos; e em Mar del Plata, na Argentina.

“Estou feliz de estar dando uma dura na molecada ainda”, expressa Matheus Navarro. “Ali na final, até brinquei com o Mateus (Sena), quando o locutor falou que ele tinha 21 anos. Eu estou chegando nos 30 e, talvez, eu seja o surfista mais velho nesses dois últimos dias do evento, mas me sinto novo ainda. Mas, é isso, estou aí de volta, amarradão com essa vitória e quero agradecer primeiramente a Deus, minha família, meus patrocinadores, a Fico que fechei um patrocínio de bico esse ano, então estou feliz de estar conquistando esse troféu junto com uma marca tão grande, tão importante pro surfe nacional”.

Mateus Sena, Matheus Navarro, Laura Raupp e Tainá Hinckel no pódio

Circuito 2024 – Assim como no ano passado, estão programadas cinco etapas do Qualifying Series no Circuito Banco do Brasil de Surfe em 2024. A primeira no Rio Grande do Sul, a segunda será o Saquarema Surf Festival de 15 a 21 de abril. As outras três estão agendadas e os locais ainda serão anunciados. A terceira será de 2 a 5 de maio, a quarta de 21 a 25 de agosto e a última de 26 a 29 de setembro. Todas as etapas são transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e o campeão e a campeã no ranking das cinco etapas recebem convite para competir no Saquarema Pro, que fecha o Challenger Series 2024 entre os dias 12 e 20 de outubro na Praia de Itaúna.

Resultados do último domingo

Final Masculino

Campeão: Matheus Navarro (BRA) 
Vice: Mateus Sena (BRA) 

Semifinais Masculino

1 Mateus Sena (BRA) 15.17 x 13.00 Leo Casal (BRA)
2 Matheus Navarro (BRA) 15.17 x 10.27 Cauã Costa (BRA)

Quartas de finais Masculino

1 Leo Casal (BRA) 13.60 x 11.73 Nacho Gundesen (ARG)
2 Mateus Sena (BRA) 12.07 x 9.90 Samuel Joca (BRA)
3 Cauã Costa (BRA) 15.30 x 9.43 Luã da Silveira (BRA)
4 Matheus Navarro (BRA) 9.77 x 9.17 Fernando Junior (BRA)

Final Feminino

Campeã: Laura Raupp (BRA)
Vice: Tainá Hinckel (BRA)

Semifinais Feminino 

1 Tainá Hinckel (BRA) 11.50 x 8.56 Kiany Hyakutake (BRA)
2 Laura Raupp (BRA) 12.16 x 9.93 Dominic Barona (ECU)

Vencedores das etapas do Circuito Banco do Brasil

1.a de 2022 em Garopaba (BRA) – Tainá Hinckel (BRA) e Santiago Muniz (ARG)
2.a de 2022 em Salvador (BRA) – Silvana Lima (BRA) e Heitor Mueller (BRA)
3.a de 2022 em Ubatuba (BRA) – Silvana Lima (BRA) e Alejo Muniz (BRA)
1.a de 2023 em Saquarema (BRA) – Tainá Hinckel (BRA) e Ian Gouveia (BRA)
2.a de 2023 em Garopaba (BRA) – Laura Raupp (BRA) e Adriano de Souza (BRA)
3.a de 2023 em Salvador (BRA) – Silvana Lima (BRA) e Edgard Groggia (BRA)
4.a de 2023 em São Sebastião (BRA) – Arena Rodriguez (PER) e Ian Gouveia (BRA)
5.a de 2023 na Praia da Grama (BRA) – Sophia Medina (BRA) e Miguel Pupo (BRA)
1.a de 2024 em Torres (BRA) – Laura Raupp (BRA) e Matheus Navarro (BRA)

Campeões do Circuito Banco do Brasil

2022 – Silvana Lima (BRA) e Gabriel Klaussner (BRA)
2023 – Tainá Hinckel (BRA) e Ian Gouveia (BRA)