ISA Games

Imigrante das ondas

0

 

O carioca Italo Salgado, 55 anos, foi o primeiro brasileiro a chegar à praia de Santa Catalina, Panamá. Ele visitou pela primeira vez o pico por volta de 1979, depois de viajar toda a costa da América Central e boa parte dos Estados Unidos. 

 

Clique aqui para ler a reportagem de Diego Salgado

 

Arquiteto e free surfer, Italo trabalhou durante muitos anos na Zona Franca de Colón, costa atlântica de Panamá. Ele também foi o primeiro brazuca a surfar nas ondas de Pavones, Costa Rica.

 

“Nas primeiras viagens para Santa Catalina tinha que pedir autorização para surfar”, conta o carioca. 

 

Em 1991, Italo decidiu mudar de vez para Santa Catalina. Ele trouxe a mulher e seus três filhos homens – Diego, Keone e Gabriel.

 

Na mesma época, ajudou criar a Associação Panamenha de Surf. Foi secretário geral durante três anos e desligou-se em meados de 1994.

 

Naquele mesmo ano, a equipe do Panamá disputou pela primeira vez uma competição internacional – um circuito da ISA no Rio de Janeiro (RJ).  

 

“Criamos a Associação para desenvolver o surf no Panamá. Não queria saber de dinheiro. Quando começou a mudar o pensamento da direção eu sai fora”, explica o free surfer.

 

Italo também falou sobre o atual momento do surf panamenho. Segundo ele, o esporte está “desmembrado”.

 

“Pela primeira vez, em mais de 17 anos, não tivemos circuito nacional. Ajudei a desenvolver esta competição e fico triste por ver a má admistração”, comenta. 

 

O carioca também atua como juiz do ISA. Ele recebeu convite para trabalhar no evento que acontece na praia de Santa Catalina, mas recusou. 

 

Hoje, Italo concentra sua atenção nas obras de ampliação da pousada Surfers Paradise. O lugar fica cravado na costa, lado esquerdo da praia de Santa Catalina. 

 

Para obter mais informações sobre a Surfers Paradise, acesse a página no Facebook