Circuito Estudantil

Definidos campeões

Campeões da primeira edição do circuito estudantil são definidos após última etapa disputada em Itamambuca, Ubatuba (SP).

0

Os campeões da primeira edição do Circuito Estudantil 2023 foram anunciados nesta quarta-feira (4), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

As finais das oito categorias em disputa aconteceram em ondas de até um metro e meio e os alunos praticantes representaram suas escolas com muita determinação e coragem nas ondas do pico.

O SPSurf Estudantil é o novo circuito da entidade e logo no lançamento reuniu vários talentos da nova geração do surfe paulista. Foram aproximadamente 150 atletas representando cerca de 49 escolas de São Paulo.

Na categoria Sub-18, o bertioguense Caio Okamoto, representante da E. E. Prof. Escola Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, foi o campeão do Circuito pelos bons resultados conquistados durante a temporada. Okamoto venceu a primeira e mesmo com a derrota nas semifinais na segunda garantiu a somatória maior que dos seus adversários. O vencedor da segunda etapa foi o guarujaense e representante do Colégio Adélia Camargo Corrêa, John Muller, um dos únicos atletas que realizou e completou com precisão manobras aéreas.

Entre as meninas, Mayara Zampieri, foi a campeã do Circuito na categoria Sub-18 e da segunda etapa. A representante da E. E. Walkir Vergani foi uma das grandes destaques do evento e dona das melhores notas entre as mulheres. Mayara conquistou duas notas 9 durante o evento.

O praia-grandense Vini Palma, com apenas 12 anos, representou o Colégio COC Novomundo e sagrou-se o campeão do Circuito em três categorias: Sub-16, Sub-14 e Sub -12 e conquistou os títulos da segunda etapa nas categorias Sub-16 e Sub-12. Na Sub-14, o campeão da etapa foi o ubatubense Kalani Robles, que representou a Escola Estadual Dionísia Bueno Velloso.

Na Sub-16 Feminina, Luana Reis, de São Sebastião, representante da Escola Estadual Professora Dulce Cesar Tavares, conquistou a liderança do ranking do primeiro Circuito Estudantil e o título de campeã desta segunda etapa.

Outro fenômeno da Praia Grande, a jovem Carol Bastides, também com 12 anos, que representou o Colégio Adélia Camargo Corrêa, conquistou os títulos das categorias Sub-12 e Sub-14 e é líder dos rankings das respectivas categorias.

“Muito obrigado a todos os atletas, pais e familiares que estiveram presentes para prestigiar este novo projeto da Federação de Surf do Estado de São Paulo. Este projeto só tende a crescer e já temos empresas interessadas nele para o próximo ano. É um novo circuito e exclusivo para surfistas paulistas. A nossa ideia é fazê-lo crescer e poder, futuramente, além de dar boas premiações, oferecer bolsas em boas escolas para fazer com que estes jovens se tornem em bons cidadãos”, diz Zé Paulo, presidente da SPSurf.

O Projeto Tamoios de Ubatuba realizou uma importante ação durante o evento. Juntos com os atletas, recolheram muitos resíduos produzidos durante o campeonato, além de conversarem com o público presente sobre a preservação do verde e praias de Ubatuba. “Esta ação que fizemos vai proporcionar o Certificado Ambiental para ambas as instituições e futuramente vamos disponibilizar o relatório sobre esta ação”, fala Lidi Keche, educadora socioambiental do projeto Tamoio Ubatuba.

Entre as escolas, o Colégio Adélia Camargo Corrêa do Guarujá fez história e é a primeira instituição líder do ranking deste novo projeto, seguida pelo Colégio COC Novomundo, da Praia Grande, Escola Estadual Dionísia Bueno Velloso e Cooperativa Educacional, ambos de Ubatuba.

Ranking SPSurf Estudantil 2023

Masculino

Sub-18

1 Caio Okamoto (BER)

2 Pedro H Ferreira (BER)

3 Kaue Daniel (GUA)

4 John Muller (GUA)

Sub-16

1 Vini Palma (PGD)

2 Caio Okamoto (BER)

3 Pedro H Ferreira (PER)

4 Caio Campanella (SSB)

Sub-14

1 Vini Palma (PGD)

2 Guilherme Noe ( ITA)

3 Diogo Cesar (ITA)

4 Caio Campanella (SSB)

Sub-12

1 Vini Palma (PGD)

2 Mateus Jones (GUA)

3 Leo Yagi (PGD)

4 Joao Miguel (MON)

Feminino

Sub-18

1 Mayara Zampieri (SSB)

2 Natalia Gerena (ICO)

3 Luana Reis (SSB)

4 Bibi Nogueira (PGD)

Sub-16

1 Luana Reis (SSB)

2 Mayara Zampieri (SSB)

3 Natalia Gerena (ICO)

4 Tayla Victoria (BER)

Sub-14

1 Carol Bastides (PGD)