CBSurf em Água Doce

Ilha do Mosqueiro recebe campeonato

CBSurf em Água Doce reúne grandes nomes dos surfe nacional na Ilha do Mosqueiro (PA) entre 25 e 27 de novembro.

0

Entre os dias 25 e 27 de novembro as praias do Farol e Maraú, na paradisíaca Ilha de Mosqueiro (PA), servirão de palco para o mais exótico evento oficial da Confederação Brasileira de Surfe em todo o território nacional no ano de 2022, o CBSurf em Água Doce, evento que pela primeira vez reunirá a elite profissional do surfe nacional e promete escrever mais um importante capítulo da história do surfe tupiniquim.

O Campeonato Brasileiro está sendo trabalhado nos mesmos moldes do Surf da Pororoca que hoje é mundialmente conhecido. São esperados atletas de 16 estados com vagas limitadas somente para os surfistas filiados à Confederação Brasileira de Surf. Serão três dias de surfe em alto nível nas boas ondas de rio da Ilha de Mosqueiro, já que que alguns dos principais nomes do cenário do Surfe Nacional Profissional confirmaram presença, como Elivelton Santos, o Índio Voador, Ian Gouveia (ex-top CT), o campeão cearense profissional Isaías Silva, além de muitos outros.

Entre os locais, o principal nome é Nayson Costa. Nayson se notabilizou em 2020 ao superar grandes nomes do surfe nacional, como Wiggolly Dantas, Samuel Igo e Ian Gouveia, e sair vencedor de uma das etapas do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, seu maior feito. Agora, o salinense promete dar show em seu estado e dar trabalho aos inexperientes visitantes. Mas ele não será o único representante local na disputa. Os surfistas Rafael Correia, Gustavo Roberto, Bruno Soares, Thiago Costa, Nadson Costa e o eterno ídolo do surfe paraense, Sandro Buguelo, já estão inscritos na competição e treinando para fazer bonito em casa.

Mosqueiro e suas exóticas ondas

Já faz algum tempo que a Ilha de Mosqueiro chama a atenção de surfistas pelo Brasil. Agora, com o principal evento de surfe da Capital Paraense sendo alçado à categoria Profissional, espera-se que mais pessoas venham conhecer o surfe em água doce, já que esse evento está despertando a curiosidade de muitos amantes e simpatizantes do surfe ao redor do Brasil.

Ao contrário do que muitos pensam, as ondas da Ilha de Mosqueiro possuem uma dinâmica totalmente diferente da Pororoca, a onda em água doce mais famosa do mundo. O evento ocorre em duas locações: Praia do Farol, à noite e Praia do Marahú, durante o dia. Assim como a pororoca, a maré determina os horários de competição. Mas as semelhanças ficam por aí, pois, o processo de formação das ondas é muito mais parecido com as ondas do mar, já que são os ventos que formam as ondulações que, ao chegarem à praia, quebram em ondas perfeitas.

Mas se você ainda não entendeu como tudo funciona, preste muita atenção! Devido à grande variação da maré o horário em que a competição pode acontecer é bem reduzido. Cerca de apenas 5h. Daí a necessidade de se completar esse tempo na parte da noite, na Praia do Farol, que recebe iluminação especial para o evento. É por isso que uma parte da competição ocorre durante o dia, e a outra, durante a noite.

Exposição fotográfica “Um olhar local”

A população de mosqueiro está preparando uma grande festa para receber os surfistas vindos de todo o Brasil. E uma das principais atividades será a Exposição Fotográfica do surfista e artista local Manduca, que irá apresentar sua ótica dos mais belos cartões-postais de Mosqueiro na exposição intitulada “Um Olhar Local”.

Definitivamente, muita coisa espera pelos visitantes. O delicioso sorvete de bacuri, o tacacá no tucupi, a maniçoba e claro, o verdadeiro açaí. Tudo isso e muito mais fazem parte do pacote que os atletas irão experienciar durante os dias do evento.

Noélio Sobrinho, Presidente da FEPASURF-Federação Paraense de Surf, afirma que o surfe em água doce é a nova fronteira do surfe brasileiro, e assim como aconteceu a pororoca, muito em breve muitos conhecerão essa exótica modalidade.

“Hoje em dia se fala muito em surfe em piscinas. Mas o Brasil tem os melhores points do planeta para o surfe em água doce, que é muito melhor que surfar em uma piscina, pois, aqui no Norte estamos cercados pela Floresta Amazônica, respirando esse ar puro e surfando nessa água morna e maravilhosa. Quem surfa na água doce do Pará nunca mais esquece e sempre volta”, explicou o dirigente.

O CBSurf em Água Doce – Campeonato Brasileiro de Surf em Água Doce conta com o Patrocínio de Governo do Estado do Pará, Dep. Fábio Freitas através da ALEPA, Secretaria do Estado de Turismo, Prefeitura de Belém e Fundação Parápaz. Apoio: Surfland, Fu-Wax, Pororoca Esportes, Açaí do Joca, Silverbay, Restaurante Joseane e Agência Distrital de Mosqueiro. Realização: Fepasurf e Abraspo.

Campeonato acontece na Ilha de Mosqueiro (PA).