Novidade na sala de shape

0

#Em entrevista publicada no site de Santos Uhul!!! ( www.uhul.com.br ), gentilmente cedida para a galera que acessa o Waves, o shaper Beto Loureiro, da marca RipWave, também da baixada, apresenta sua nova criação, um protótipo de prancha para ondas pequenas que promete alcançar novos patamares em termos de velocidade e manobras futurísticas.

A busca pelo melhor desempenho dos equipamentos ocorre em todas os esportes. Na Fórmula 1, por exemplo, as equipes fazem vários experimentos nas suas máquinas para os pilotos testarem e analisarem. Após a resposta, são corrigidos os possíveis problemas e acertados os detalhes com o objetivo de chegar a um modelo ideal.

#No surf não é diferente. Por isso, Beto vem, já há algum tempo, planejando uma prancha experimental para ondas pequenas. “Projetei esta prancha pensando no surf moderno com manobras radicais, como floaters e aéreos”, afirma o shaper.
Ela é pequena, mais leve e mais rápida, afinal foi projetada para ondas menores. Para testar a prancha, ele convocou os atletas da patrocinados pela RipWave, como Giovanni Ferrante e Rodrigo Tavares.

Beto conta que foram feitos vários ajustes em relação ao modelo convencional de uma shortboard. A começar pela diminuição do tamanho, pois o novo modelo é uma 5’5” – normalmente usada por grommets. Para compensar a perda, foi reduzida também a envergadura do bico. Outros detalhes foram acrescentados, como uma área maior no centro e na rabeta.

No fundo da prancha, foi colocado um double concave, que ganhou algumas áreas de pressão lateral e canaletas de saída d’água. As canaletas foram projetadas para dar maior propulsão nas manobras. As quilhas também são pequenas e de encaixe.

Após os testes, Beto continuará a aprimorar o protótipo, e os resultados dependerão da performance dos atletas com o novo modelo. “Cada surfista tem características diferentes (peso, tamanho) e estilos de surfar distintos. Por isso, para alguns irá funcionar, para outros não”, conclui Loureiro.

Além da produção de pranchas, o shaper deve estar sempre preocupado em obter a melhor performance, e a criação de novos modelos é uma boa forma de manter essa busca. A evolução de um esporte também depende da capacidade de criar e fazer experimentos nos equipamentos utilizados.

#Medidas do protótipo da RipWave

Tamanho = 5’5”
Largura = 18″ 3/8″
Flutuação = 2″ 3/16″ – surfistas de 60 a 65kg
Rabeta = round squash (larga)
Fundo = Do meio para baixo foi colocado um concave, seguido de um double concave, com duas canaletas para saída de água.