Pavement volta com nostalgia dos anos 70

0

#”Nem parece que se passaram dez anos” – diz o vocalista e líder do Pavement Stephen Malkmus. Apesar do primeiro trabalho do Pavement ter sido lançado em 92 – o premiado álbum “Slanted and Enchanted” – a banda já existia há pelo menos três anos.
Os californianos começaram influenciados por Velvet Underground, The Fall, The Pixies, R.E.M. e Sonic Youth, só para citar alguns exemplos. “Terror Twilight”, o quinto álbum do Pavement, é o primeiro gravado em um estúdio de 24 canais, e é considerado por Malkmus como um de seus melhores lançamentos, só comparado a “Slanted…”. A produção é de Nigel Godrich, famoso por seus trabalhos com Radiohead (“OK Computer”) e Beck (“Mutations”).
Segundo Malkmus, a inspiração desse mais recente trabalho foi basicamente o rock clássico de Bob Dylan e Creedence Clearwater Revival, mas confessa ter sido influenciado pelo folk britânico dos anos setenta produzido pelo grupo Steeleye Span.
Para justificar toda essa nostalgia, Malkmus diz que atualmente as bandas ficam resgatando a new wave e os new romantics, mas no caso do Pavement eles nunca foram influenciados por Blondie ou Devo. Na verdade, eles estão mais para músicos que ouvem Stones e Led Zeppelin.
Alguns críticos norte-americanos foram até mais fundo nas comparações. O jornal Village Voice citou que “Terror Twilight” tem melodias vocais que lembram Ringo Starr e o suíngue do grupo Groundhogs e alguns nomes clássicos dos anos 70 como Don McLean e James Gang. Nesse compêndio de influências chegaram até a comparar “Terror Twilight” a obras clássicas como “Loaded”, de David Bowie e “Abbey Road”, dos Beatles.
A comparação com “Abbey Road” se justifica pela bizarra pop song “Spit on a Stranger”, assim como outra comparação setentista cabe para a faixa épica “The Hexx”, puramente influenciada por Black Sabbath.
De longe o mais sólido e coerente álbum do Pavement até o momento, “Terror Twilight” contém os elementos clássicos do Pavement, a contry music, as raízes folk-rock e letras repletas de bom-humor e sarcasmo.
Um dado interessante sobre a produção de “Terror Twilight” por Niger Godrich é a preservação da essência da banda, não mexendo em seu estilo e dando mais clareza às guitarras.
A revista Details cita Stephen Malkmus como um dos mais expressivos vocalistas do rock nos anos 90. Isso se confirma também em relação ao Pavement, que atualmente é aclamado por toda crítica como a melhor banda da década.
A edição nacional de “Terror Twilight”, lançada pela Trama, traz três faixas bônus: “Roll with the Wind”, “Harness Your Hopes” e “The Porpoise and the Hand Grenade”.

DISCOGRAFIA
“Slanted and Enchanted” (Matador/92)
“Westing (by Musket and Sextant)” (Drag City/93)
“Crooked Rain, Crooked Rain” (Matador/94)
“Wowee Zowee” (Matador/95)
“Brighten The Corners” (Matador/97)
“Terror Twilight” (Matador/Trama/99)